‘Não é ‘não temos nada a perder’, é ‘temos tudo a ganhar’: Caixinha exalta a confiança no Red Bull Bragantino
Red Bull Bragantino faz campanha impressionante e segue vivo na competição
No Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, Red Bull Bragantino e Botafogo protagonizaram um espetáculo de emoções na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate em 2 a 2 foi reflexo de uma partida intensa, marcada por reviravoltas e atuações destacadas.
O Bragantino começou impondo seu ritmo desde os primeiros minutos, e aos três minutos da primeira etapa, Thiago Borbas fez a rede balançar, abrindo o placar para o Massa Bruta. O gol acendeu a torcida, mas o forte calor que castigava o interior paulista levou à paralisação para o tempo técnico, permitindo que os jogadores se reidratassem e reorganizassem suas estratégias.
A volta do Botafogo após a pausa foi avassaladora. Com força total, a equipe carioca virou o jogo com dois gols relâmpagos em apenas dois minutos. Victor Sá e Eduardo foram os responsáveis por colocarem o Glorioso na frente, deixando os torcedores alvinegros em êxtase.
O Bragantino, no entanto, não se abateu. No segundo tempo, a equipe foi com tudo para o ataque, buscando reverter o placar. A persistência foi recompensada nos acréscimos, quando Thiago Borbas, novamente em destaque, marcou seu segundo gol na partida, garantindo o empate e um ponto importante, levando a torcida ao delírio.
Aspecto emocional
Na entrevista coletiva, o técnico Pedro Caixinha, com visão voltada para objetivos ambiciosos, enfatizou a importância do aspecto emocional no desempenho da equipe. Ele ressaltou que, em momentos cruciais como esse, a força mental dos jogadores é fundamental. Caixinha destacou a resiliência demonstrada pelo Red Bull Bragantino, especialmente nos acréscimos, e alertou sobre a necessidade de manter o foco nas metas estabelecidas. Consciente da competitividade acirrada do Campeonato Brasileiro, o treinador português enfatizou a relevância de não perder o rumo em busca de conquistas maiores.
O elenco do Red Bull Bragantino briga por objetivos grandiosos na atual temporada, porém pela filosofia do clube, grande parte dos atletas são jovens promessas e não possuem experiências ou títulos de expressão, como o Campeonato Brasileiro.
Durante entrevista coletiva, Pedro Caixinha cita aspecto emocional, e fala sobre a falta de experiência do grupo. Vale lembrar que de todo o elenco, apenas Eduardo Sasha já foi campeão brasileiro. 🎙️📦 pic.twitter.com/5nwM6l2DoK
— Leonardo Wisniewski (@LeoWisniewski7) November 13, 2023
O único atleta do grupo que possui o campeonato brasileiro em seu currículo, é o atacante Eduardo Sasha, de 31 anos, em 2021 com Atlético-MG. Sua bagagem e experiência vitoriosa podem se revelar cruciais no processo de amadurecimento e crescimento competitivo do elenco, agregando um elemento valioso à jovem equipe do Bragantino.
“Temos tudo a ganhar”
Com o empate o Red Bull Bragantino tem 59 pontos conquistados, atual quarto colocado com a mesma pontuação que o terceiro lugar Grêmio. Um a menos que o vice-líder Botafogo e três a menos que o Palmeiras, novo líder do campeonato. Mas Bragantino e Botafogo possuem um jogo a menos que os demais competidores pelo título do Brasileirão.
Ainda na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico português do Red Bull Bragantino, Pedro Caixinha olha o lado positivo e destaca o coletivo da equipe.
Otimista Pedro Caixinha observa copo meio cheio: “Não é: não temos nada a perder… É temos tudo a ganhar”. pic.twitter.com/Vy5Ka61qlW
— Leonardo Wisniewski (@LeoWisniewski7) November 13, 2023
A partida atrasada do Red Bull é contra o Flamengo, sexto colocado, que também sonha com o título da competição nacional. O jogo será realizado depois da pausa para a Data Fifa, mais precisamente na quinta-feira (23), no Maracanã.
Desgaste físico e mental
Na zona mista, a equipe da Trivela acompanhou a fala do zagueiro e capitão da equipe, Léo Ortiz disse que a pausa para a Data Fifa tem total importância, não somente física, mas também mentalmente. Pois o clube teve jogos difíceis e desgastantes em sequência.
A sequência citada pelo zagueiro começou na vitória sobre o Goiás por 2 a 0, na Serrinha, dia 2 de novembro. Três dias depois veio a vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, em Bragança Paulista. Após mais três dias, o Bragantino perdeu para o São Paulo por 1 a 0, na Vila Belmiro. E agora o empate com o Botafogo. Ou seja, em um curto intervalo de 10 dias, o Red Bull Bragantino disputou quatro partidas, média de uma partida a cada 2,5 dias.
Data Fifa vem sendo ponto positivo
Pedro Caixinha também comentou a importância da Data Fifa e relembrou o bom desempenho de sua equipe após o retorno nas Datas Fifas anteriores. Em julho, quando houve pausa no campeonato brasileiro para disputa de amistosos internacionais, o Red Bull Bragantino ficou 12 dias sem jogar, e ao retornar venceu quatro partidas consecutivas, uma delas um senhor 4 a 0, sobre o Flamengo no Nabi Abi Chedid.
Em setembro tivemos uma Data Fifa para o início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, onde o Bragantino ficou 11 dias sem disputar uma partida oficial. Quando voltou, vivenciou um ótimo período de seis rodadas invictas, somando cinco vitórias e um empate, inclusive uma virada sobre o agora líder Palmeiras.
Na Data Fifa mais recente, em outubro, o Red Bull viveu um hiato de 11 dias sem jogos oficiais e, quando voltou, venceu as duas rodadas seguintes: 3 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro e 1 a 0 sobre o Fluminense, no Nabizão.
Agora Pedro Caixinha e sua comissão técnica terão 11 dias de descanso e preparo no elenco para a reta final do Campeonato Brasileiro, que segue em aberto, e promete emoções até o fim.