Grêmio faz jogo pobre e estreia na Copa do Brasil com empate sem gols com o Operário
Pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, Operário e Grêmio apresentaram pouca inspiração e empataram sem gols em Ponta Grossa/PR
O início da caminhada do Grêmio em busca do hexacampeonato da Copa do Brasil foi pouco animador. Em jogo pobre tecnicamente, o Tricolor Gaúcho não saiu do empate em 0 a 0 com o Operário, na noite desta terça-feira (30), no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa/PR.
Menos mal, para o Tricolor Gaúcho, que a decisão da vaga para as oitavas de final, a qual está totalmente aberta, será em sua casa. A partida de volta entre as duas equipes será no dia 22 de maio, quarta-feira, às 19h30min, na Arena do Grêmio.
Grêmio inicia com time misto
Apesar do caráter eliminatório do jogo, o Grêmio começou com time misto devido à sequência intensa de jogos. As novidades ficaram principalmente na defesa, com Caíque no gol, Gustavo Martins e Natã na zaga e Zé Guilherme na lateral esquerda. Nas pontas, Galdino e Gustavo Nunes iniciaram. A escalação tricolor, no 4-2-3-1, teve Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Natã e Zé Guilherme; Villasanti e Pepê; Galdino, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.
📋 ESCALAÇÃO DO IMORTAL!
[#PraCegoVer] [#PraTodosVerem]
97 Caíque
18 João Pedro
53 G. Martins
36 Natã
46 J. Guilherme
20 Villasanti (Capitão)
23 Pepê
10 Cristaldo
13 Galdino
39 Gustavo Nunes
19 Diego CostaRESERVAS
01 Marche, 05 R. Ely, 51 Wesley, 35 Ronald, 08 Carballo, 37 Du… pic.twitter.com/zO7uv6YxqZ— Grêmio FBPA (@Gremio) April 30, 2024
Já o Operário, conforme prometido pelo técnico Rafael Guanaes, iniciou com algumas mudanças devido ao desgaste oriundo da vitória por 2 a 0 sobre o Ituano, na última sexta-feira (26), pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em relação àquela partida, Joseph, Hipólito e Índio começaram no banco de reservas. Também no 4-2-3-1, o Fantasma foi escalado com Rafael Santos; Pacheco, Alemão, Willian Machado e Pará; Rodrigo Lindoso e Vinicius Diniz; Dudu Scheit, Felipe Augusto e Marcelo Cirino; Ronaldo.
📋👻 Fantasma escalado
Em uma hora a bola rola no Germano Krüger, vamos #VestirOMantoAlvinegro com raça e determinação para este confronto 🔥#MaiorDoInterior
✍️ @enzobinotto OFEC pic.twitter.com/4FsF3mcY9N
— Operário Ferroviário (@OFECoficial) April 30, 2024
Galdino é quem mais tenta no Grêmio no primeiro tempo
O Grêmio teve dificuldade para ficar com a bola e articular jogadas durante quase todo jogo. Tanto é que primeira chance tricolor veio em cobrança de escanteio, aos cinco minutos, em cabeceada de Gustavo Martins. Essa foi uma das poucas ações do zagueiro no confronto, já que ele sentiu problema muscular, aos 20, e precisou ser substituído por Rodrigo Ely
As principais iniciativas do Grêmio na primeira etapa vieram de Galdino. O camisa 13 descolou bons passes, teve vitórias pessoais, cavou faltas e concluiu a gol. Exemplo disso foi aos 22, quando entortou a marcação de Pacheco, no lado esquerdo da grande área, e, mesmo sem ângulo, chutou forte para defesa de Rafael Santos.
Apagado até então, Cristaldo levou puxão de orelha de Renato e apareceu duas vezes para finalizar na reta final da primeira etapa. Na primeira delas, aos 40, recebeu ótimo passe em profundidade de Galdino, e concluiu de carrinho em dividida com Rafael Santos.
Aos 44, Diego Costa, que parece ter precisado receber cartão amarelo por reclamação para também entrar no jogo, arrancou e abriu na direita da grande área para Cristaldo. De frente para o gol, na principal chance gremista no jogo, o camisa 10 chutou na rede pelo lado de fora.
Por sua vez, o Operário, mesmo com mais posse de bola (58% a 42%), pouco trabalho deu para Caíque na primeira etapa. A maioria das tentativas, várias delas de longe, foram para fora.
Mesmo com as trocas, times seguem pouco inspirados no segundo tempo
Seja por motivos físicos, ou técnicos, Guanaes e Renato promoveram trocas na volta do intervalo. No Operário, entraram Lucas Hipólito, Maxwell e Cássio Gabriel nos lugares de Pará, Dudu Scheit e Felipe Augusto. No Grêmio, ingressaram Edenílson e Dodi nas vagas de João Pedro e Pepê. No entanto, as substituições não mudaram o esquema tático das equipes.
Atuando como meia centralizado, Cássio teve a primeira grande chance do segundo tempo. O camisa 10 recebeu lançamento em profundidade dentro da grande área, mas, de frente para o gol, finalizou torto. Aos 18, ele apareceu pela direita e cruzou no segunda pau. Maxwell, em posição duvidosa, cabeceou na trave. A arbitragem assinalou impedimento.
Com o Grêmio acuado, Renato sacou Cristaldo, que ficou indignado com a saída, para a entrada de Nathan Fernandes. Com isso, Galdino passou a atuar centralizado. O Tricolor Gaúcho melhorou um pouco nos minutos seguintes à substituição. Aos 24, o camisa 13 teve oportunidade de finalizar, sem muito ângulo, do lado esquerdo da pequena área. Com o pé, Rafael Santos fez a defesa. Um minuto depois, Nathan Fernandes chutou cruzado, a bola desviou na defesa e explodiu no goleiro do Operário.
Mas foi só um sopro. O Grêmio optou por seguir marcando em bloco médio-baixo, dando a entender que estava satisfeito com o resultado. Porém, mesmo com o domínio da posse de bola, o Operário só conseguiu mais uma chegada na área gremista. Aos 44, Cássio Gabriel cruzou rasteiro da direita, mas Ronaldo, dentro da pequena área, foi travado.