Brasileirão Série A

Após vexame, São Paulo tem reta final do Brasileirão que pode trazer ainda mais problemas

Reta final do São Paulo no Brasileirão não traz boas lembranças à torcida e ainda coloca time frente a frente com sua maior dificuldade no ano: jogar fora de casa

O São Paulo mal teve tempo de assimilar o duro baque de dar vexame em um clássico e já terá de lidar com mais problemas pela frente. Após ser atropelado por 5 a 0 pelo Palmeiras na última quarta-feira (25), o Tricolor tenta a recuperação imediata contra o Athletico-PR neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Brasileirão. O duelo com o Furacão é um dos nove compromissos restantes em uma reta final de Campeonato Brasileiro que deve exigir muito da equipe de Dorival Júnior.

O primeiro ponto de dificuldade é o número de partidas como visitante até o fim da competição. Cinco dos nove jogos restantes serão longe do Morumbi. Isso obriga o Tricolor a enfim vencer o seu primeiro jogo fora de casa no Brasileirão.

Em 14 partidas até agora, são seis empates e oito derrotas, com apenas 14,2% de aproveitamento. Além do São Paulo, apenas o lanterna América-MG ainda não venceu como visitante no Campeonato Brasileiro. Trata-se de uma oscilação para a qual nem mesmo Dorival tem uma resposta.

– Agora, é muito difícil explicar uma situação. Você vê que em todos os jogos no Morumbi, a nossa postura é diferente. Às vezes, foge até ao nosso entendimento o que acontece quando saímos do Morumbi. Fizemos jogos muito bons principalmente na Copa do Brasil. Alguns, na Copa Sul-Americana. Mas não suficiente para que tenhamos uma regularidade. A equipe precisa ser regular. Do contrário, passaremos sempre aperto. Queremos ter uma equipe que nos dê uma resposta positiva dentro e fora de casa.  Se eu soubesse o caminho (para encerrar a oscilação), ela não estaria acontecendo – admitiu o treinador na entrevista após a goleada para o Palmeiras.

São Paulo terá sequência que o complicou no 1º turno

Mas as dificuldades que esperam o São Paulo nesta reta final de Brasileirão vão além dos jogos fora de casa. O Tricolor se vê em meio a uma sequência de 10 jogos que o complicou durante o primeiro turno. Entre a 10ª e a 19ª rodadas, a equipe somou quatro derrotas, três empates e três vitórias, com aproveitamento de apenas 40%.

Será justamente em meio aos jogos em que a equipe mais teve dificuldades, que Dorival terá de encontrar soluções para o São Paulo ter um final de Brasileirão mais tranquilo. O treinador quer somar pontos o mais breve possível para conseguir fazer mais observações em seu elenco para a próxima temporada.

– Eu penso em fazer o maior número de pontos possíveis em uma competição que ao longo de 12 jogos, tivemos que abrir mão daquilo que pudéssemos ter realizado. Em razão de estarmos com atenções voltadas para duas competições além do Brasileiro, pesava demais naquele instante termos o mesmo rendimento que vinha acontecendo nas eliminatórias de copas. A partir do instante que finalizamos a Copa do Brasil, tivemos três resultados muito bons, duas vitórias e um empate com o Vasco. Fomos para o resultado de Goiânia e para esse. No intervalo, tivemos a vitória sobre o Grêmio, Temos que pensar em fazer o maior número de pontos possível – ressalta o treinador.

A reta final do São Paulo
  • 30ª rodada – Athletico-PR x São Paulo – domingo (29), às 16h (horário de Brasília)
  • 31ª rodada – São Paulo x Cruzeiro – quinta (2), às 20h
  • 32ª rodada – Fluminense x São Paulo – 22/11, às 21h30
  • 33ª rodada – São Paulo x Bragantino – 08/11, às 20h
  • 34ª rodada – Santos x São Paulo – 12/11, às 18h30
  • 35ª rodada – São Paulo x Cuiabá – data e horário a definir
  • 36ª rodada – Bahia x São Paulo – data e horário a definir
  • 37ª rodada – Atlético-MG x São Paulo – data e horário a definir
  • 38ª rodada – São Paulo x Flamengo – data e horário a definir

Pablo Maia volta, mas Lucas é desfalque

Pablo Maia hoje é quase insubstituível para Dorival (IconSport)

Se serve de consolo após o vexame, Dorival terá o retorno do jogador que considera mais difícil de substituir no São Paulo. Pablo Maia volta ao time titular contra o Athletico-PR depois de cumprir suspensão na goleada para o Palmeiras. Lucas Moura, porém, será desfalque, com uma lesão muscular que deve tirá-lo de combate por pelo menos cinco jogos. A tendência é de que Rodrigo Nestor, Luciano e Wellington Rato também seja atrações na escalação titular.

O São Paulo enfrenta o Athletico-PR neste domingo (29), às 16h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o 10º colocado na tabela, com 38 pontos. Tem sete a mais que o Goiás, primeiro time do Z4, com 31.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo