Como ataque diferente pode fazer do Flamengo um time mais perigoso contra o Bahia
Rubro-Negro entra em campo primeiro em Salvador, sem a responsabilidade de construir um resultado de imediato
O Flamengo enfrenta o Bahia nesta quarta-feira (28), em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Ainda muito desfalcado, o recém-retornado Tite precisou quebrar a cabeça para montar o time com apenas dois dias de trabalho. O setor mais afetado, sem dúvida, foi o ataque.
Pedro, Gabigol e Everton Cebolinha estão fora por conta de lesões. Carlinhos já atuou pelo Nova Iguaçu nesta edição do mata-mata e também é desfalque, ou seja, o Rubro-Negro chega a Salvador sem um centroavante de origem. Por isso, a promessa é de um Flamengo mais defensivo, apostando na velocidade em contra-ataque.
Como vai funcionar o ataque do Flamengo
Diferente do que se viu diante do Red Bull Bragantino, o Flamengo não vai a campo no seu tradicional 4-3-3. É até possível que, em variações táticas, Gerson saia do meio-campo para compor o setor ofensivo, mas, ao longo dos treinamentos antes da viagem para Salvador, Tite testou o time com apenas dois atacantes: Luiz Araújo e Bruno Henrique.
O homem a mais no meio-campo será Léo Ortiz, que vem acumulando diversas atuações interessantes como primeiro volante, ainda que seja zagueiro de origem. O defensor será titular, assim como diante de Bolívar e Bragantino. A aposta é num setor com meias coesos, que trabalham bem a bola, a fim de cadenciar e acelerar no momento certo.
Últimos ajustes para a primeira partida das quartas da @CopaDoBrasilCBF! Daqui a pouco o Mengão segue viagem para Bahia. 🔴⚫️ #VamosFlamengo
📸: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/tYyTxxOrdY
— Flamengo (@Flamengo) August 27, 2024
Prós e contras
Ciente da iminente pressão do Bahia, que precisa fazer um resultado positivo se quiser chegar ao Maracanã com certa tranquilidade, Tite repete a estratégia de outras eliminatórias. Assim como contra Palmeiras e Bolívar, o Flamengo optará por esquema mais defensivo longe dos seus domínios. Precisa saber sofrer como nas outras eliminatórias.
Se conseguir ser sólido defensivamente, o Flamengo terá boas expectativas para o duelo. A equipe baiana, comandada por Ceni, gosta bastante da bola no pé e costuma utilizar Cauly e Everton Ribeiro, referências técnicas, para desequilibrar os duelos ao seu favor. Por isso um meio-campo mais povoado.
Quando sair demais, o Tricolor de Aço estará exposto no campo defensivo, e o Flamengo tentará se aproveitar da velocidade e poder de decisão da dupla Luiz Araújo e Bruno Henrique. Vale destacar que Tite terá Michael no banco, ou seja, contará com peça importante para o ataque, caso precise mudar ou até mesmo manter seu estilo de jogo.
O provável Flamengo
Com exceção do ataque, Tite manterá a base para o jogo contra o Bahia. A defesa é a mesma que levou o Flamengo a vitórias em outros momentos, assim como o meio-campo. A única exceção é Arrascaeta, que também está entregue ao departamento médico.
Dessa forma, essa deve ser a formação dos rubro-negros para enfrentar o Tricolor de Aço: Matheus Cunha, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Léo Ortiz, Gérson e De La Cruz; Luiz Araújo e Bruno Henrique.
Flamengo e Bahia se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Vale uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil, cuja chave também conta com Corinthians e Juventude.