Brasil

Carille pode levar o Santos à melhor primeira fase da história do clube na nova era do Paulistão

A melhor campanha realizada do Santos nesta nova era do Paulistão pertence ao time que tinha Sampaoli no comando

Além de sonhar com a conquista da liderança geral na primeira fase do Campeonato Paulista, que não é conquistada há 10 anos, os dois jogos que restam para o Santos nesta etapa do Estadual podem levar o time de Fábio Carille à melhor campanha do Peixe desde que esse formato de disputa foi adotado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Até o momento, o desempenho mais satisfatório do Alvinegro neste modelo de competição foi o conquistado pelos comandados de Jorge Sampaoli, em 2019, que encerraram a fase de grupos com 23 pontos.

Atualmente, o Santos tem 22 pontos, ocupa a primeira colocação do Grupo A do Paulistão e já está classificado às quartas de final. O Peixe briga pela liderança geral do Estadual com o Palmeiras, que, com 21, tem um jogo a menos. O time de Abel Ferreira é dono da primeira colocação do Grupo B e também já está garantido na próxima fase da competição.

Nas duas próximas rodadas o Santos irá encarar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista, e Inter de Limeira, na Vila Belmiro. Depois disso começam os confrontos eliminatórios.

Quando o Paulistão adotou esse formato?

A FPF adotou a disputa da primeira fase do Paulistão dividida em quatro grupos de quatro times em 2017. Antes, entre 2014 e 2016, o campeonato também teve quatro grupos, com cinco times cada.

Considerando exatamente o modelo de disputa atual, a melhor campanha do Santos, obtida em 2019, foi construída por meio de sete vitórias, três empates e duas derrotas. Foram 19 gols marcados e 13 sofridos.

Apesar de ser a melhor campanha alvinegra, o time da Vila Belmiro não terminou na liderança da sua chave. O Santos se classificou na segunda colocação, atrás do Red Bull Bragantino, que somou 27 pontos.

Como foram as outras campanhas do Santos?

Em 2017
Líder do Grupo D com 22 pontos
Sete vitórias, um empate e quatro derrotas

Em 2018
Líder do Grupo D com 16 pontos
Cinco vitórias, três empates e quatro derrotas

Em 2020
Líder do Grupo com 16 pontos
Quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas

Em 2021
3º colocado do Grupo D com 13 pontos
Três vitórias, quatro empates e cinco derrotas

Em 2022
3º colocado no Grupo D com 14 pontos
Três vitórias, cinco empates e quatro derrotas

Em 2023
3º colocado no Grupo D com 14 pontos
Três vitórias, cinco derrotas e quatro derrotas

Santos líder geral do Paulista há 10 anos

A única vez que o Santos terminou a fase de grupos como líder geral do Paulistão foi em 2014. Aquela edição, inclusive, foi a primeira em que a Federação Paulista de Futebol (FPF) dividiu todos os participantes em quatro grupos e colocando os dois primeiros de cada chave para se enfrentarem em confrontos de quartas de final.

A diferença para o formato atual é que cada grupo contava com cinco equipes. Na ocasião, o Peixe disputou a primeira fase na Chave C ao lado de Paulista, Ponte Preta, Portuguesa e São Bernardo.

A duas rodadas do fim desta primeira fase, o Santos de Carille tem 73% de aproveitamento. Se vencer os compromissos que restam, o Peixe pode subir esse percentual para 77%.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo