Enchentes no Rio Grande do Sul: Conmebol adia jogos de Internacional e Grêmio
Entidade confirma adiamento neste sábado, mas não informa novas datas

A diretoria de competições e operações da Conmebol anunciou, na noite deste sábado (4), o adiamento dos jogos de Grêmio e Internacional na próxima semana, pelos torneios continentais, em virtude das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Segundo a entidade sul-americana, as novas datas das partidas serão informadas nos próximos dias.
O Inter enfrentaria o Real Tomayapo, às 21h (horário de Brasília) de terça-feira (7), em Tarija, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. Já o Tricolor visitaria o Huachipato, às 19h (horário de Brasília) de quarta (8), em Talcahuano, no Chile, pela Libertadores.
CBF também mudou programação em razão da tragédia climática
Na terça-feira (30/04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo entre Internacional e Juventude, pela Copa do Brasil, que aconteceria no dia seguinte, para dia 10 de maio. Na quarta-feira (01/05), a transferência se estendeu para todos os jogos de equipes gaúchas, em competições da entidade máxima do futebol brasileiro, até segunda-feira (06/05).
Neste sábado, imagens do gramado da Arena do Grêmio foram divulgadas pela Rádio Grenal nas redes sociais. Com a situação de calamidade em que todo o estado se encontra, é possível que a decisão seja ampliada.
??#Grêmio | Situação da Arena neste momento.
Confirmei a veracidade da foto.@rdgrenal pic.twitter.com/npm5UzyQ2d
— Nícolas Córdova (@onicolascordova) May 4, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Tragédia climática no Rio Grande do Sul já deixou 39 mortos
Desde segunda-feira (29), os temporais que assolam o Rio Grande do Sul já deixaram pelo menos 55 mortos, além de sete que ainda estão sob observação, 74 desaparecidos, e 107 feridos, conforme o último levantamento da Defesa Civil divulgado às 18h deste sábado (4). O governador Eduardo Leite declarou estado de calamidade pública, o que foi reconhecido pelo governo federal.
Em todo o estado, há 69 mil desalojados em 13 mil pessoas em abrigos. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, pelo menos 317 já sofreram alguma consequência dos temporais.
Esta é a terceira crise climática que atinge o Rio Grande do Sul em oito meses. Diferentemente das de 2023, quando a chuva ficou concentrada em algumas regiões, desta vez praticamente todo estado foi afetado.