Brasileirão Série A

Santos: o que Rincón precisa fazer para ativar a cláusula de renovação automática?

Contratado pelo Santos após o término do seu vínculo com a Sampdoria, da Itália, o meio-campista Tomás Rincón, de 35 anos, não precisou de muito tempo para cair no gosto do técnico Diego Aguirre. Com pouco mais de uma semana de treinamentos no CT Rei Pelé, o venezuelano mostrou qualidade e foi titular da equipe na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG.

Convocado para a estreia da Venezuela – onde é capitão – nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 junto com Soteldo, Rincón firmou contrato com o Peixe até dezembro de 2024. Mas esse acordo será automaticamente renovado por mais uma temporada, caso o meio-campista atinja algumas metas.

A Trivela, então, foi em busca de informações sobre os objetivos que irão prorrogar a permanência do atleta na Vila Belmiro. E elas são super acessíveis.

Conforme as informações obtidas pelo site, para ativar a cláusula de renovação automática, Rincón precisa estar em campo por 30 minutos de 50% dos jogos do Santos até o final da próxima temporada. Ou seja, ainda que o meio-campista não se firme como titular nesse período, as chances de atingir as metas definidas em contrato são enormes.

Quantos minutos em dois jogos?

Desde que desembarcou na Vila Belmiro, Rincón esteve envolvido nos confrontos contra o Grêmio, em que entrou no decorrer do segundo tempo e iniciou a jogada para o gol de empate marcado por Marcos Leonardo, e o Atlético-MG, em que foi titular mesmo sem estar nas suas melhores condições físicas.

Somando esses dois jogos, o venezuelano já atuou por 113 minutos com a camisa do Santos. Foram 38 minutos contra o Tricolor gaúcho e 75 minutos diante do Galo mineiro.

Primeiras impressões de Rincón

Nesses dois compromissos, Rincón deixou uma boa impressão para a torcida do Santos. Forte fisicamente e inteligente taticamente, o meio-campista acertou 44 dos 50 passes dados e realizou quatro interceptações de bola.

Apesar da idade, o venezuelano tem tudo para se tornar peça importante na equipe santista. O experiente jogador resolveu voltar para a América do Sul, mas tinha mercado para seguir no velho continente.

– Eu tinha a possibilidade de ficar na Itália se esperasse mais. E era a minha prioridade. Mas quando o Santos chamou, decidi em horas. É um clube com uma história linda. É um orgulho estar aqui. E, na minha visão, continuo competitivo. O Brasil tem um campeonato forte. Era um desejo estar aqui. Decidi rápido e estou aqui com muita vontade – falou o novo camisa 25 do Santos – afirmou o atleta na sua entrevista coletiva de apresentação.

14 temporadas na Europa

Revelado pelo Deportivo Táchira, da Venezuela, Rincón passou as últimas 14 temporadas atuando em clubes de diferentes países da Europa.

A primeira experiência no continente europeu foi com a camisa do Hamburgo, da Alemanha, onde atuou por cinco anos. Depois disso, Rincón se mudou para a Itália e defendeu a Genoa, Juventus, Torino e Sampdoria.

Na Sampdoria, o El General, como ele é conhecido, foi o homem de confiança do técnico Dejan Stankovic na luta para tentar salvar a equipe do rebaixamento. Mas isso não ocorreu.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo