Brasileirão Série A

Vitória do Vasco deu opções para Ramón Díaz para posição carente no elenco

Com um gol e uma grande atuação, Mateus Carvalho mostrou que está firme na briga para se estabelecer no time de Ramón Diaz

A vitória do Vasco sobre o Grêmio, no último domingo (14), em São Januário, na estreia pelo Campeonato Brasileiro, foi ainda mais especial para um jogador vascaíno. O volante Mateus Carvalho voltou a receber uma oportunidade como titular depois de quase dois meses e a aproveitou muito bem. O jogador de 22 anos foi o autor de um dos gols da vitória por 2 a 1, que garantiu os primeiros três pontos do Vasco no Brasileirão.

E não foi qualquer gol. Foi o primeiro gol de Mateus Carvalho como profissional. Cria do Náutico e com passagens pela base de clubes do Pará, seu estado natal, o volante ainda busca se firmar no Vasco. O gol e, principalmente, a boa atuação contra o Grêmio, na estreia pelo Brasileiro, podem ajudar neste processo.

Com uma fadiga muscular, Zé Gabriel, volante mais utilizado por Ramón Diaz, foi poupado do jogo deste domingo. Assim, Mateus Carvalho teve a oportunidade no meio de campo do Vasco. Ele foi o responsável pela contenção e ainda ajudou muito na saída de bola do time pelo lado esquerdo. O volante foi importante para “clarear” as jogadas do Vasco e iniciar a construção do jogo vascaíno.

Além disso, é claro, mostrou bom posicionamento e oportunismo para marcar o seu primeiro gol como profissional. Em cobrança de escanteio de Rossi, Mateus Carvalho se afastou da marcação de João Pedro e, praticamente livre na área, finalizou de pé direito para as redes. Na comemoração, ele não escondeu a emoção.

Mateus Carvalho pode ser a solução para o Vasco?

Desde o começo da temporada, Ramón Diaz tem insistido na necessidade do clube contratar um volante “que saiba jogar”. Ou seja, um jogador que seja bom na marcação e que também saiba atuar com a bola nos pés. Nas últimas semanas, o Cruz-Maltino demonstrou interesse em nomes como Martínez, que estava no América-MG e foi para o Fortaleza, e em Marlon Freitas, do Botafogo. Agora, o Vasco tem um acerto encaminhado por Hugo Moura, do Athletico-PR.

No Vasco desde abril de 2023, Mateus Carvalho ainda busca espaço no time. Ele teve oportunidades sob o comando de Maurício Barbieri, no começo do último Campeonato Brasileiro, mas perdeu espaço após a chegada de Ramón Diaz. Neste ano, ele chegou a ficar fora da pré-temporada do time principal, no Uruguai, mas voltar a ganhar oportunidades após as lesões de Paulinho e Jair. Em 2024, foram 12 partidas, sendo apenas quatro como titular. Como o volante mostrou contra o Grêmio, ele pode ser uma boa opção para Ramón Diaz na posição. Além disso, também pode atuar como primeiro volante, no lugar de Zé Gabriel, que vem tendo um 2024 muito irregular.

Mateus Carvalho comemora primeiro gol e é elogiado

No futebol profissional, em definitivo, desde 2022, Mateus Carvalho não escondeu a emoção de marcar o seu primeiro gol por um time principal. Após balançar as redes pelo Vasco, o volante de 22 anos ficou visivelmente emocionado durante a comemoração em São Januário. Depois da partida, ele falou sobre o gol.

– Hoje foi um dia marcante na minha vida. Marquei o meu primeiro gol como profissional e tive a honra de ser vestindo a camisa deste clube gigante. Quero agradecer a Deus por tudo que ele tem feito e também ao torcedor que vem acreditando no meu trabalho. Parabéns ao nosso grupo pelo início de Brasileiro. Vamos juntos! – publicou Mateus Carvalho no Instagram

Ainda depois da partida, Ramón Diaz falou sobre a escolha do trio de meio-campo com Mateus Carvalho, Galdames e Sforza. O técnico elogiou os três jogadores.

– Era uma prova importante param Mateus, Sforza e Galdames. Necessitavam ter muita contenção, muito jogo, muita dinâmica. Foram muito bem na contenção, os três disputaram uma grande partida. O Galdames não alcançou 100%, vinha de recuperação. Foi uma boa prova para os jogadores, principalmente para os volantes. Tiveram um rendimento muito alto, estamos contentes, mas tem que seguir crescendo – afirmou Ramón Diaz.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo