BrasilBrasileirão Série A

São Paulo perde Gabriel Neves, mas pode ter retornos para o clássico

Dorival deve seguir a rotina de preservar alguns jogadores contra o Santos

O volante Gabriel Neves saiu do Allianz Parque com a vaga na semifinal da Copa do Brasil e com uma fratura na costela após a vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Palmeiras, na última quinta-feira (13). O jogador deve ser desfalque da equipe no clássico com o Santos no próximo domingo (16), às 16h (de Brasília) no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

O uruguaio sofreu a lesão durante o Choque-Rei, válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. O jogador fez exames após o clássico, na reapresentação do elenco, e já iniciou tratamento no Reffis. O São Paulo não costuma informar o prazo para a recuperação de seus jogadores.

O curioso é que Gabriel Neves lidou com a situação com bom humor. O uruguaio publicou um story em sua conta no Instagram com a seguinte mensagem: “Duas costelas fraturadas, mas a classificação é nossa”.

Dorival pode ter retornos para o clássico

Se Gabriel Neves deve ser ausência, Dorival Júnior espera contar com alguns retornos para enfrentar o Santos neste domingo. A tendência é de que Pablo Maia retorne ao time para o clássico.

O volante ficou fora do Choque-Rei devido à morte do pai, Roberto Fortunato, na última quarta-feira (12). Ele foi liberado pelo clube para acompanhar o sepultamento, em Minas Gerais, e até foi relacionado para enfrentar o Palmeiras. Mas o jogador acabou preservado por Dorival Júnior.

O treinador, aliás, pode ter ainda mais retornos para enfrentar o Santos no domingo. o lateral-esquerdo Welington (cirurgia no tornozelo esquerdo), o lateral-direito Moreira (cirurgia no joelho esquerdo) e o meio-campista Talles Costa (cirurgia no joelho direito) estão liberados pelo departamento médico.

LEIA MAIS: Como Dorival transformou o São Paulo em candidato a título

Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do clube, os três aprimoram a parte física para ficar à disposição. Ou seja: eles já trabalham normalmente com os demais companheiros no CT da Barra Funda e podem ficar à disposição de Dorival no clássico.

Quem já retornou é o atacante Erison. O centroavante ficou mais de dois meses afastado em recuperação de uma lesão muscular e voltou a ser relacionado pelo treinador no clássico contra o Palmeiras.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo esvazia DM, mas Beraldo segue fora

Com os retornos, o São Paulo começa a (enfim) esvaziar seu departamento médico. A lista que costuma ultrapassar os dez nomes a cada partida, hoje tem seis nomes. Além de Gabriel Neves, dois jogadores estão mais próximos de um retorno – ainda sem prazo confirmado.

O primeiro a voltar deve ser Alan Franco. O zagueiro não tem lesão confirmada, mas se recupera de dores na perna direita. Ele ficou fora contra o Palmeiras e também contra o Red Bull Bragantino.

Lucas Beraldo, por sua vez, faz tratamento de uma lesão de ligamento no tornozelo esquerdo. O defensor não atua desde a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, em 24 de junho. Ele sofreu o problema durante um treinamento.

Os outros três jogadores no departamento médico levarão mais tempo para ficar à disposição. Galoppo e Ferraresi se recuperam de cirurgias para reconstrução de ligamento no joelho. Igor Vinicius, por sua vez, segue a transição física após passar por um procedimento no púbis.

A lista de desfalques do São Paulo:

  • Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo)
  • Ferraresi (cirurgia no joelho direito)
  • Lucas Beraldo (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo)
  • Alan Franco (dores na perna direita)
  • Gabriel Neves (fratura nas costas)

Dorival deve fazer mudanças no time

Além das mudanças “forçadas” por problemas médicos, Dorival deve seguir a rotina de preservar alguns jogadores para o clássico de domingo. Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Palmeiras, o treinador afirmou que o intervalo entre os dois duelos não é suficiente para recuperar 100% todos os jogadores. Ele inclusive fez um pedido à CBF para aumentar a distância de horas entre as partidas.

“Que as equipes que entram em campo na quinta-feira, pudessem jogar no domingo às 20h. O jogador não consegue alcançar a recuperação nos dois dias seguintes à partida. Sexta e sábado, não alcançamos a recuperação completa. Se a gente tivesse a parte da tarde, teríamos a possibilidade de um espetáculo muito maior”, disse o técnico.

Classificado à semifinal da Copa do Brasil, o São Paulo é o oitavo colocado no Brasileirão, com 22 pontos. O Tricolor enfrenta o Santos neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo