Contra o Athletico, Sampaoli quer Flamengo diferente do primeiro pós Data Fifa
Sampaoli sofreu goleada pelo Flamengo na primeira vez que comandou o time após o período de paralisação das Seleções
O Flamengo voltará a campo nesta quarta-feira (13), depois de 10 dias de paralisação para que a Data Fifa pudesse iniciar as Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo. É o terceiro período em que as Seleções são reunidas e, mesmo que o Rubro-Negro não tenha perdido muitos atletas, Sampaoli acumula uma série de ausências. O treinador luta pela manutenção da paz no clube antes da final da Copa do Brasil.
O desempenho do Rubro-Negro no pós Data Fifa, inclusive, é algo que intriga até o mais lúcido dos torcedores. A equipe acumula uma vitória imponente, ainda com Vítor Pereira, e uma goleada massacrante, com o próprio Jorge Sampaoli. E aí? Qual Flamengo vai resolver entrar em campo depois de algum tempo parado? A Trivela tenta responder alguma dessas perguntas.
Os jogos do Flamengo pós Data Fifa
Além da atual, o Flamengo também passou por outras duas Datas Fifa: uma em março e outra em julho. O Rubro-Negro, inclusive, ainda era comandado por Vítor Pereira na primeira, e o treinador português conseguiu um resultado expressivo: uma vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, pelo jogo de ida da final do Carioca. Claro que os resultados seguintes não ajudaram, e o Rubro-Negro perdeu o título, mas o tempo foi bem aproveitado.
Na segunda, contudo, o tempo parado acabou sendo um desastre. O Flamengo vinha em série de mais de dez jogos de invencibilidade, o melhor momento com Sampaoli e chegou ao Nabi Abi Chedid com uma maioria de titulares. O resultado foi totalmente fora da curva: goleada por 4 a 0 para o Bragantino, em jogo que viu um Rubro-Negro disperso e sonolento.
Como chega o Flamengo para o jogo contra o Athletico
Os dez dias de Data Fifa foram de muita paz para o Flamengo, como mencionado. Foram seis dias de treinos e quatro de folga, algo bastante incomum para o Rubro-Negro nos últimos anos, ainda mais com a temporada a todo o vapor. Durante os treinos, Sampaoli focou bastante na melhora da parte física, além de testar alguma situações de jogo, como a bola parada.
O time conta com diversas ausências para o jogo contra o Athletico. Bruno Henrique e Ayrton Lucas estão suspensos, enquanto Arrascaeta, Varela, Luiz Araújo e Filipe Luís ficam no Rio de Janeiro para seguir recuperação com o departamento médico. Erick Pulgar, que entrou em campo com a Seleção Chilena nesta terça-feira (12), completa a lista de baixas.
📸: Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/MCzsALaHtJ
— Flamengo (@Flamengo) September 12, 2023
A grande questão do time era a estreia de Rossi. Matheus Cunha havia sido convocado para a Seleção Olímpica, e o argentino treinou com os titulares ao longo de toda a preparação. Contudo, o segundo amistoso do Brasil foi cancelado por conta de um terremoto no Marrocos e, por isso, o jovem goleiro retornou antes do esperado. Sampaoli ainda não definiu o time, mas deve dar prioridade ao seu homem de confiança.
No mais, Sampaoli manterá o esquema do Flamengo com três zagueiros que derrotou o Botafogo. A ausência de Pulgar abre espaço para David Luiz, enquanto Cebolinha ganha a vaga de Bruno Henrique na ala esquerda. Dessa forma, uma provável escalação do Rubro-Negro é: Matheus Cunha (Rossi), Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley, Allan, Gerson (Victor Hugo) e Everton Ribeiro; Cebolinha, Gabigol e Pedro.
Foco total na Copa do Brasil
Ainda que alguns nomes fortes dos bastidores se mantenham firmes no posicionamento de que o Flamengo ainda briga pelo Campeonato Brasileiro, está claro e cristalino que a prioridade é a Copa do Brasil. A disputa começa neste domingo (17), diante do São Paulo, no Maracanã. Por isso o cuidado do Rubro-Negro com alguns titulares, como foi o caso de Erick Pulgar.
Em caso de título, o clima ficará mais leve até o fim da temporada, quando algumas mudanças no elenco devem acontecer. Um vice, contudo, deixa os ânimos agitados nos bastidores e pode significar que Sampaoli não terminará o ano como treinador. Um passo de cada vez, Flamengo. É hora de deixar sua torcida mais animada do que preocupada para a Copa do Brasil.