Brasileirão Série A

Corinthians: recuperação de Yuri Alberto pode ser determinante para o restante da temporada

Corinthians espera que Yuri Alberto se recupere na temporada para conquistar a Sul-Americana e melhorar no Brasileirão

Após a saída de Róger Guedes, o Corinthians ainda não achou uma fonte de gols regular. Yuri Alberto, que chegou com pampa emprestado do Zenit em 2022, vem tendo dificuldades para balançar as redes. Mas o técnico Vanderlei Luxemburgo elogiou o camisa 9 recentemente e espera que o atacante possa recuperar a forma para ajudar o clube no restante da temporada.

A chegada de Yuri Alberto ao Corinthians foi empolgante e não há como negar os motivos para a comoção da época, já que o jogador de apenas 21 anos era (e ainda é) uma promessa. Yuri foi bem no Santos, time que o revelou, mas nada se comparado ao desempenho no Internacional, onde marcou 31 gols antes de ir ao Zenit para fazer seis gols em 15 jogos.

E foram esses números que empolgaram o torcedor alvinegro – sem julgamentos – com a chegada do atleta. A expectativa aumentou, já que ao lado de Róger Guedes, marcou 11 gols e chegou com a equipe até a final da Copa do Brasil da última temporada.

Com o fim de 2022 e o calendário de 2023 do Corinthians com quatro competições para serem disputadas, entre elas a Copa Libertadores da América, começou um movimento com pedidos para a contratação em definitivo do camisa 9.

O fim do empréstimo do Zenit e a contratação 

A diretoria corinthiana oficializou a compra de Yuri Alberto no começo do ano em uma transação que como já falado envolveu inúmeros jogadores, a maioria jovens, recém-promovidos da base. E então aquela mesma torcida que pedia a contratação do jogador começou a se questionar se teria sido feito mesmo um bom negócio, por ter perdido Robert Renan, Du Queiroz, Mantuan e cia, para ter Yuri Alberto. 

O peso na balança: de um lado um camisa 9, que pode chegar dentro da área  e finalizar; de outro o mesmo camisa 9 que já teve jejum de gols, e um pacote de jovens promessas.

Qual pesou mais? Ainda não sabemos. 

Depois que assinou com o Corinthians, Yuri fez partidas boas, ruins, meia bocas, foi titular, ficou no banco, foi aplaudido e cobrado, mas até aí tudo bem, todo mundo tem dias bons e ruins no trabalho na vida. 

Mas o que parece aos olhos do torcedor é que o jogador está sem confiança, que o desempenho caiu mais após a saída de Guedes, sem conseguir imprimir em campo o futebol que ele tem e já demonstrou dentro do clube. 

Elogiado por Luxemburgo depois do dérbi

Com Luxa, Yuri já foi titular e reserva, e apesar do empate em 0 a 0 com o rival Palmeiras, o treinador fez questão de elogiar o camisa 9 depois da partida, e ressaltou que o futebol desempenhando pelo jogador é exatamente o que a torcida.

– Hoje, queria enaltecer o Yuri, porque se o Yuri fizer isso todos os jogos, a bola daqui a pouco vai começar aa entrar. Mas o torcedor corinthiano quer ver o que ele fez hoje: sustentou a bola, sustentou porrada, dividiu, lutou – disse o treinador.

É claro que o torcedor que ver o jogador que veste a camisa do seu time disputando jogada a jogada, brigando pela bola, aguentando tranco de adversário, mas outra coisa que o torcedor que ver é gol, e é o que time precisa, neste caso, principalmente o Corinthians.

A necessidade da volta da boa fase é necessário para o clube e também para Yuri

Em 2023, o atacante corinthiano marcou 10 gols, além de dar seis assistências, ficando atrás apenas de Fagner, com oito. 

Porém, ainda assim, a boa fase do jogador, não só balançando as redes, mas com boas atuações é de extrema importância para o clube nesse momento, em que precisa pontuar no Brasileiro para fugir da briga na segunda parte da tabela e também para a semifinal da Copa Sul-Americana.

A volta do bom Yuri não é boa só para o Corinthians. Ela também favorece o próprio Yuri, que conseguirá jogar mais leve, com menos cobranças, e muito mais confiança para o restante da temporada e para a próxima que promete ser cheias de mudança no clube alvinegro.

Confira os gols marcados por Yuri em 2023:

  • 18/1/2023 – um gol contra o Água Santa 
  • 26/2/2023 – um gol marcado contra o Santos 
  • 4/3/2023 – dois gols marcados contra o Santo André 
  • 8/5/2023 – um gol marcado contra o Fortaleza 
  • 21/6/2023 – um gol marcado contra o Santos 
  • 15/7/2023 – um gol marcado contra o América-MG 
  • 29/7/2023 – um gol marcado contra o Vasco 
  • 1/8/2023 – um gol marcado contra o Newell's Old Boys
  • 13/8/2023 – um gol marcado contra o Coritiba
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo