Brasileirão Série A

Rafael Paiva não resiste a mais um vexame e é demitido após 4ª derrota seguida do Vasco

Treinador efetivo desde junho, Rafael Paiva começou com bons resultados, mas a queda vertiginosa do Vasco foi a gota d'água

Após a derrota para o Corinthians por 3 a 1 neste domingo (24), na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco decidiu demitir Rafael Paiva. O anúncio foi feito pelo presidente Pedrinho ainda em São Paulo.

O técnico de 40 anos não resistiu à quarta derrota consecutiva, que deixou o Gigante da Colina na 11ª colocação com 43 pontos, se distanciando ainda mais da briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores

Paiva se tornou treinador efetivo do Vasco em junho, substituindo Álvaro Pacheco. Vale lembrar que ele chegou a comandar o Gigante da Colina interinamente após a saída de Ramón Díaz — hoje no Timão.

Rafael Paiva teve um início de trabalho empolgante em São Januário, tanto que chegou a semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Atlético-MG — que ficou com o vice na decisão contra o Flamengo.

  • Jogos: 35
  • Vitórias: 13
  • Empates: 10
  • Derrotas: 12

Entretanto, as derrotas seguidas para Botafogo, Fortaleza e Internacional — além da já citada diante do Corinthians — fizeram a diretoria do Vasco trocarem a comissão técnica a três rodadas para o fim do Brasileirão.

Pedrinho comunica decisão e não abre espaço para jornalistas

Na área destinada à coletiva do Gigante da Colina, Pedrinho se sentou para comunicar a saída de Paiva. Entretanto, o presidente cruzmaltino não abriu espaço para jornalistas fazerem perguntas. Confira abaixo o pronunciamento:

Só para comunicar que o Paiva não permanece. Quero agradecer publicamente ao trabalho que ele efetuou durante esse período, que não foi o primeiro. Antes de mim ele já teve outra passagem, onde também pegou o time nunca situação difícil e entregou confortável. Comigo, ele pegou o time numa situação complicada, levou a uma semifinal de Copa do Brasil, alcançou 43 pontos de forma antecipada. Mas é uma decisão que tem que ser tomada. Ninguém fica feliz, mas a gente percebeu que tem que ser tomada. Percebemos que é necessária.

Vale ressaltar que Pedrinho marcou uma coletiva para amanhã (24), no período da tarde, para explicar os próximos passos do Vaso antes do fim da temporada. O local da entrevista ainda não foi definido.

Saída de Rafael Paiva era cantada no Vasco

Vale ressaltar que, antes de ser demitido, Rafael Paiva já não tinha o mesmo prestígio de outrora no Gigante da Colina. O retrospecto de apenas duas vitórias nas últimas 14 partidas pesaram na escolha do Vasco.

Entretanto, a situação piorou após a coletiva do treinador na derrota para o Internacional por 1 a 0, na última quinta-feira (21), em casa, pela 34ª rodada da Série A. Vaiado e xingado pelos torcedores, Paiva deu uma declaração polêmica sobre os vascaínos:

Não vejo torcida vaiar mais jogador do que a torcida do Vasco. […] Acho que aqui a gente sofre muito, todo mundo, torcida, staff, jogadores, por essa ânsia que a gente tem de ver o Vasco onde o Vasco merece estar, que é disputar títulos.

A fala irritou ainda mais a torcida do Vasco, enquanto a própria diretoria não aprovou o discurso do técnico. As chances de Rafael Paiva permanecer em São Januário para 2025 eram praticamente nulas, cuja saída neste final de semana sacramentou a visão do Gigante da Colina.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo