Dorival dá resposta irônica após vaga sobre Palmeiras: “É muita sorte”
Treinador sai em defesa de técnicos brasileiros e elogia postura do São Paulo
Dorival Júnior comemorou a vaga do São Paulo na semifinal da Copa do Brasil após a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras nesta quinta-feira (13), no Allianz Parque, com uma pitada de ironia. Atual campeão da competição pelo Flamengo, o técnico citou as conquistas que teve na carreira e brincou que a classificação só veio porque ele continua “dando sorte”.
O que Dorival disse na coletiva?
- Dedicou vitória a Pablo Maia
- Deu resposta irônica sobre o trabalho e a classificação
- Elogiou a postura “valente” da equipe
- Exaltou desempenho de Alisson e Caio Paulista
- Reclamou que gol anulado de Calleri foi legal
- Disse que time está em momento “importante”, mas manteve pés no chão
Dorival dá resposta irônica: “Continuo dando sorte”
Na entrevista coletiva após a partida, Dorival foi perguntado sobre o rótulo de ter “sorte” em seus trabalhos. O treinador respondeu com bom humor e uma boa dose de ironia.
“Eu continuo dando sorte. Prefiro resumir dessa maneira. Até porque todos os trabalhos que nós tivemos aí, tirando sete grandes equipes de zona de rebaixamento, chegando em 13 conquistas e cinco vice-campeonatos. É muita sorte. A gente vai continuar trabalhando nesse sentido. Competência é pouca. Por isso, chegamos às sete da manhã e saímos às sete da noite. Temos que trabalhar muito, porque nos falta o principal”, disse Dorival.
O técnico ainda fez um discurso para defender os treinadores brasileiros. De acordo com o técnico, muitas vezes os profissionais não têm os trabalhos reconhecidos, nem analisados em questões táticas. Apenas, limitados aos resultados, ou à “sorte”.
“Treinador brasileiro nunca tem trabalho, é sempre sorte, as coisas caem no colo da gente. Dificilmente as pessoas vão dizer que a equipe tem padrão. É sempre outra coisa. Minhas equipes procuram jogar futebol. Não conquisto resultados por conquistar. Sempre me preocupo com a qualidade. Me preocupo muito com isso. A grande maioria das minhas equipes jogam bola. São poucas as que não encontraram esse caminho”, ressalta.
O treinador também elogiou a entrega da equipe não só nesta quinta-feira, mas também no jogo de ida, com vitória por 1 a 0 no Morumbi. De acordo com Dorival, o Tricolor foi “valente” e não fugiu de sua característica mesmo com vantagem e atuando fora de casa.
“Nossa equipe foi valente, não viemos aqui para nos defendermos. Deixei claro para os jogadores. Desde o primeiro trabalho, eu disse que a gente não podia abrir mão das nossas características. Tínhamos que fazer eles sentirem a partida. Foi uma estratégia ousada”, disse o comandante.
Toda a naturalidade de Dorival Júnior após a classificação do São Paulo aqui no Allianz Parque.
Caminha tranquilo e cumprimenta um a um os adversários pic.twitter.com/3iI25SgwDS
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) July 14, 2023
Dorival diz que gol anulado de Calleri foi legal
O treinador ainda reclamou que o gol anulado de Calleri foi legal. O lance ocorreu após cobrança de falta de Wellington Rato: o argentino marcou de cabeça, mas Anderson Daronco assinalou falta de Diego Costa em Zé Rafael. O árbitro chegou a ir para a cabine do VAR para revisar a jogada, mas manteve a decisão.
“Eu falo sobre o gol. E foi gol. Era para ter sido dado o gol. Naquele momento, teríamos feito o 2 a 1. Nos deixaria mais tranquilo. Isso, eu falei para o Daronco e para a comissão que estava do meu lado. Para mim, foi gol lícito”, reclamou.
Treinador dedica vitória a Pablo Maia
Nesta quinta-feira, o São Paulo não contou com Pablo Maia em campo. Titular absoluto da equipe, o volante foi liberado pelo clube para acompanhar o sepultamento do pai, Roberto Fortunato, que morreu na última quarta-feira, devido a complicações em um tratamento oncológico.
Dorival fez questão de dedicar a classificação a Pablo Maia. O treinador disse que o atleta é peça essencial para fazer a equipe funcionar e garantiu que os jogadores correram e jogaram por ele.
“Perdemos o Pablo e jogamos por esse garoto, porque o que ele jogou para a formação da equipe foi fundamental. Então jogamos por ele, um jogador tão importante para o nosso elenco.”
Dorival elogia Caio Paulista e Alisson
Sem Pablo Maia, o treinador optou por Alisson no meio-campo. Atacante de origem, ele tem sido escalado como volante por Dorival. Foi assim nesta quinta-feira, e o técnico encheu o comandado de elogios pela entrega para se adaptar a uma nova posição e também por atuar durante quase toda a partida pendurado por um cartão amarelo.
“Mesmo assim, se manteve muito bem. Agressivo no combate. Natural que tenha tomado cuidados a partir do momento em que tomou cartão. O Alisson tem se especializado nessa função. Espero que ele se dedique ainda mais. Tem qualidade para desenvolver essa posição”, elogia Dorival.
Quem também recebeu elogios – e muitos – foi Caio Paulista. O autor do primeiro gol é atacante de origem e virou de vez lateral-esquerdo no São Paulo com Dorival Júnior. Par ao técnico, ele é um dos destaques do futebol brasileiro na temporada.
“Vem crescendo muito, vem sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro. Já há algum tempo, talvez pouco falado. Tem que ter atenção maior, porque vem tendo seu melhor ano da carreira”.
Classificado à semifinal da Copa do Brasil, o São Paulo aguarda o vencedor de Corinthians x América-MG para conhecer seu adversário na próxima etapa. O Tricolor volta a campo no domingo (16), às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Santos em clássico no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro.