Brasil

Como joga Diego Palacios, novo lateral do Corinthians?

Oficializado no Corinthians, Diego Palacios foi um dos destaques do LAFC na MLS e pode brilhar no futebol brasileiro

A chegada de 2024 significa mudanças para o Corinthians. Augusto Melo é o primeiro presidente alvinegro fora da chapa Renovação & Transparência, que ficou no poder por 17 anos. Além disso, a nova diretoria está promovendo uma reformulação no elenco, o que inclui a chegada de novos atletas. E esse é o caso de Diego Palacios, que foi confirmado como novo reforço do Timão nesta terça-feira (02).

O acerto do Corinthians com o lateral-esquerdo já vinha sendo noticiado há alguns dias. Aos 24 anos e com passagens pela seleção, o equatoriano tem tudo para brilhar no futebol brasileiro e pode suprir uma carência do grupo alvinegro. Fábio Santos se aposentou no final de 2023, enquanto Matheus Bidu deve ser emprestado.

Diego Palacios ficou livre no mercado após não renovar com o LAFC, onde se destacou nas últimas temporadas. O lateral foi um dos destaques na MLS por ser um leão no ataque. Contudo, ainda tem espaço para crescer na defesa. Saiba como joga Diego Palacios, o novo reforço do Timão para 2024.

Como joga Diego Palacios, possível novo lateral do Corinthians?

Diego Palacios passou as últimas quatro temporadas no Los Angeles FC, onde disputou 131 jogos, sendo 119 como titular. Dono da posição, o lateral-esquerdo marcou um gol e distribuiu 12 assistências em sua passagem pelos Estados Unidos. A grande conquista do equatoriano foi a MLS 2022, quando inclusive teve papel importante na final.

Ele quem passou a bola para Gareth Bale empatar a partida nos acréscimos finais da prorrogação, levando a decisão do título para os pênaltis. O LAFC venceu o Philadelphia Union por 3 x 0. Em relação às características como jogador, Diego Palacios é conhecido por sua qualidade em apoiar o ataque. Além disso, tem capacidade de construir jogadas também pelo meio, já que tem um bom passe e qualidade nos lançamentos longos.

Por outro lado, o lateral não se destaca tanto pelos atributos defensivos, que foram pouco explorados em seu tempo nos Estados Unidos devido à qualidade – ou falta dela – dos adversários. O principal perigo que o equatoriano apresenta lá atrás é a exposição através de bolas pela alto no seu lado de campo. Vale lembrar que Diego Palacios tem 1,69m de altura, e os rivais se aproveitam de sua baixa estatura para criar jogadas ofensivas.

Apesar disso, o lateral-esquerdo soube explorar melhor seu lado defensor no ano passado. Segundo o SofaScore, ele atuou em 45 partidas pelo Los Angeles FC em 2023, quando recuperou 329 bolas, realizou 118 desarmes e 78 interceptações, além de ter um aproveitamento de 54% em duelos ganhos. Com Mano no Corinthians, o jovem atleta pode aprimorar ainda mais suas capacidades defensivas.

Outros detalhes importantes são que Diego Palacios tem propensão a perder a bola por desatenção, além de acumular cartões, sendo 12 amarelos em 34 partidas na última MLS. Mesmo com apenas 24 anos, o lateral já pode ser considerado ‘cascudo' por suas convocações à seleção equatoriana, além da titularidade indiscutível no LAFC. Em resumo, ele chegaria ao Timão com chances de resolver o problema da posição.

Mais sobre o novo lateral-esquerdo do Timão

Nascido em Guayaquil, Diego Palacios começou sua carreira no futebol pelo Aucas, se tornando titular com apenas 18 anos. Não à toa, chamou a atenção do futebol europeu, tanto que chegou a ser emprestado ao Willem II, que à época jogava a primeira divisão dos Países Baixos (Eredivisie). Por lá, foram 32 jogos, todos como titular, e três assistências.

O lateral-esquerdo recebeu propostas de outros times neerlandeses, e até mesmo do Barcelona, que o queria para a equipe B. Contudo, o equatoriano surpreendeu o mercado ao escolher o Los Angeles FC. Diego Palacios também figura na seleção de seu país, fazendo parte da geração de ouro em 2019, quando conquistou o Sul-Americano Sub-20 e ficou na terceira posição do Mundial da categoria.

Na seleção principal, o lateral disputou duas partidas da Copa América 2021 e fez parte do elenco que foi à Copa do Mundo em 2022, no Catar. Entretanto, ele não entrou em campo. Caso sua transferência seja concretizada, Diego Palacios tem potencial para comandar o lado esquerdo do Corinthians, que passou por muitos apuros nos últimos anos.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo