Copa do Brasil

Relembre todas as estreias do Flamengo desde mudança crucial na Copa do Brasil

O retrospecto é bom, mas o Flamengo precisará esquecer da última estreia para começar a campanha na Copa do Brasil 2024 com o pé direito

O Flamengo iniciará sua caminhada na Copa do Brasil nesta quarta-feira (1), diante do Amazonas, pelo jogo de ida da terceira fase, às 21h30 (horário de Brasília). A partida será importante não apenas por dar o tom daquilo que o Rubro-Negro deve fazer no mata-mata nacional, mas para espantar um sinal de alerta que acendeu depois de duas derrotas consecutivas com Tite. Chegou a hora de começar a terceira e última competição importante do calendário.

Pensando no confronto, o Flamengo tem a seu favor o excelente retrospecto em estreias. A Trivela preparou um recorte dos primeiros jogos do clube na Copa do Brasil, a partir da implementação da mudança na regra de entrada das equipes, em 2013.

As mudanças na regra da Copa do Brasil

De 1989 até 2012, a Copa do Brasil funcionava da maneira com que se era vendida: a competição mais democrática do país. Uma em que os times de menor expressão tinham a oportunidade de batalhar por mais dinheiro de premiação e, quem sabe, como em nos casos de Santo André, Paulista de Jundiaí e Criciúma, levantar a taça.

O ano de 2013, contudo, deixou os times que participavam da Libertadores entrarem no torneio, a partir das oitavas de final, algo que deixou o título bem mais cobiçado entre os principais clubes do país. Oito anos depois, a Copa do Brasil mudou de novo, expandindo em tamanho e colocando os times oriundos da competição mais importante da América na terceira fase. O torneio é disputado assim até os dias atuais.

Taça da Copa do Brasil se tornou ainda mais desejada após aumento de valores da competição (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Retrospecto excelente

O Rubro-Negro disputou todas as edições da Copa do Brasil desde 2013 e acumula um excelente retrospecto em estreias. Claro que o poderio financeiro do clube ajudou no passado recente, mas nem sempre foi assim, especialmente no início do recorte. O Flamengo, inclusive, foi um dos últimos campeões que vieram desde a primeira fase.

Ao todo, o Flamengo venceu sete das 11 estreias anteriores, diante de Remo, Brasil de Pelotas, Ponte Preta, Corinthians, Athletico Paranaense, Coritiba e Altos-PI, respectivamente. O jogo contra o Amazonas, inclusive, revela uma nuance interessante sobre o mando de campo, já que o Rubro-Negro só iniciou uma campanha na Copa do Brasil no Maracanã uma vez, contra o Atlético Goianiense, quando empatou por 0 a 0.

O Flamengo ficou no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, na única estreia de Copa do Brasil disputada no Maracanã a partir de 2013 (Foto: Marcelo Theobald)

O aproveitamento citado, dessa forma, beira os 70%, mas isso não significa que o Flamengo não tenha sofrido algums derrotas no período.

Derrotas que não levaram à eliminação

É importante frisar, como o subtítulo sugere, que o Flamengo jamais foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil durante o recorte. Em 2016, por exemplo, o Rubro-Negro caiu na segunda fase, mas conseguiu passar pelo Confiança, de Aracaju, antes. Um dos três tropeços do clube em estreias na Copa do Brasil, inclusive, foi justamente diante da equipe sergipana, por 1 a 0, no Estádio Baptistão.

As outras duas aconteceram em 2014 e 2023. No primeiro ano citado, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Coritiba no Couto Pereira e conseguiu a virada no jogo de volta, repetindo o placar e vencendo nos pênaltis, para garantir a vaga nas quartas de final. Na edição passada, o Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 0 para o Maringá, em um dos vexames do clube naquela péssima temporada. Na volta, a equipe goleou por 8 a 2 e confirmou a classificação.

O Flamengo quer esquecer a última estreia para começar a Copa do Brasil 2024 com o pé direito (Foto: Divulgação/CRF)

Relembre todas as estreias do Flamengo na Copa do Brasil desde 2013

  • 2013 – Remo 0 x 1 Flamengo – Primeira fase (Estádio Mangueirão, em Belém)
  • 2014 – Coritiba 3 x 0 Flamengo – Oitavas de final (Estádio Couto Pereira, em Curitiba)
  • 2015 – Brasil de Pelotas 1 x 2 Flamengo – Primeira fase (Estádio Bento de Freitas, em Pelotas)
  • 2016 – Confiança 1 x 0 Flamengo – Primeira fase (Estádio Baptistão, em Aracaju)
  • 2017 – Flamengo 0 x 0 Atlético Goianiense – Oitavas de final (Maracanã, Rio de Janeiro)
  • 2018 – Ponte Preta 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas)
  • 2019 – Corinthians 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Arena Corinthians, em São Paulo)
  • 2020 – Athletico Paranaense 0 x 1 Flamengo – Oitavas de final (Arena da Baixada, em Curitiba)
  • 2021 – Coritiba 0 x 1 Flamengo – Terceira fase (Estádio Couto Pereira, em Curitiba)
  • 2022 – Altos-PI 1 x 2 Flamengo – Terceira fase (Estádio Albertão, em Teresina)
  • 2023 – Maringá 2 x 0 Flamengo – Terceira fase (Estádio Willie Davids, em Maringá)
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo