STJD pune John Textor por ataque à CBF após a derrota do Botafogo para o Palmeiras
Depois de ver o Palmeiras derrotar o Botafogo por 4 a 3, Textor afirmou que há 'corrupção' e 'roubo' no Brasileirão
O ataque de John Textor, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, após a derrota de virada da equipe carioca para o Palmeiras, por 4 a 3, no Nilton Santos, na última quarta-feira (1º), resultou em uma suspensão de 30 dias ao dirigente. Nesta sexta-feira (3), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva que solicitou a suspensão preventiva de Textor.
Depois da partida entre Botafogo e Palmeiras, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, que entrou para a história dos pontos corridos do Brasileirão, o presidente da SAF botafoguense afirmou que existe “corrupção” e “roubo” no Brasileirão. As acusações ocorreram em razão da expulsão do zagueiro Adryelson, que, na visão de Textor, recebeu o cartão vermelho injustamente.
O que disse John Textor para ser suspenso?
– Não é para cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multe, Ednaldo (Rodrigues), mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada. Ninguém merece isso, esses jogadores do Palmeiras não querem ganhar desse jeito, nós não queremos perder desse jeito. São cinco jogos consecutivos – disse Textor, em inglês, enquanto os jogadores do Palmeiras deixavam o gramado rumo ao vestiário do estádio.
– Senhores (jogadores do Palmeiras), vocês jogaram um bom jogo, não é culpa de vocês, mas isso é corrupção. Isso tem que mudar. Ednaldo, você tem que renunciar pelo bem do jogo, tem que acabar agora. Isso é roubo, me multem, podem me expulsar. É o meu estádio, eu vou continuar aqui – completou o representante botafoguense.
John Textor ficou revoltado com a arbitragem.
"Esse campeonato se tornou uma piada"pic.twitter.com/pdGGEM23Ps— Espaço Glorioso (@EspacoGlorioso) November 2, 2023
Textor foi punido em quais artigos?
Diante do ataque, Textor foi indicado nos artigos 258-B (Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar) e 243 -F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) do CBJD.
A decisão da presidência do STJD foi baseada no artigo 35 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Segundo o artigo, “poderá haver suspensão preventiva quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses excepcionais e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria”, ou quando expressamente determinado por lei.
Vice-presidente também foi suspenso pelo STJD
Além de Textor, o vice-presidente do Botafogo, Vinícius Assumpção, também foi suspenso pelo mesmo período por ter xingado o árbitro Bráulio da Silva Machado, já nas proximidades do vestiário, por sua atuação no confronto contra o Palmeiras.
Botafogo e Palmeiras fizeram o melhor jogo do Brasileirão
Botafogo e Palmeiras fizeram um jogo digno de uma final de campeonato. O líder voou no primeiro tempo e fez 3 a 0 com autoridade. O vice-líder fez um segundo tempo impecável e, com show de Endrick, virou para 4 a 3.
Com o resultado, o Palmeiras e reabriu a disputa pelo título, pois a distância entre eles na tabela caiu para três pontos.
Além disso, a derrota deixou os botafoguenses, que têm um jogo a menos do que o rival, muito preocupados, enquanto o combustível para os palmeirenses sonharem com o título nunca esteve em um nível tão alto.