Entenda por que Carpini discute nomes com a diretoria, mas não tem pressa por reforços no São Paulo
São Paulo busca zagueiro canhoto, lateral-esquerdo e centroavante, mas confia em resposta do elenco

O São Paulo ainda busca reforços em três posições para fechar o seu elenco para a temporada. Mas esses jogadores só serão chegarão ao MorumBIS dentro das condições impostas pelo próprio clube. Enquanto o técnico Thiago Carpini discute nomes e alternativas com a diretoria, não há pressa alguma para fechar contratações.
A avaliação do treinador é de que o elenco deu a resposta esperada nos primeiros compromissos da temporada e permite que o departamento de futebol trabalhe com calma ao vasculhar o mercado em busca de reforços. Diretoria e comissão técnica estão em sintonia sobre o tema, com o objetivo de reduzir ao mínimo as chances de erro. O São Paulo só avançará por novos nomes caso surja um negócio de ocasião, ou por um atleta que atenda totalmente as necessidades e condições do clube.
– Temos que valorizar esse contexto todo. Dentro disso, claro que começamos a criar alternativas para outros setores que entendemos que talvez precisemos buscar outra coisa. Mas não tem pressa. Não que não tenha necessidade. Hoje, para estar no nosso grupo a escolha tem de ser bem assertiva. Temos um grupo qualificado. Para suprir as perdas tem de ser algo bem pensado. Temos discutido, mas com calma, precavido, buscando o máximo de informações e tentando evitar o erro. Estando dentro das possibilidades podemos nos reforçar dentro desses setores – afirma o treinador.
ACRESCENTAR TUÍTE/VÍDEO DO JOGO
Conforme apurado pela Trivela, o São Paulo busca jogadores para três posições: um lateral-esquerdo, um centroavante e um zagueiro canhoto para atuar no lado esquerdo da zaga. Mas não há pressa alguma para essas contratações. A avaliação é de que o elenco atual é suficiente para dar conta das quatro competições que o clube terá nesta temporada. Em sintonia com Carpini, os dirigentes entendem que o clube está bem servido com quatro zagueiros e que Patryck hoje é uma boa alternativa a Welington na lateral esquerda.
Há a necessidade de buscar um novo centroavante, mas trata-se de uma tarefa árdua. O mercado para a posição está inflacionado e há poucas opções dentro do que o clube precisa – um jogador que não seja tão caro e sirva de alternativa para Calleri. Além disso, Juan deu uma boa resposta nos últimos jogos e “desacelerou” a busca por um novo camisa 9.
– A gente tem dentro das nossas buscas, a gente tem pensado nisso, olhado com carinho para essa posição. O Calleri precisava desse descanso. O São Paulo sofre com a ausência dele. É uma liderança técnica e referência. As situações que ele cria, como ele consegue segurar a bola. Dentro disso, não tendo essa reposição de imediato, temos o Juan. Fiquei muito feliz com o gol dele. Essa situação de perder alguns gols estava incomodando. A gente ganha uma certa tranquilidade para ser o mais assertivo possível, para poder descansar o Calleri. Até para ele ter uma sombra – ressalta Carpini.

Carpini já usou mais de dois times de jogadores
Carpini chegou sob a promessa de dar oportunidades a todos os jogadores do elenco. E ele cumpriu. O treinador já usou mais de dois times de jogadores em 2024. Exatos 25 atletas já atuaram com Carpini pelo São Paulo. Destes, apenas Juan e William Gomes não tiveram chances entre os titulares. Da totalidade do elenco, os únicos que ainda não atuaram são Rodrigo Nestor (que está lesionado), James Rodríguez (que acaba de pedir para rescindir o contrato) e o terceiro goleiro Young, além do garoto Negrucci e de Luan, que não faz parte dos planos.
Uma amostra da qualidade do elenco veio já na última quarta-feira (7). O São Paulo teve time quase todo reserva e mesmo assim venceu o Água Santa por 3 a 0 no MorumBIS. Na entrevista coletiva após a partida, Carpini tratou o resultado como prova da capacidade de seu elenco.
– Hoje (terça-feira), ficou muito nítida a capacidade do elenco, como o grupo é forte e comprometido. Claro que durante a partida enfrentamos dificuldades, momentos ruins. Quando você roda o elenco, você começa a não ter uma sequência com a mesma formação e é natural que isso aconteça. O mais importante é a disposição, a vontade de fazer. Dentro disso, começam a surgir oportunidades. Não só o Patryck, mas fiquei muito feliz pelo gol do Juan. A entrada do Patryck é um jovem em evolução. Precisamos ter paciência – afirmou o treinador.
Jogadores utilizados por Carpini:
- Goleiros: Rafael e Jandrei;
- Laterais: Igor Vinicius, Moreira, Rafinha, Patryck e Welington;
- Zagueiros: Alan Franco, Arboleda, Diego Costa e Ferraresi;
- Meio-campistas: Alisson, Bobadilla, Galoppo, Luiz Gustavo, Pablo Maia, Nikão e Wellington Rato
- Atacantes: Calleri, Ferreira, Juan*, Lucas Moura, Luciano, Erick, William Gomes*
*Não tiveram chances na equipe titular
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília);
- Inter de Limeira x São Paulo – Campeonato Paulista – quarta-feira, 21 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília).