Copa do Brasil

Flamengo consegue a proeza de ser vaiado ao vencer o Amazonas pela Copa do Brasil

Tite e companhia não escapam das vaias após atuação tenebrosa do Flamengo, que terminou com vitória sobre o Amazonas

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (01), em jogo válido pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Pedro marcou o gol rubro-negro, ainda no primeiro tempo, em bela combinação entre Matias Viña e Bruno Henrique. Foi o único lampejo de criatividade, inspiração e fibra da equipe de Tite ao longo dos 90 minutos.

Mais uma atuação em que o Flamengo domina, mas não consegue ser incisivo. Toca, busca o espaço, mas não tem confiança para tentar o que é diferente. O Rubro-Negro, definitivamente, vive seu pior momento na temporada. 

O que aconteceu de melhor no jogo?

  • O Flamengo dominou o jogo, mas não conseguiu criar grandes chances
  • Só Viña e Bruno Henrique fizeram grande jogada, completada por Pedro
  • Gabigol voltou aos gramados e foi ovacionado pela torcida
  • A torcida até apoiou, mas perdeu a paciência no segundo tempo
  • O time deixou o campo vaiado tanto no intervalo quanto no apito final

O gol e só, em primeiro tempo morno

A sina do Flamengo de muito controle e pouca objetividade continuou nesta etapa inicial diante do Amazonas. A equipe de Tite teve mais de 70% de posse de bola, mas finalizou pouco, apenas sete, sendo três na direção do gol, e criou uma grande chance. Quando acelerou, conseguiu vazar a meta defendida pelo adversário em grande estilo.

A jogada do gol funciona como uma luz no fim do túnel para esse marasmo do Flamengo. Viña, um dos melhores do time no primeiro tempo, ao lado de Lorran e De La Cruz, tabelou bonito com Bruno Henrique e cruzou na cabeça de Pedro, que só teve o trabalho de concluir.

O tento, contudo, não foi o suficiente para salvar mais uma atuação apática do Flamengo, pelo menos nos primeiros 45 minutos. O time deixou o campo vaiado por boa parte de sua torcida no Maracanã, que, com toda a razão, esperava mais da performance diante de um rival de menor expressão, como é o caso do Amazonas. Tite precisava mexer para a etapa complementar.

Que horror, Flamengo

Se a atuação já não tinha sido boa na primeira etapa, só um milagre pôde salvar o Flamengo na etapa complementar. A troca de passes, de um lado para o outro, ditava o ritmo de um jogo que o Rubro-Negro não parecia querer vencer, e o Amazonas, claro, também estava satisfeito com o 1 a 0. A sorte também não acompanha aqueles que são incompetentes.

Diante do panorama ruim, Tite até tentou promover mexidas e oxigenou o time com a entrada de alguns Garotos do Ninho, como Matheus Gonçalves e Wesley, mas, no processo, tirou De La Cruz e Lorran, que estavam bem no jogo. Fica cada vez mais difícil de defender esse time.

Nem volta de Gabigol pôde segurar as vaias

O jogo entre Flamengo e Amazonas ainda reservava a volta de Gabigol como atrativo. Mais de 40 mil torcedores apareceram para acompanhar no Maracanã em feriado nacional e celebraram bastante o retorno do camisa 10. Desde o aquecimento até o momento em que entrou, os rubro-negros deram muito carinho ao ídolo. A atuação, assim como a maior parte do time, contudo, foi discreta.

Nem mesmo o retorno do centroavante pôde impedir que o Flamengo deixasse o Maracanã vaiado pela sua torcida. Venceu, mas sem convencer por um segundo na partida. A simbiose com os torcedores precisará ser recuperada, e rápido.

Gabigol voltou aos gramados nesta quarta (24), depois de dois meses de suspensão (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF (Photo by Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

O nome do jogo: Viña

O uruguaio foi um dos poucos que se salvou no meio desse mar de atuações regulares do Flamengo. Mostrou velocidade e habilidade no lance do gol, que lhe rendeu uma assistência, além de apresentar um senso de urgência que outros titulares não tiveram. Fica o destaque para Matias Viña, que vai acumulando mais pontos com Tite nesta temporada.

Quais são os próximos passos do Flamengo em 2024?

Com a vitória, o Rubro-Negro pelo menos leva uma vantagem, ainda que mínima, para Manaus, onde decidirá a vaga nas oitavas de final. O próximo compromisso do Flamengo é pelo Campeonato Brasileiro, válido pela quinta rodada, quando Tite e companhia enfrentarão o Red Bull Bragantino. O jogo será disputado no sábado (04), a partir das 18h30 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo