Brasileirão Série A

Com saudades de casa, São Paulo volta ao Morumbi e tenta reverter campanha de Z4 no returno

Ainda sem vencer fora de casa, São Paulo tem obrigação de se recuperar em duelo com o Cruzeiro

A última vez nem faz tanto tempo assim. Foram apenas 12 dias, mas que mais pareceram uma eternidade para o São Paulo longe do Morumbi. Após dois jogos como visitante, o Tricolor mata as saudades de casa nesta quinta-feira (2), às 20h (horário de Brasília), quando recebe o Cruzeiro em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão.

Para um time que paga o preço de não ter vencido uma mísera partida sequer fora na competição, voltar a jogar em seu reduto tem peso ainda maior. O São Paulo se obriga a vencer o Cruzeiro para sair de uma simbólica posição no Z4 do returno do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor fez 11 jogos desde a virada do turno. Somou apenas 12 pontos, distribuídos em três vitórias, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de apenas 36,36%, e a campanha o deixa na hipotética 17ª campanha no segundo turno. Apenas para comparação: o Goiás, hoje o time que abre o Z4, tem 35,36% de aproveitamento no Brasileirão.

– Eu penso em fazer o maior número de pontos possíveis em uma competição que ao longo de 12 jogos, tivemos que abrir mão daquilo que pudéssemos ter realizado. Mas em razão de estarmos com atenções voltadas para duas competições além do Brasileiro, pesava demais naquele instante termos o mesmo rendimento que vinha acontecendo nas copas – explica Dorival, lembrando que o clube deu foco às copas e “esqueceu” o Brasileirão ao longo da temporada.

Não é à toa que o São Paulo ainda não se livrou totalmente do risco de rebaixamento, passado mais de um mês desde o título da Copa do Brasil. Hoje, a distância para o Z4 é confortável, de sete pontos. Mas a equipe quer usar a sequência de dois jogos consecutivos em casa para se livrar de vez das chances de queda.

O número mágico de Dorival Júnior para evitar o rebaixamento é de 45 pontos. Justamente a pontuação a que o Tricolor pode chegar se vencer o Cruzeiro nesta quinta e depois o Bragantino. Mas vale lembrar: o duelo com a equipe de Bragança Paulista, na próxima quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília), será na Vila Belmiro – e não, no Morumbi.

Por que voltar ao Morumbi é tão importante?

A lembrança da última partida ajuda a entender por que o estádio é tão importante para os são-paulinos. Pouco mais de duas semanas atrás, o São Paulo vencia o Grêmio com autoridade e uma atuação de gala de James Rodríguez. Parecia destinado a navegar em mares tranquilos no Brasileirão… Até a campanha fora de casa trazê-lo de volta a uma incômoda realidade de irregularidade na competição.

O Tricolor retorna ao Morumbi após dois frustrantes jogos como visitante. Primeiro, veio a vergonha de sofrer uma goleada por 5 a 0 para o Palmeiras no Allianz Parque. Depois, o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR na Arena da Baixada, no último domingo (29). Um resultado que até não seria considerado ruim, não fosse todo o contexto que o envolve.

O São Paulo tem a segunda pior campanha como visitante no Brasileirão. Está à frente apenas do lanterna América-MG – a única outra equipe da competição que ainda não venceu fora de casa. Em 15 jogos, soma sete empates, oito derrotas e míseros 15,56% de aproveitamento.

São Paulo tenta se recuperar da campanha vexatória fora de casa (IconSport)

Mas a história muda quando os jogos são no Morumbi. O Tricolor tem a quinta melhor campanha como mandante no Brasileirão. Somou 32 de seus 39 pontos em casa. São 10 vitórias, dois empates e 3 derrotas em 15 jogos, com aproveitamento de 71,1%.

– Agora, é muito difícil explicar uma situação. Você vê que em todos os jogos no Morumbi, a nossa postura é diferente. Às vezes, foge até ao nosso entendimento o que acontece quando saímos do Morumbi. A equipe precisa ser regular. Do contrário, passaremos sempre aperto. Queremos ter uma equipe que nos dê uma resposta positiva dentro e fora de casa – ressalta Dorival.

Para evitar mais sofrimento na sequência da temporada, o treinador espera que o São Paulo volte a atuar no padrão de sempre no Morumbi. O Tricolor recebe o Cruzeiro em casa nesta quinta-feira (2), às 20h30 (horário de Brasília), pela 31ª rodada do Brasileirão.

– Agora, é muito difícil explicar uma situação. Você vê que em todos os jogos no Morumbi, a nossa postura é diferente. Às vezes, foge até ao nosso entendimento o que acontece quando saímos do Morumbi. A equipe precisa ser regular. Do contrário, passaremos sempre aperto. Queremos ter uma equipe que nos dê uma resposta positiva dentro e fora de casa – analisa Dorival.

Os próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Cruzeiro – 31ª rodada do Brasileirão – quinta-feira (2), às 20h (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo