Copa do Brasil

Flamengo volta a sofrer, mas garante oitavas da Copa do Brasil ao vencer o Amazonas

Assim como no primeiro jogo, Pedro marcou o gol do Flamengo e confirmou a classificação sofrida na Copa do Brasil

O Flamengo repetiu o placar do jogo de ida, venceu o Amazonas por 1 a 0 em Manaus e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Pedro marcou o gol rubro-negro, assim como no Maracanã, mas em momento de tensão para a equipe de Tite. Faltou um pouco de inspiração para o time na Arena da Amazônia.

Ainda que tenha confirmado a classificação, o Rubro-Negro voltou a ter dificuldades contra um time de linha baixa na defesa e irritou sua torcida em boa parte do jogo. As críticas fazem sentido, e Tite foi fundamental para deixar o Flamengo confortável.

O que aconteceu de melhor no jogo?

  • O primeiro tempo foi bastante sonolento, de poucas chances;
  • De La Cruz acertou o travessão, enquanto Pedro reclamou de pênalti, mas a decisão do árbitro foi acertada, segundo a opinião de PC Oliveira, da TV Globo;
  • Adilson Batista mexeu bem no intervalo, e o Amazonas esteve perto do gol;
  • O time de Manaus, inclusive, teve partida bem interessante e coesa;
  • No fim, a experiência de Tite falou mais alto, fazendo as substituições certas para recolocar o Flamengo em jogo que beirava o drama;
  • Pedro marcou após chute de Igor Jesus e deu números finais ao jogo.
O Flamengo teve dificuldades, mas venceu o Amazonas (Foto: Antonio Pereira/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Primeiro tempo sonolento em Manaus

Dificuldades que voltaram a se repetir. Se o Flamengo criou pouco diante do Amazonas no Rio de Janeiro, a linha baixa da equipe de Adilson Batista voltou a trazer dificuldades para o Rubro-Negro. Com um Arrascaeta apagado e Gerson preso demais às funções defensivas pelo lado direito, o time de Tite teve uma transição muito lenta e pegou os mandantes poucas vezes em situação de desorganização.

A maioria das boas chegadas não veio com a bola no chão. Ayrton Lucas parou em Marcão, Pedro reclamou de um pênalti em nova jogada com o goleiro, e De La Cruz acertou o travessão em grande chute de fora da área. No mais, muitos erros por parte de um Flamengo que não foi nem um pouco parecido com o das últimas partidas disputadas.

O Amazonas fez o seu jogo e também teve chances para abrir o placar no primeiro tempo. Sassá estava bastante ativo, e Matheus Serafim deu muito trabalho para Varela na ala direita defensiva. Matheus Cunha foi bem quando exigido.

Segundo tempo é nervoso, mas Pedro tranquiliza

Pensando na necessidade de um gol, Adilson Batista fez mudanças no intervalo que levaram o Amazonas a assustar com muita frequência. A transição defensiva ruim do Flamengo facilitava o trabalho dos atacantes dos mandantes. Foram pelo menos duas jogadas em que a bola passou na cara do gol, mas ninguém do time de Manaus. Foi aí que brilhou a estrela de Tite.

O treinador do Flamengo até demorou um pouco para mexer, mas foi preciso nas alterações. Protagonizou um cala a boca grande para os rubro-negros presentes no estádio, que o xingaram ao verem que De La Cruz deixara o gramado. Luiz Araújo, o substituto, mudou totalmente o panorama do Rubro-Negro no ataque, enquanto Viña e Igor Jesus deram mais sustentação na defesa.

Com esse crescimento ofensivo, o Flamengo chegou ao gol da tranquilidade com Pedro, desviando finalização de longe do volante formado nas categorias de base. A reta final da partida ainda viu um Rubro-Negro dominante, que poderia ter feito mais, mas optou pela tranquilidade. Classificação nas mãos.

Protestos contra Gabigol

Ovacionado na chegada ao hotel em Manaus, Gabriel Barbosa teve um tratamento bem diferente na Arena da Amazônia. Foi hostilizado na subida para o aquecimento, e os rubro-negros prepararam faixas contra o atacante, que diziam o seguinte: “Gabi Judas” e “Não somos fãs de canalhas”.

O nome do jogo: Tite

É a primeira vez que o treinador consegue tal honraria aqui na Trivela. Mandou força máxima e soube mexer quando necessário, tendo estrela para mandar a campo Luiz Araújo, Viña e Igor Jesus. Todos entraram bem, e o volante participou diretamente do gol de Pedro, que deu números finais ao jogo.

Tite foi importante demais para o Flamengo contra o Amazonas (Foto: Antonio Pereira/AGIF (Photo by Antonio Pereira/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

E agora, Flamengo?

O próximo compromisso do Flamengo é pela Libertadores, já que o Campeonato Brasileiro ficará paralisado por duas rodadas. Dessa forma, o Rubro-Negro só a volta a campo na terça-feira (22), a partir das 21h (de Brasília), para enfrentar o Millonarios. A situação do Grupo E foi mais complicada para a equipe, que depende apenas de uma vitória simples para confirmar a vaga nas oitavas.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo