Brasil

Carpini e Dorival estreitam relação antiga e têm linha direta para falar sobre o São Paulo

Thiago Carpini se inspira em Dorival e teve diversas conversas com o técnico desde que assumiu o São Paulo

Após muitas conversas por videoconferência com a diretoria do São Paulo, Thiago Carpini ainda estava em Caxias do Sul quando assinou o contrato digital para ser o novo técnico do clube. Em um de seus primeiros atos depois disso, o treinador pegou o telefone e entrou em contato com Dorival Júnior, seu antecessor no cargo e que deixou o Tricolor para assumir o comando da Seleção Brasileira.

Do outro lado da linha, Carpini ouviu que tem a porta não apenas aberta, mas “escancarada” para consultar Dorival e sua comissão técnica neste período de ambientação ao dia a dia de trabalhos no CT da Barra Funda. Os dois mantêm contato e trocam informações sobre o elenco do clube desde então. O agora técnico da Seleção conversou com o treinador são-paulino, por exemplo, na véspera da apresentação oficial, na segunda-feira (15).

Carpini quer dois reforços para o São Paulo (Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Ao chegar ao clube, o treinador também teve a chance de conversar com os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, membros da comissão de Dorival. Eles permaneceram uns dias a mais no clube e foram responsáveis por conduzir as atividades de pré-temporada e fazer a transição de poderes enquanto o São Paulo definia o substituto para o cargo.

– Desde o dia que a gente firmou o compromisso, ele ficou aberto, escancarado mesmo tendo os compromissos da Seleção de me passar tudo o que ele deixou no São Paulo. Tanto que o Lucas e o Pedro ficaram aqui. É de uma grandeza muito bacana. O contato com o Dorival, o primeiro fui eu que fiz. Primeiro com os auxiliares. Foi tudo coordenado. Tivemos o contato, ontem (domingo, 14) falei com ele novamente. Estamos sempre trocando informações para otimizar algumas coisas – afirma Carpini.

Relação entre os técnicos é antiga

Os treinadores não são amigos, mas nutrem uma relação que vem já de algum tempo. Os dois se encontraram em um dos cursos para tirar a licença de treinador na CBF e estreitaram o relacionamento no ano passado. Quando Carpini chegou à final do Campeonato Paulista de 2023 no comando do Água Santa – que inclusive eliminou o São Paulo –, ele recebeu telefonemas de Dorival Júnior e também de Fernando Diniz. Ambos viveram experiências semelhantes no comando de São Caetano e Audax, respectivamente, e deram conselhos ao técnico para enfrentar o Palmeiras, que acabou sendo campeão.

– Tenho relação antiga. A gente trocou algumas mensagens. Encontrei nos cursos da CBF. Depois, na final do Campeonato Paulista do ano passado, pelo Água Santa, ele foi um dos treinadores que estavam torcendo muito por mim. Compartilharam momentos no Audax e no São Caetano, achei isso de uma grandeza fantástica. Quando cheguei ao Juventude, tem fotos antigas. Tem uma foto do Dorival, eu tirei uma foto e mandei para ele – disse Carpini.

“Eu recebi uma mensagem muito bacana dele (Dorival), com o Lucas (Silvestre, auxiliar) também. Eu sei que a demanda dele na Seleção é muito grande, mas é muito legal ver esse carinho que ele tem”. (Carpini, sobre Dorival)

Dorival estreitou relação com Carpini quando o técnico estava no Água Santa (IconSport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Carpini quer aproveitar herança de Dorival

Em uma longa e concorrida entrevista após sua apresentação, Carpini deixou claro que sabe bem a responsabilidade que terá ao assumir um São Paulo que acaba de ser campeão inédito da Copa do Brasil, logo no ano em que o Tricolor volta a disputar a Libertadores após três temporadas. Especialmente por iniciar o seu primeiro trabalho em um grande clube do país, com apenas 39 anos de idade.

Jovem, mas com maturidade para entender o contexto em que está inserido. O treinador pretende, claro, aproveitar o legado deixado por Dorival Júnior. O time já ajustado é visto como um facilitador para este início de trabalho, enquanto o técnico implementa seus conceitos, Carpini entende que ele e seu antecessor têm ideias muito parecidas sobre futebol, outro ponto que pode facilitar sua vida neste início de temporada. Tanto, que Dorival é uma de suas referências na profissão.

– Para mim, facilita chegar ao São Paulo em um momento de um time vitorioso. O treinador normalmente assume por conta de um insucesso. E a gente assumir após um trabalho excelente do Dorival é um contexto diferente. É uma linha a ser seguida. Potencializar muitas coisas boas e dentro disso, sugerir algumas ideias. E durante o dia ver como vai ser a assimilação. O Lucas junto com o Pedro fizeram o trabalho mais minucioso da transição. O início da pré-temporada, as perspectivas do que foi trabalhado. Alguns pontos de vista que facilitam nosso trabalho. Isso encurta o caminho.

A estreia de Carpini pelo São Paulo

Thiago Carpini tem pela frente mais quatro treinamentos na pré-temporada no CT da Barra Funda antes de fazer sua estreia oficial pelo São Paulo. O treinador debuta no comando do Tricolor no próximo sábado (20), às 18h (horário de Brasília), no MorumBIS em duelo com o Santo André, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo