Aguirre chega ao Santos sob grande desconfiança para evitar rebaixamento

Horas depois de dispensar Paulo Turra, o Santos tem tudo encaminhado com Diego Aguirre para substituí-lo. O treinador uruguaio está sem clube desde a demissão do Olímpia, do Paraguai, no último dia 20. O vínculo com o Peixe terá duração de apenas quatro meses, que é o tempo restante da gestão do presidente Andres Rueda.
O Santos será o quarto de Aguirre no Brasil. Antes ele trabalhou no Internacional, Atlético-MG e São Paulo.
Além do novo treinador, o Peixe acertou o retorno de Marcelo Fernandes para compor a comissão técnica fixa do clube. Ele irá trabalhar em conjunto com Claudiomiro.
Aguirre será o 10º treinador do Santos na gestão de Rueda, que teve início em janeiro de 2021.
Antes de assinar o contrato o uruguaio quer tomar conhecimento de quais jogadores podem deixar o elenco até o fechamento da janela de transferência para o mercado europeu, em 1º de setembro.
Os atacantes Marcos Leonardo e Deivid, com propostas de Roma, da Itália, e Chelsea, da Inglaterra, respectivamente, podem ser negociados ainda nesta semana.
Em compensação, Soteldo, afastado pelo ex-técnico Paulo Turra e pelo ex-coordenador de esportes Paulo Roberto Falcão, será reintegrado e ficará à disposição de Aguirre.
Técnicos do Santos na gestão Rueda:
- Ariel Holan
- Marcelo Fernandes (interino)
- Fernando Diniz
- Fabio Carille
- Fabián Bustos
- Lisca
- Orlando Ribeiro (interino)
- Odair Hellmann
- Paulo Turra
Torcida fez campanha contra Aguirre
Assim que o nome de Aguirre foi especulado como um dos pretendidos pela diretoria, a torcida do Santos, por meio das redes sociais, iniciou uma campanha contra o treinador fazendo o uso da #Aguirrenao
Apesar disso, a cúpula alvinegra avançou nas negociações e sacramentou a contratação do uruguaio.
Ademir Quintino agora em live: “As chances do Aguirre chegar no Santos são altíssimas”
Lamentável. #AguirreNão pic.twitter.com/dYVbe3RiHA
— Santos da Opressão (@SantosOpressivo) August 6, 2023
A rejeição da torcida, em partes, está relacionada aos últimos trabalhos de Aguirre. Entre 2021 e o presente momento, o uruguaio comandou três equipes: Internacional, Cruz Azul, do México, e Olimpia, do Paraguai.
Ao todo, foram 71 jogos disputados com 24 vitórias, 21 empates e 26 derrotas. Um aproveitamento de 43%.
Desempenho nos três últimos clubes:
- Olimpia: 9 vitórias, 8 derrotas, 6 empates
- Cruz Azul: 4 vitórias, 6 derrotas, 3 empates
- Internacional: 11 vitórias, 12 empates, 12 derrotas
Bem na atual Copa Libertadores
Cheio de altos e baixos no Olimpia, Aguirre deixou o clube paraguaio classificado para oitavas de final da Libertadores, onde a equipe tem o Flamengo como adversário.
No duelo de ida, quinta-feira (3), no Maracanã, o Rubro-negro venceu por 1 a 0. A vaga será decidida em Assunção, na próxima quinta-feira (10).
Em contrapartida, a campanha da equipe no Campeonato Paraguaio era muito ruim. Aguirre foi demitido quando o Olimpia era o vice-lanterna da competição.
Promessa não cumprida
A Trivela apurou que o desligamento ocorreu após a diretoria prometer uma premiação de acordo com o desempenho da equipe na Libertadores.
Como o time terminou com a segunda melhor campanha geral da fase de grupos, atrás apenas do Palmeiras, a premiação alcançou um valor que os dirigentes paraguaios não conseguiram honrar.
Isso causou incomodo no elenco e o desempenho dentro de campo caiu. Diante dos maus resultados, a diretoria decidiu interromper o trabalho do novo treinador do Santos.
Aguirre sabe do desafio
Ainda conforme as informações obtidas pelo site, Aguirre é sabedor de todos os problemas que o Santos tem no momento.
O desejo do treinador de voltar ao Brasil contribuiu para o acerto. Mesmo tendo apenas quatro meses de duração, o vínculo do treinador com o Peixe terá multa em caso de rescisão.
Na Vila Belmiro, o uruguaio reencontrar o assistente de coordenação de futebol Elio Carravetta. Os dois trabalharam juntos no Beiro-Rio.
Carraveta, inclusive, foi importante para o avanços das conversas com Aguirre.