Brasileirão Série A

Vasco reforça interesse na administração do Maracanã e quer mandar mais jogos no estádio

Diretoria do Vasco enviou ofício para a Casa Civil mostrando interesse em participar de novo TPU, e solicitou duas datas no estádio em novembro

Mesmo com o retorno dos jogos com público em São Januário, o Vasco não desistiu do Maracanã. E, mais do que mandar partidas, o clube segue reforçando o seu interesse de participar da administração do estádio. Assim, já pensando no futuro, o Cruz-Maltino enviou um ofício para a Secretaria da Casa Civil do Rio de Janeiro para marcar posição em relação Termo de Permissão de Uso (TPU), que garante a concessão provisória do Maracanã ao Flamengo e ao Fluminense até o dia 23 de outubro. A informação foi dada pelo “Lance!”.

Desde 2019, quando o governo do estado, ainda no mandato de Wilson Witzel, rompeu com o antigo consórcio, liderado pela Odebrecht, Flamengo e Fluminense vem administrando o estádio de forma temporária. Desde abril daquele ano, aconteceram oito renovações automáticas do TPU. Na época, em 2019, apenas a dupla Fla-Flu se mostrou interessados na administração do estádio.

Mas, desde o início da gestão do presidente Jorge Salgado, em 2021, o Vasco voltou a mostrar interesse em mandar jogos no Maracanã e também em administrar o estádio. Atualmente, com as seguidas negativas do Flamengo, o Cruz-Maltino só consegue mandar seus jogos com Maraca com decisões judiciais.

O governo do estado está preparando uma nova renovação do TPU, que vale por até 180 dias. No entanto, na última renovação, o Tribunal de Contas do Estado já havia recomendado o fim desse modelo de administração, orientado o governo a realizar um chamamento público, o que poderia fazer o Vasco entrar como interessado.

Em abril deste ano, o próprio TCE decidiu pela suspensão do processo licitatório do Maracanã, a poucos dias da data para a entrega das propostas. O tribunal viu a necessidade de ter mais informações sobre algumas parte do edital, como o valor da outorga e o tempo de concessão, que seria de 20 anos. Em agosto, o TCE determinou a volta do prosseguimento do processo, mas o edital não ficará pronto até o fim do atual TPU. Mas o Vasco espera por um chamamento público para o novo Termo de Permissão de Uso.

Neste Brasileiro, o Vasco já mandou duas partidas no Maracanã, contra Flamengo e Atlético-MG (Foto: Icon sport)

Vasco pede para mandar jogos do Brasileiro no Maracanã

Enquanto aguarda o chamamento público para o novo TPU, o Vasco já fez o pedido para reservar duas datas para mandar jogos no Maracanã. As partidas estão programadas para novembro, quando o atual TPU, de Flamengo e Fluminense, já terá se encerrado. Assim, o Cruz-Maltino fez o pedido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A ideia do Vasco é mandar o clássico com o Botafogo e o jogo contra o Corinthians no Maracanã. As partidas são válidas, respectivamente, pelas 32ª e 36ª rodadas do Brasileirão.

De acordo com o “ge”, o Vasco usou como exemplo os shows de Paul McCartney e Ivete Sangalo, ambos em dezembro, que foram marcados para o Maracanã em negociação direto com o governo do estado. Isto porquê, como citado acima, o atual TPU, que dá ao Flamengo e ao Fluminense a adminstração do estádio, se encerra no dia 23 de outubro.

Em relação a partida com o Botafogo, o Vasco ainda tem o agravante de não poder mandar clássicos em São Januário. Um laudo emitido pela Polícia Militar impede que o Cruz-Maltino realizar jogos contra os rivais estaduais na Colina. Além disso, o Cruz-Maltino também citou questões econômicas para solicitar a utilização do Maracanã nestas duas partidas.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo