Santos não se assusta com Tite no Flamengo e quer manter freguesia do badalado treinador
Contratado pelo Flamengo, Tite não acumula bom retrospecto contra o Santos ao longo da sua carreira como treinador
Em meio a todas crises vividas nesta temporada, que pode terminar sem nenhuma conquista, o Flamengo voou alto no mercado e contratou o técnico Tite para reorganizar o time visando o restante da atual temporada e, principalmente, às competições de 2024. Mas a presença do ex-técnico da Seleção Brasileira não assusta em nada o Santos, que luta contra o rebaixamento, antes do confronto desta quarta-feira (1º), às 20 horas (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Tem alguém ansioso aí? Vai começar a minha rodada 31! ? pic.twitter.com/IfiTRABYxv
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) October 31, 2023
O badalado treinador rubro-negro não assusta, porque ele pode ser considerado um verdadeiro freguês do time da Vila Belmiro. Ao longo dos 36 confrontos que Tite teve contra o Santos na carreira, ele saiu vitorioso em apenas seis oportunidades.
Número bem abaixo das 17 vitórias que o Peixe conquistou sobre o treinador à frente de Corinthians, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG, São Caetano e Grêmio. Neste histórico específico ainda constam 13 empates.
As vitórias mais marcantes do Santos contra Tite
Entre as 17 vitórias santistas sobre o treinador, as mais marcantes foram com ele no comando de dois rivais estaduais.
A primeira foi em agosto de 2006, quando Tite compareceu à Vila Belmiro como técnico do Palmeiras e saiu do estádio alvinegro goleado por 5 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Depois vieram os encontros com o treinador no Corinthians. Em maio de 2011, o Santos de Neymar conquistou o título do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, ao vencer o arquirrival sob orientações de Tite por 2 a 1. Como o primeiro duelo da decisão terminou em um empate sem gols, a vitória na Baixada Santista rendeu o troféu ao Peixe.
Quatro anos mais tarde, mais precisamente em agosto de 2015, Santos e Corinthians se cruzaram nas semifinais da Copa do Brasil, mas Tite não encontrou maneiras de parar um Peixe que era liderado por Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira. Sob a batuta de Dorival Júnior, o Santos venceu o primeiro jogo na Vila Belmiro por 2 a 0 e confirmou a vaga na decisão da competição com o Palmeiras derrotando o Timão na Neo Química Arena por 2 a 1.
As amargas derrotas do Santos para Tite
Apesar de poucas – considerando a quantidade de partidas – algumas derrotas para os times de Tite machucaram o torcedor santista.
A primeira a ser destacada foi na final do Paulistão de 2013, poucos meses antes da despedida de Neymar do Santos (que o venderia ao Barcelona, da Espanha) em que o Corinthians ganhou o primeiro jogo do agregado por 2 a 1, no Pacaembu, e assegurou o título na Vila Belmiro após um empate por 1 a 1.
Mas a mais amarga foi a de 2012 pelas semifinais da Copa Libertadores. Com um gol de Emerson Sheik, Tite viu o Corinthians derrotar o Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro, e se classificar para a decisão segurando o empate por 1 a 1, no Pacaembu, no duelo de volta.
Essa eliminação ficou ainda mais dolorosa, porque posteriormente o treinador conduziu o arquirrival santista à inédita conquista continental.
Santos sonha em manter Tite como freguês
Castigar Tite com mais uma derrota é tudo que o Santos mais precisa na sua árdua e longa luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Com 34 pontos conquistados, o Peixe ocupa a 16ª colocação na tabela e precisa pontuar contra o Flamengo para não voltar ao Z4. A missão santista, contudo, não é fácil, pois o técnico Marcelo Fernandes não poderá contar com o zagueiro João Basso, machucado, e com o centroavante Marcos Leonardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.