Como o Vasco tenta convencer Diego Costa a voltar ao Brasil
Vasco monta força-tarefa para tentar contratar o atacante Diego Costa e mudar a situação do time no Campeonato Brasileiro

Em situação cada vez mais delicada no Campeonato Brasileiro, o Vasco agora aposta suas fichas em uma grande contratação para tentar mudar o patamar do time. E, para isso, o clube vai fazer todo os esforços possível. O alvo, agora, é o atacante Diego Costa. Livre no mercado, o jogador de 34 anos já tem conversas com o Cruz-Maltino.
Para tentar avançar nas negociações com Diego Costa, o Vasco vai mandar o diretor de futebol do clube, Paulo Bracks, para ter uma reunião pessoalmente com o atacante em Madri, na Espanha. Sem clube depois de deixar o Wolverhampton, da Inglaterra, em junho, o atacante está treinando e mantendo a forma por conta própria em casa. A informação da viagem de Bracks foi dada inicialmente pelo jornalista Lucas Pedrosa.
No entanto, o Vasco tem concorrência de clubes da Europa e da Arábia Saudita por Diego Costa. Para tentar contratar o atacante, além da conversa pessoalmente na Espanha, o Cruz-Maltino está oferecendo um salário alto para convencer o jogador a voltar ao Brasil e encarar o desafio de tentar tirar a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele também receberia um bônus financeiro caso o Vasco se mantenha na Série A.
Recentemente, após a definição da troca no comando da SAF do Vasco, o clube e a 777 Partners, que gere o futebol vascaíno, iniciaram uma espécie de força-tarefa para buscar mais reforços e nomes de peso para o time do técnico Ramón Diaz. Também foi acertado que o Vasco poderia fazer investimentos maiores, como esse em Diego Costa.
Diego Costa, it's been a pleasure.
— Wolves (@Wolves) June 3, 2023
Vasco pode contratar Diego Costa depois da janela?
A janela de transferências do futebol brasileiro fecha na próxima quarta-feira (2). No entanto, isso não é uma preocupação em relação a Diego Costa. Como o atacante está livre no mercado, ele pode chegar ao Cruz-Maltino mesmo depois da janela. Mas o Vasco tem até o dia 25 de agosto para inscrever jogadores no Campeonato Brasileiro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como foi a última temporada de Diego Costa
Apesar da carreira vitoriosa, a última temporada de Diego Costa não foi das mais marcantes. No Wolverhampton, da Inglaterra, o atacante teve mais cartões do que gols. Apesar de ter sido titular em boa parta da Premier League, ele só marcou um gol em 25 partidas pelo time inglês. Desses jogos, ele foi titular em 17. No entanto, ele ajudou o time fazer um campeonato tranquilo, ficando na 13a colocação, sem correr riscos de rebaixamento.
Diego Costa estava no Wolverhampton desde setembro de 2022 e tinha contrato de um ano. No fim do vínculo, em junho, o clube inglês optou por não renovar o acordo.
Finish your weekend with some Diego Costa.
— Wolves (@Wolves) April 16, 2023
Números de Diego Costa na Premier League
- Jogos: 23 (16 como titular)
- Gols: 1
- Assistências: 0
- Finalizações certas por jogo: 1,1
- Grandes chances perdidas: 5
- Cartões amarelos: 5
- Cartões vermelhos: 1
Contratações do Vasco nesta janela de transferências
Até o momento, o Vasco acertou a contratação de seis reforços nesta janela de transferências do meio de 2023.
- Serginho (atacante, sem clube)
- Maicon (zagueiro, sem clube)
- Medel (volante, sem clube)
- Paulinho Paula (meia, Al-Shabab)
- Buno Praxedes (meia, Red Bull Bragantino)
- Sebastián Ferreira (atacante, Houston Dynamo)
Além destes reforços já contratados e do interesse em Diego Costa, o Vasco também busca mais um zagueiro e um meia. Para o sistema defensivo, o Cruz-Maltino está perto de Robert Rojas, do River Plate. Já para o meio, o sonho do clube é o colombiano Jorge Carrascal, do CSKA Moscou, da Rússia. No entanto, essa negociação é considerada complicado pelo Vasco. Assim, a diretoria também sondou a situação do argentino Ezequiel Bullaude, do Feyenoord, da Holanda.