Brasil

Potencial de seleção? Treinador português rasga elogios a novo zagueiro do Internacional

Em depoimento exclusivo à Trivela, ex-comandante de Clayton Sampaio detalhou características e falou sobre a trajetória de crescimento do defensor de 24 anos

Ao lado de Braian Aguirre, Clayton Sampaio foi apresentado oficialmente na tarde desta terça-feira (10), no Beira-Rio, como novo reforço do Internacional.

O zagueiro de 24 anos é praticamente desconhecido no Brasil, onde ainda não atuou profissionalmente.

Formado nas categorias de base do Santos, e com passagem pelo time sub-20 do São Bernardo, Clayton foi com apenas 19 anos para Portugal, onde jogou por cinco temporadas.

Até por isso, sua primeira entrevista pelo Inter serviu para a torcida colorada conhecê-lo um pouco melhor.

Treinador que trabalhou com Clayton destaca velocidade do zagueiro

Mas melhor do que a autoavaliação do tímido defensor, que demonstrou nervosismo e chegou a gaguejar em determinado momento da entrevista, é ouvir sobre ele de quem o comandou.

Trivela conversou, com exclusividade, com Miguel Valença, treinador português, atualmente no Amora FC, que trabalhou com Clayton no Real Sport Club, terceira das cinco equipes em que o zagueiro atuou no país lusitano.

Miguel Valença, treinador do Amora FC
Atual treinador do Amora, Miguel Valença comandou Clayton Sampaio no Real SC. Foto: Divulgação/Amora FC

Valença elogiou muito Clayton. E sublinhou as características citadas pelo próprio jogador em sua entrevista coletiva de apresentação no Internacional.

Ele é muito forte na antecipação, é muito forte ao ler o jogo, e nos duelos. É um jogador que é muito rápido. Ou seja, pode jogar em linhas altas porque consegue sempre buscá-los na profundidade — Miguel Valença, treinador de Clayton Sampaio no Real SC.

Versatilidade na linha de defesa

O ex-comandante do novo jogador colorado também exaltou a qualidade técnica do zagueiro, que o possibilita atuar em qualquer posição da linha de defesa — até mesmo como lateral.

— Utiliza muito bem o pé direito e o pé esquerdo. Tem essa qualidade no jogo de pés, que lhe permite jogar facilmente numa linha de quatro, à direita ou à esquerda; zagueiro pela direita; zagueiro pela esquerda; ou até em uma linha de cinco, com três zagueiros. Faz com que essa adaptação a jogar nessas duas linhas também seja um acréscimo à qualidade que ele já tem — conta Valença.

Trajetória ascendente de Clayton faz treinador português acreditar até em seleção

O treinador português lembra que Clayton teve trajetória ascendente no país lusitano. Começou no sub-23 do Famalicão e disputou a quarta divisão pelo Felgueiras, a terceira divisão pelo Real e a segunda divisão pelo Nacional e pelo AVS, com quem conquistou o acesso à elite na temporada 2023/2024.

Essas experências adquiridas em Portugal fazem de Clayton, na opinião de Valença, um bom reforço para o Inter. E o treinador se empolga ao projetar o futuro do ex-comandado.

— É um zagueiro com créditos firmados já no nosso país. Acho que vai crescer ainda muito mais, mas é uma aposta mais do que segura para quem o está a contratar. As características que ele tem, aliadas à experiência que ele agora cada vez adquire mais no futebol brasileiro, vai fazer dele um central de renome.

Até falo já numa seleção. Continuando neste crescimento, poderá ser uma miragem alcançável, digamos assim — Miguel Valença, treinador de Clayton Sampaio no Real SC.

Características parecidas com as de Vitão

Clayton contou que, mesmo sendo destro, atuou principalmente no lado esquerdo da zaga no futebol português. E destacou ser um defensor ágil.

— As minhas características, que considero fortes, são a recuperação, me considero um zagueiro rápido, no um contra um também — Clayton Sampaio, novo zagueiro do Internacional.

Nesse sentido, o próprio Clayton se comparou a Vitão, zagueiro que já estava no elenco colorado, e que  reencontra após terem sido companheiros nas seleções brasileiras de base.

Contratação do Internacional também visa o longo prazo

É neste potencial que o Inter apostou ao firmar contrato até dezembro de 2028 com o zagueiro de 24 anos.

Na apresentação de Clayton, o diretor esportivo D'Alessandro ressaltou que a contratação que faz parte de um projeto do clube, que por meio do Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA) já vinha acompanhando o defensor há algum tempo — desde a temporada passada, conforme apurado pela Trivela.

D'Alessandro na apresentação de Braian Aguirre e Clayton Sampaio
D'Alessandro na apresentação de Braian Aguirre e Clayton Sampaio. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

— Que nos ajude muito, que possa mostrar tudo que a gente viu de material. Não só para nós, mas também para a torcida. Acompanhando ele, por pouco tempo, nos treinos, já deu para ver que vai nos ajudar muito, vai ser muito importante para nós — projetou D'Alessandro.

— 24 anos, é o que a gente planeja para nosso futuro a curto e médio prazo: poder trazer jogadores jovens, que possam nos ajudar muito, baixar um pouquinho a [média de] idade. É importante uma vida prolongada dentro do clube, para poder criar uma identificação. Que eles gostem do clube, que possam ficar aqui muito tempo — acrescentou o dirigente.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo