Brasileirão Série A

Mesmo com menos gols, Tiquinho é reforço importante para o Botafogo

De contrato renovado e depois de dois jogos fora, Tiquinho Soares deve voltar a ser titular do Botafogo, neste sábado, contra o Criciúma

O Botafogo tem um reforço importante para tentar voltar a liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de dois jogos fora, o atacante Tiquinho Soares deve retornar ao time titular neste sábado (22), às 16h (horário de Brasília), contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, pela 11ª rodada do Brasileirão. Com o camisa 9, o Glorioso pode retomar, ao menos momentaneamente, a primeira colocação do Brasileiro em caso de vitória neste sábado.

Tiquinho Soares ficou fora dos últimos dois jogos do Botafogo, contra o Grêmio e o Athletico-PR, devido ao falecimento do seu pai, José Nilton Soares, na última semana. O atacante e a família do jogador foram homenageados na última quarta-feira, no Nilton Santos, antes do empate com o Furacão por 1 a 1.

O atacante já poderia ter voltado contra o Athletico-PR, mas o técnico Artur Jorge optou por nem sequer relacionar Tiquinho Soares. Isso porque o jogador ficou alguns dias sem treinar e só voltou na véspera da partida contra o time paranaense.

Tiquinho volta de contrato renovado

Apesar da triste notícia familiar, a semana teve uma boa novidade para Tiquinho Soares e a torcida do Botafogo. Na quinta-feira (20), o clube anunciou a renovação de contrato do atacante de 33 anos. O camisa 9 tinha contrato com o Botafogo até o fim de 2024, com renovação automática por mais uma temporada com base me metas estabelecidas no contrato. O novo acordo é válido até o fim de 2026.

Com a renovação, Tiquinho Soares recebeu um aumento salarial. De acordo com o ge, na primeira proposta do Botafogo, o clube ofereceu o aumento do vínculo, sem a valorização dos vencimentos, o que foi recusado pelo estafe do jogador. Nas últimas semanas as partes voltaram a conversar e acertaram a renovação com o aumento do salário do jogador.

Tiquinho Soares está valorizado no mercado depois da ótima temporada em 2023. No começo deste ano, o Grêmio chegou a formalizar uma proposta pelo atacante, que foi recusada pelo Botafogo.

Menos gols e mais assistências

Em 2023, Tiquinho Soares foi o cara do Botafogo. Apesar do fracasso na reta final do Campeonato Brasileiro, o atacante terminou a temporada com ótimos números. Ele marcou 29 gols e deu sete assistências em 54 partidas no último ano.

Na atual temporada, a concorrência no ataque do Botafogo aumentou. O clube contratou Jeffinho, Luiz Henrique e Savarino. Além disso, Júnior Santos também cresceu (muito) de produção e passou a ser o principal goleador do clube em 2024. Ainda assim, Tiquinho Soares segue sendo importante para o time. Ele tem seis gols em 22 jogos. Além disso, já está quase batendo o mesmo número de assistências de 2023: até aqui, foram cinco passes para gols.

Para comparação, em 2023, Tiquinho Soares foi responsável por 25% dos gols do Botafogo na temporada. Agora, com os gols “espalhados” pelos jogadores do sistema ofensivo, o atacante tem 9% dos gols do clube até este momento do ano.

Provável escalação do Botafogo contra o Criciúma

Com o retorno de Tiquinho Soares, esta é a provável escalação do Botafogo contra o Criciúma, neste sábado: John, Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Óscar Romero; Júnior Santos e Tiquinho Soares.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo