Grêmio: Renato elogia Grando em classificação e volta a pedir reforços
Treinador cita saídas recentes do elenco e cobra chegada de novos nomes
O técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva após a classificação do Grêmio, diante do Bahia, para as semifinais da Copa do Brasil. O treinador gremista destacou o goleiro Gabriel Grando, herói nas penalidades, voltou a pressionar a diretoria por reforços, citando Luan e Michael e confirmou que Suárez não viaja.
Renato também reconheceu que a atuação da equipe deixou a desejar na primeira etapa da partida e destacou que fez cobranças no vestiário durante o intervalo para que alguns jogadores voltassem mais atentos para o segundo tempo. O treinador ainda salientou as dificuldades impostas pelo adversário.
“Aconteceu é que não existe favoritismo em quartas de final de Copa do Brasil. Não teríamos jogo fácil. Foi pegado. Tivemos oportunidade de sair na frente, mas perdemos um pênalti. Eles fizeram gol e ganharam tranquilidade. Colocamos o time de forma mais ofensiva e conseguimos o empate”.
“Gostei do time, nem tanto no primeiro tempo que demos espaços na marcação, mas melhoramos no segundo tempo e tivemos oportunidades de sair com a vitória ainda no tempo normal. Foi sofrido, mas sofrido é bom”.
O cansaço da equipe, pelo acúmulo de jogos recentes, também foi justificativa de Renato para o desempenho abaixo das últimas partidas.
“Tivemos um jogo muito corrido contra o Botafogo e eles jogaram um dia antes. Isso faz diferença. Além do campo hoje que estava muito pesado. O mais importante é a classificação. Não tem jogo fácil. Fomos felizes nos pênaltis. Chapecó foi bem pegando dois pênaltis. Copa do Brasil sempre é jogo de 180 minutos. Sempre difícil”.
Elogios ao goleiro Gabriel Grando
Renato promoveu e deu sequência para Gabriel Grando no time titular, mesmo com a desconfiança de parte considerável da torcida que pedia o retorno de Adriel ao time. O treinador fez questão de destacar a atuação heroica do goleiro.
“O Grêmio está muito bem servido de goleiros. Tenho confiança em todos eles. Falei para o Grando que hoje ele nos deu a classificação. Falei pra ele que hoje ele nos daria a consagração, que ele defenderia, passei confiança, mas o mérito é dele e do Mauri [preparador de goleiros] que treinam muito no dia a dia. Ele precisava”.
Copero, peleador, Imortal. ISSO É GRÊMIO. Um sentimento sem explicação.
É de arrepiar. Imagens exclusivas da @gremiotv. #GRExBAH #CopaDoBrasil2023 ?? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ pic.twitter.com/1styuIbL2o
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 13, 2023
Suárez não irá a Barcelona
O técnico gremista confirmou a informação divulgada pela imprensa uruguaia de que Suárez desistiu de viajar a Barcelona para realizar tratamento com seu médico particular, Ramón Cugat. Apesar da liberação do Grêmio, o jogador permanecerá em Porto Alegre durante o período de 11 dias sem jogos.
“Ele é um caso à parte. Não dá pra cravar que ele vai treinar ou jogar. Ele não vai mais viajar, eu disse pra ele que podia ir na parada. Deixamos ele bem à vontade, mas ele preferiu não viajar”.
Renato volta a pressionar a diretoria por reforços
Renato chamou atenção para as saídas de jogadores. Vina fez sua despedida e antes já haviam saído Diego Souza, Lucas Silva e Diogo Barbosa. O treinador pediu reposições.
“Já perdemos três ou quatro jogadores e agora é a hora de repor, colocar jogadores no grupo. A janela está aberta. Temos garotos, eu gosto deles, tenho lapidado, mas temos que cuidar pra não queimar. Precisamos de reforços, pois nosso grupo está ficando com pouca gente.
CLASSIFICADOS! O Grêmio está em mais uma semifinal de @CopaDoBrasilCBF ! O Clube mais COPERO! #GRExBAH #CopaDoBrasil2023 ?? ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
? Lucas Uebel / Grêmio FBPA pic.twitter.com/zuIZL19J7K
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 13, 2023
Indefinição sobre possível retorno de Luan
O Grêmio aguarda a definição de saída de Luan do Corinthians. As partes conversam, mas a questão financeira está emperrando uma conclusão. Renato novamente se mostrou favorável a contratação do atleta, mas destacou que não decidirá sozinho.
“Ele [Luan] me ligou, conversamos, mas ainda preciso conversar com o Guerra e com a direção. Eu não mando no clube. Estávamos envolvidos em competições. Agora vamos conversar. Não decido sozinho. Vamos conversar, todos vão opinar e vamos decidir.
Michael segue na pauta, porém, mais distante
Michael ainda pertence ao Al-Hillal, da Arábia Saudita, que pede um valor elevado para vender o jogador, cerca de 6,5 milhões de euros. Um empréstimo não é aceito pelo clube saudita. Renato comentou a situação.
“Ele disse que queria voltar a trabalhar comigo. A gente também quer contar com ele. Se o Rigo quer ajudar, está ótimo, mas temos que ver com a direção. Muitas vezes o clube pede fortuna e não quer emprestar. Queremos o jogador, mas estamos de olho em outros jogadores também. O Guerra está certo, ninguém vai fazer loucuras”.
“É difícil encontrar jogadores com essas características, que sejam bons e não sejam caros. Apostar é complicado. Mas estamos conversando com a janela aberta.