STJD libera Vila para a torcida e Santos decide encarar o Vasco com Marcelo Fernandes
Elenco do Peixe se reapresentou na manhã desta quinta-feira (21) após a vitória sobre o Bahia
O Santos se reapresentou na manhã desta quinta-feira (21), no CT Rei Pelé, após a vitória de virada sobre o Bahia, por 2 a 1, em Salvador, na última segunda-feira (18). E o dia foi de novidades. Sem conseguir avançar nas negociações para a contratação de um novo treinador, o departamento de futebol alvinegro, liderado pelo coordenador técnico Alexandre Gallo, decidiu dar mais um jogo para o interino Marcelo Fernandes no cargo.
Pelas lentes da Santos TV, confira como foi o primeiro período de treino no CT Rei Pelé! ⚡️ pic.twitter.com/VvhkbhC6Qr
— Santos FC (@SantosFC) September 21, 2023
Desta forma, ele será o responsável por preparar o time que no próximo dia 1º recebe o Vasco, às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro. E neste confronto Fernandes terá um reforço importante: a torcida. Também nesta manhã, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo para que o Santos atue com o apoio do seu torcedor.
Por que o Santos foi punido pelo STJD?
Na semana passada, o Peixe foi condenado pelo STJD com dois jogos de punições por conta de objetos arremessados pela torcida durante a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O efeito suspensivo tem validade até que o recurso apresentado pelo departamento jurídico do Santos seja julgado pelo órgão. Esse julgamento ainda não tem data confirmada para ocorrer.
O que o Santos busca com o seu recurso?
De acordo com o apurado pela Trivela, o Santos tentará converter a punição de dois jogos com portões fechados para a torcida em multas financeiras. O clube também tenta mostrar ao órgão que a pena é improcedente. Mas, por ser reincidente, em razão das bombas atiradas no gramado durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na 11ª rodada da competição, reconhece que a absolvição no julgamento é difícil.
Os atos de vandalismo cometidos contra o arquirrival resultaram na pena de oito jogos do Brasileirão como mandante sem a presença da torcida nas arquibancadas. Nesta condição, o Santos ganhou do Goiás, empatou com Botafogo e Athletico-PR, e perdeu do Flamengo. Após essa sequência, o STJD aceitou reduzir a pena pela metade e os torcedores puderam voltar ao estádio.
Diante de tudo isso, se o órgão não aceitar nenhum dos recursos no julgamento, o Santos terá que cumprir a punição que virá a receber ainda na sequência deste Brasileirão.
Vila Belmiro lotada é essencial para o Santos
Com 24 pontos, o Santos é o 17º colocado e abre a zona de rebaixamento do campeonato. Para evitar a inédita queda à Série B, o Peixe precisa da Vila Belmiro com a presença do seu torcedor.
Foi dentro de casa que o Peixe conquistou 70% dos seus pontos na atual competição. Com o Brasileirão entrando na reta final e a pressão para deixar o Z4 aumentando, atuar com portões fechados será uma dor de cabeça a mais para o elenco alvinegro,
Motivado pela importante virada sobre o Bahia, os comandados de Marcelo Fernandes precisam encarar o próximo compromisso com uma verdadeira decisão. A equipe carioca, dona da 18ª colocação, tem 20 pontos conquistados com dois jogos a menos do que o Peixe.
Se vencer o Vasco e Bahia ou Goiás tropeçarem na próxima rodada, o Santos deixa a zona da degola pela primeira vez nas últimas sete rodadas.