Flamengo volta a sofrer, mas garante oitavas da Copa do Brasil ao vencer o Amazonas
Assim como no primeiro jogo, Pedro marcou o gol do Flamengo e confirmou a classificação sofrida na Copa do Brasil

O Flamengo repetiu o placar do jogo de ida, venceu o Amazonas por 1 a 0 em Manaus e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Pedro marcou o gol rubro-negro, assim como no Maracanã, mas em momento de tensão para a equipe de Tite. Faltou um pouco de inspiração para o time na Arena da Amazônia.
Ainda que tenha confirmado a classificação, o Rubro-Negro voltou a ter dificuldades contra um time de linha baixa na defesa e irritou sua torcida em boa parte do jogo. As críticas fazem sentido, e Tite foi fundamental para deixar o Flamengo confortável.
O que aconteceu de melhor no jogo?
- O primeiro tempo foi bastante sonolento, de poucas chances;
- De La Cruz acertou o travessão, enquanto Pedro reclamou de pênalti, mas a decisão do árbitro foi acertada, segundo a opinião de PC Oliveira, da TV Globo;
- Adilson Batista mexeu bem no intervalo, e o Amazonas esteve perto do gol;
- O time de Manaus, inclusive, teve partida bem interessante e coesa;
- No fim, a experiência de Tite falou mais alto, fazendo as substituições certas para recolocar o Flamengo em jogo que beirava o drama;
- Pedro marcou após chute de Igor Jesus e deu números finais ao jogo.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Primeiro tempo sonolento em Manaus
Dificuldades que voltaram a se repetir. Se o Flamengo criou pouco diante do Amazonas no Rio de Janeiro, a linha baixa da equipe de Adilson Batista voltou a trazer dificuldades para o Rubro-Negro. Com um Arrascaeta apagado e Gerson preso demais às funções defensivas pelo lado direito, o time de Tite teve uma transição muito lenta e pegou os mandantes poucas vezes em situação de desorganização.
A maioria das boas chegadas não veio com a bola no chão. Ayrton Lucas parou em Marcão, Pedro reclamou de um pênalti em nova jogada com o goleiro, e De La Cruz acertou o travessão em grande chute de fora da área. No mais, muitos erros por parte de um Flamengo que não foi nem um pouco parecido com o das últimas partidas disputadas.
O Amazonas fez o seu jogo e também teve chances para abrir o placar no primeiro tempo. Sassá estava bastante ativo, e Matheus Serafim deu muito trabalho para Varela na ala direita defensiva. Matheus Cunha foi bem quando exigido.
Segundo tempo é nervoso, mas Pedro tranquiliza
Pensando na necessidade de um gol, Adilson Batista fez mudanças no intervalo que levaram o Amazonas a assustar com muita frequência. A transição defensiva ruim do Flamengo facilitava o trabalho dos atacantes dos mandantes. Foram pelo menos duas jogadas em que a bola passou na cara do gol, mas ninguém do time de Manaus. Foi aí que brilhou a estrela de Tite.
O treinador do Flamengo até demorou um pouco para mexer, mas foi preciso nas alterações. Protagonizou um cala a boca grande para os rubro-negros presentes no estádio, que o xingaram ao verem que De La Cruz deixara o gramado. Luiz Araújo, o substituto, mudou totalmente o panorama do Rubro-Negro no ataque, enquanto Viña e Igor Jesus deram mais sustentação na defesa.
Com esse crescimento ofensivo, o Flamengo chegou ao gol da tranquilidade com Pedro, desviando finalização de longe do volante formado nas categorias de base. A reta final da partida ainda viu um Rubro-Negro dominante, que poderia ter feito mais, mas optou pela tranquilidade. Classificação nas mãos.
Amazonas 0x1 Flamengo
⚽️ Pedro
? Copa do Brasil | 3ª fase (ida: 0x1)
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) May 23, 2024
Protestos contra Gabigol
Ovacionado na chegada ao hotel em Manaus, Gabriel Barbosa teve um tratamento bem diferente na Arena da Amazônia. Foi hostilizado na subida para o aquecimento, e os rubro-negros prepararam faixas contra o atacante, que diziam o seguinte: “Gabi Judas” e “Não somos fãs de canalhas”.
Torcida do Flamengo a caminho da Arena da Amazônia, para o jogo contra o Amazonas, pela Copa do Brasil.
Carregando uma faixa de protesto contra Gabigol e a diretoria rubro-negra.
?️: @simpraisa pic.twitter.com/Mz627j04yC
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 22, 2024
O nome do jogo: Tite
É a primeira vez que o treinador consegue tal honraria aqui na Trivela. Mandou força máxima e soube mexer quando necessário, tendo estrela para mandar a campo Luiz Araújo, Viña e Igor Jesus. Todos entraram bem, e o volante participou diretamente do gol de Pedro, que deu números finais ao jogo.

E agora, Flamengo?
O próximo compromisso do Flamengo é pela Libertadores, já que o Campeonato Brasileiro ficará paralisado por duas rodadas. Dessa forma, o Rubro-Negro só a volta a campo na terça-feira (22), a partir das 21h (de Brasília), para enfrentar o Millonarios. A situação do Grupo E foi mais complicada para a equipe, que depende apenas de uma vitória simples para confirmar a vaga nas oitavas.