Vitória contra o São Bernardo é importante para manter Santos na busca por feito que não conquista há 10 anos
Líder da classificação geral do Paulistão, o Santos encara o São Bernardo, domingo (25), às 11 horas, no MorumBIS

Por mais que já esteja classificado às quartas de final do Campeonato Paulista, o confronto deste domingo (25), às 11 horas (horário de Brasília), contra o São Bernardo, no MorumBIS, com casa cheia, tem muita importância para o Santos. Com 19 pontos conquistados, o Peixe lidera a classificação geral do Estadual, mas seguido de perto pelo Palmeiras, que tem 18. Terminar a primeira fase da competição à frente de todos os concorrentes pode dar ao Alvinegro o direito de decidir todos os duelos eliminatórios dentro da Vila Belmiro. Além disso, os comandados de Fábio Carille repetirão um feito que não ocorre há 10 anos.
O PEIXE É TOP! Líder absoluto, classificado às quartas antecipadamente e melhor ataque da competição! #RumoAoTítulo pic.twitter.com/s7di5Y0k6v
— Santos FC (@SantosFC) March 10, 2014
A única vez que o Santos terminou a fase de grupos como líder geral do Paulistão foi em 2014. Aquela edição, inclusive, foi a primeira em que a Federação Paulista de Futebol (FPF) dividiu todos os participantes em quatro grupos e colocando os dois primeiros de cada chave para se enfrentarem em confrontos de quartas de final.
A diferença para o formato atual é que cada grupo contava com cinco equipes. Na ocasião, o Peixe disputou a primeira fase na Chave C ao lado de Paulista, Ponte Preta, Portuguesa e São Bernardo.
80% de aproveitamento do Santos na 1ª fase
Com 11 vitórias, sendo uma delas sobre o Corinthians por 5 a 1, três empates e apenas uma derrota, por 4 a 1 para a Penapolense, o time da Vila Belmiro somou 36 pontos e se garantiu nas quartas de final com o primeiro seu grupo, com a Macaca em segundo lugar com 24, e da classificação geral, seguido de perto do Palmeiras, que somou 35.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Todos os jogos do Santos na 1ª fase de 2014
- Santos 1×0 XV Piracicaba – Estádio da Vila Belmiro
- Audax 1×1 Santos – Estádio do Pacaembu
- Ituano 0x1 Santos – Estádio Novelli Júnior
- Santos 5×1 Corinthians – Estádio da Vila Belmiro
- Santos 5×1 Botafogo-SP – Estádio da Vila Belmiro
- Linense 1×2 Santos – Estádio Municipal Gilberto Siqueira Lopes
- Santos 2×0 Comercial – Estádio da Vila Belmiro
- Penapolense 4×1 Santos – Estádio Tenente Carriço
- São Paulo 0x0 Santos – Estádio do Morumbi
- Santos 5×0 Comercial – Estádio da Vila Belmiro
- Mogi Mirim 2×5 Santos – Estádio Wilson de Barros
- Santos 4×1 Oeste – Estádio da Vila Belmiro
- Rio Claro 3×3 Santos – Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho
- Santos 2×1 Palmeiras – Estádio da Vila Belmiro
Santos avança até a final do Paulistão
Embalado pela boa campanha na primeira fase, o Santos não encontrou dificuldades para superar a Ponte Preta, na Vila Belmiro, por 4 a 0, nas quartas de final. Nas semifinais, mais uma vez, diante da sua torcida, o Peixe venceu a Penapolense, por 3 a 2, e confirmou presença na final para encarar o Ituano, que havia eliminado Botafogo-SP e Palmeiras.
Na decisão, disputada em dois confrontos no Pacaembu, o Santos acabou surpreendido e derrotado nos pênaltis pelo time de Itu. No primeiro encontro, a equipe do interior venceu por 1 a 0, enquanto no segundo o Peixe devolveu o placar. Nas penalidades, o Ituano ficou com o título vencendo por 7×6.
Santos teve a 2ª melhor campanha nos anos seguintes
Depois de 2014, o Santos teve a segunda melhor campanha por dois anos consecutivos. Em 2015, o Peixe somou 34 pontos e só ficou atrás do Corinthians, que fez 37. O roteiro se repetiu em 2016. À época, o Peixe foi para os duelos de quartas de final do Paulistão com a segunda melhor campanha, com 32 pontos somados, sendo três a menos do que o Timão, líder geral da edição.
- 2017: 3ª melhor campanha com 22 pontos
- 2018: 3ª melhor campanha com 18 pontos
- 2019: 3ª melhor campanha com 23 pontos
- 2020: 6ª melhor campanha com 16 pontos
O que fazer para ser o líder geral em 2024?
Com mais três jogos para disputar nesta primeira fase de 2024, o Santos sabe bem o que tem que fazer para ser novamente o líder geral do Paulistão. Além de vencer os compromissos que terá pela frente contra São Bernardo, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira, o Peixe precisa torcer por tropeços do Palmeiras, que, com um jogo a menos, enfrentará Mirassol, Portuguesa, São Paulo e Botafogo-SP.