Brasileirão Série A

Dorival admite que São Paulo corre perigo no Brasileirão após derrota de reservas

Sem vencer há oito jogos, São Paulo fica a apenas quatro pontos do Z4 às vésperas da final da Copa do Brasil

O São Paulo chegou a oito jogos sem vencer no Brasileirão com a derrota por 2 a 1 do time reserva para o Fortaleza, nesta quarta-feira (20), no Morumbi, pela 24ª rodada. E isso deixa o técnico Dorival Júnior preocupado, mesmo às vésperas da final da Copa do Brasil, no domingo (24), às 16h (horário de Brasília). Na entrevista coletiva após a partida, o treinador admitiu que o Tricolor corre perigo no Campeonato Brasileiro.

O que disse Dorival

  • disse inúmeras vezes que só pensa na Copa do Brasil;
  • admitiu preocupação com proximidade com Z4;
  • elogiou time reserva em derrota;
  • atualizou situações de James e Pato.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo corre perigo no Brasileirão

Como depositou todas as suas fichas nas copas nesta temporada, o São Paulo vê sua estratégia dar certo com a disputa da final da Copa do Brasil. Mas Dorival admite também que a equipe paga o preço no Brasileirão. Tanto que ele foi sincero e disse que o Tricolor corre perigo no Campeonato Brasileiro por estar a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento.

– O perigo existe, é iminente. Mas eu acho que calculado. Não podíamos usar outra estratégia que não a desenvolvida. Começamos a ter uma caída no momento em que as fases se afunilaram, disputas a toda a semana. Jogador não é máquina, não tivemos como colocá-los a todo o momento. Acredito que deu certo, chegamos a uma final. Estávamos brigando na Sul-Americana. Perdemos nos pênaltis. É natural que preocupe. É um risco, sim. Temos consciência disso. Poderíamos ter resultados melhores – disse o treinador.

Foco total na Copa do Brasil

Nesta quarta-feira, Rafael foi o único titular à disposição de Dorival no banco de reservas. Os demais sequer foram relacionados para a partida. E o próprio técnico admitiu que seu foco total está na final de domingo. Tanto que até mesmo as substituições no decorrer do jogo foram pensando nos atletas que devem ser aproveitados contra o Flamengo.

– Não vamos mudar o que pensamos às vésperas de uma decisão tão importante para a história do clube. Nesse momento, sou muito sincero. Me preocupa muito o jogo de domingo. (No jogo) Não foi nenhuma alteração estratégica no sentido tático. Foram alterações para que não desgastássemos jogadores importantes. Fico tranquilo que sei que todos estão preparados para poderem atuar dentro de alguma necessidade. Vamos ter cuidado suficiente. Preparando todos os jogadores que estão aí. Não só a equipe que teoricamente vai entrar em campo, mas todos que podem entrar. Que todos estejam preparados, porque qualquer mudança pode ser significativa – explicou o treinador.

Defesa a time reserva

Dorival ainda saiu em defesa da atuação do time reserva. O técnico negou que tenha havido falta de concentração da equipe após sofrer os gols e exaltou o primeiro tempo em que o São Paulo teve chances de até virar a partida. Foram duas bolas na trave, além do pênalti perdido por James Rodríguez.

– De maneira nenhuma. Pode ter faltado qualquer coisa, menos concentração. Para quem criou seis situações no primeiro tempo e teve um pênalti não marcado, não faltou concentração. Para o primeiro tempo que fizemos, só faltou o gol, ter melhor sorte. Não encontramos vitória nesses sete ou oito últimos jogos. Mas não foi por falta de merecimento. Time merecia melhor sorte em outros jogos, mas não foi por falta de concentração. Equipe jogou um primeiro tempo de muita qualidade. Faltou sorte. E o Fortaleza foi muito competente – analisou.

James e Pato ainda estão abaixo

Dorival também atualizou as situações de James Rodríguez e Alexandre Pato. O colombiano foi titular no jogo contra o Fortaleza e até marcou seu primeiro gol pelo clube, ao passo que Pato entrou durante o segundo tempo. De acordo com o treinador, os dois ainda estão abaixo dos níveis físicos dos demais.

– Naturalmente que nós temos um respeito muito grande pelo histórico de cada um deles. Não pode ser diferente. Mas é uma disputa saudável dentro de um grupo de trabalho. E eu prefiro falar a partir do momento em que eles estejam em campo brigando por suas posições e tentando uma manutenção na equipe. Eu vejo jogadores de muito bom nível. O James está readquirindo uma melhor condição. O Alexandre vem de uma lesão muito séria que o tirou de campo por um bom tempo. Temos que ter um pouco de paciência e entendimento de que eles não voltarão a ser o que já foram se não alcançarem uma sequência. Para essa sequência acontecer, temos que tê-los na melhor condição possível, e isso que estamos tentando fazer – ressaltou.

Perto do Z4 às vésperas da final

Com a derrota, o São Paulo segue na 13ª colocação no Brasileirão, com 28 pontos. A equipe tem apenas quatro pontos de vantagem para o Santos, primeiro integrante do Z4, com 24 pontos. Menos mal para o Tricolor, que ele está a um empate do título inédito da Copa do Brasil. O jogo da volta está marcado para o próximo domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo