Copa do Brasil

Grêmio perde tempo para contratar e desaprova mudança da Copa do Brasil

A primeira partida entre Grêmio e Flamengo, que tinha data prevista para o dia 9 de agosto, será antecipada para o dia 26 deste mês

O Grêmio não joga há cinco dias e só voltará a campo no dia 22 deste mês. Até lá, o Tricolor trabalha para acertar uma série de situações visando principalmente aos confrontos com o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil. O jogo de ida contra os cariocas foi antecipado pela CBF e isso desagrada o clube.

+ LEIA MAIS: Mauricio Noriega: em alta, Grêmio e Flamengo farão semifinal eletrizante

A primeira partida entre Grêmio e Flamengo, que tinha data prevista para o dia 9 de agosto, foi antecipada para o dia 26 deste mês. A direção gremista vê prejuízo na mudança motivada, segundo a CBF, pela “criação, por parte da Conmebol, de uma nova fase da Sul-Americana, que gerou uma sobreposição de datas”.

Com a janela de transferências aberta até o dia 2 de agosto, o Grêmio trabalha para reforçar o elenco, mas não deve ter novos jogadores para a data do primeiro compromisso. Isso gerou descontentamento no clube. Luan, mais um jogador de velocidade para o ataque e um reserva imediato para Suárez devem chegar à Arena.

O Grêmio aproveita o período sem jogos para alinhar uma série de questões na preparação para a retomada. Além de buscar contratações, estão entre as prioridades descanso do elenco, tratamento no joelho direito de Suárez, aprimoramento físico de Ferreira, recuperação de lesionados e adaptação de Iturbe.

Elenco gremista trabalha durante período sem partidas (Foto: Iconsport)

Descanso do elenco

Envolvido em duas competições, o Grêmio não adotou até o momento uma prioridade. Atuando com titulares nos dois enfrentamentos, o time titular gremista foi escalado com sequência no acúmulo recente de jogos.

Descansar para evitar lesões e potencializar o nível técnico dos atletas é um dos objetivos principais do Grêmio para encarar os desafios em Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil a partir do próximo dia 22.

Antes do período sem jogos, o Tricolor entrou em campo com praticamente a mesma equipe quatro vezes em um período de apenas 12 dias.

Recuperação de Suárez

O atacante uruguaio, mesmo liberado pelo Grêmio, optou por não mais viajar para a Espanha para realizar tratamento com o seu médico particular. Suárez seguirá fazendo trabalho de recuperação com a fisioterapia do Tricolor para diminuir a intensidade das dores no joelho direito.

Nas últimas partidas, o atleta começou a mancar já antes da bola rolar, no trabalho de aquecimento, e apresentava dores durante todo o jogo, deixando o campo com dificuldades até para caminhar normalmente.

Apesar da situação, ficou fora apenas contra o Bahia, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, por não suportar as dores. Segundo o técnico Renato Portaluppi, o próprio jogador sempre será o responsável por definir seu aproveitamento.

Suárez busca diminuir a intensidade das dores no joelho direito (Foto: Iconsport)

Aprimoramento de Ferreira

O atacante está recuperado de lesão, mas ainda não está 100% à disposição da comissão técnica gremista. Por causa do longo período de recuperação de mais de uma lesão muscular sofrida nas últimas temporadas, o aproveitamento do atleta tem sido tratado com cautela por Renato.

O treinador pretende fortalecer fisicamente Ferreira, dando aos poucos ritmo de jogo ao atleta. O objetivo é evitar o esforço máximo, pois há receio de uma nova lesão muscular.

Desta forma, Ferreira é tratado de forma especial no dia a dia e segue planejamento durante as partidas. A ideia é que o atacante entre nas partidas, neste primeiro momento, apenas no segundo tempo dos jogos, assim enfrentando os adversários já desgastados fisicamente.

Renato deve, quando tiver Ferreira ou outro jogador da função em condições ideias, retomar o esquema anterior e que é de sua preferência. O treinador deve desfazer a ideia de atuar com três zagueiros, colocando mais um atacante na equipe.

+ LEIA MAISGrêmio analisa propostas e fica perto de acertar venda do goleiro Adriel

Retorno de lesionados

O Grêmio tem Geromel, Fábio, Pepê e Jhonata Robert ainda entregues ao departamento médico, mas em estágios distintos de recuperação. Todos já dão passos para retornar. Geromel e Jhonata Robert, embora já trabalhem em campo há algumas semanas, são tratados com maior cautela pela gravidade das respectivas lesões que sofreram.

Fábio é o mais próximo de retornar. Recuperando a quarta lesão na temporada, o lateral já faz trabalhos físicos com os outros jogadores do plantel e iniciou os primeiros movimentos com bola.

Pepê, recuperando a segunda lesão muscular sofrida na temporada, a última de grau 2, já corre no gramado, ainda sendo observado pela fisioterapia, realizando o processo de transição física. Deve ter condições de atuar somente na partida de volta contra o Flamengo.

Pepê iniciou o processo de transição física para retornar aos jogos (Foto: Iconsport)

Adaptação de Iturbe

O novo reforço do clube tem conversado com Renato para definir a melhor maneira de atuação. Na entrevista coletiva de apresentação, o jogador paraguaio garantiu ainda ter velocidade e explosão mesmo com 30 anos.

Renato não adota pressa no processo de adaptação do jogador, mas vê o novo atacante do clube como mais uma opção para a função de beirada do ataque e com as características que o próprio treinador solicitou.

Iturbe se junta a Ferreira e os jovens Zinho e Nathan Fernandes como opções de atacante para a extrema do ataque. Ainda mais um jogador da função, firmado, deve chegar nesta janela de transferências.

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo