Salto no quadro social e linha de produtos: James já rende frutos ao São Paulo
Clube oficializou meia colombiano como reforço no último sábado (29), com contrato por dois anos

James Rodríguez chegou ao Brasil nos braços dos são-paulinos no último domingo (30). Os 150 torcedores que se acotovelaram para recepcionar o meia no aeroporto de Congonhas fizeram uma recepção à altura do meia. Mas são apenas uma (pequena) parcela do impacto que a contratação do colombiano pelo São Paulo teve no torcedor.
Muito antes de estrear, James já rende frutos ao Tricolor fora do campo. O clube oficializou James como reforço no último sábado (29), com contrato por dois anos. Desde então, o São Paulo registrou um crescimento de 30% em seu quadro social.
Nos quatro dias entre o anúncio e a apresentação oficial, nesta terça-feira (1), o Tricolor teve um acréscimo de 12 mil associados. O número de sócios torcedores saltou de 33 mil para 45 mil, segundo estimativas do clube.
A expectativa, aliás, é de que o salto seja apenas o começo de um movimento dos torcedores, embalado também pela chegada de Lucas Moura. O meia-atacante tem um acerto com o clube e deve ser anunciado como reforço até o fim do ano em breve.
Clube prepara linha de produtos com a marca de James
Ao apresentar James Rodríguez nesta terça-feira, o presidente Julio Casares aproveitou o ensejo para divulgar os primeiros dois produtos com a marca do colombiano. Os torcedores já podem comprar um copo especial e uma camiseta com uma ilustração do camisa 19 tricolor.
É apenas o começo de uma linha de produtos com a imagem de James que o clube irá lançar nos próximos dias. Conforme apurou a Trivela, o rosto do colombiano estampará todos os itens que o São Paulo tem licenciados com direito a receber royalties. A lista vai de peças de vestuário a copos, acessórios para celular, mochilas, balde de pipoca e por aí vai.
A expectativa do clube é aumentar “consideravelmente” o faturamento com a venda deste produto. Inclusive superar o salto na arrecadação que ocorreu após a contratação de Daniel Alves, que triplicou as cifras recebidas pelo clube por royalties.
? @jamesdrodriguez: “Um dos fatores que me fizeram escolher o São Paulo é que o clube é muito grande. Toda a diretoria fez muito esforço para que desse tudo certo, e eu também fiz, então foi perfeito. Estou muito feliz!”#JamesTricolor#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/YFI2uOfkNq
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 1, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Suárez no Grêmio é exemplo
O São Paulo usou a contratação de Suárez no Grêmio como um exemplo que deu certo na questão comercial ao preparar a linha de produtos para James Rodríguez. No Tricolor gaúcho, o uruguaio também tem uma série de itens que levam o seu rosto e estão licenciados com a marca do clube. Mas o principal impacto foi no quadro social gremista.
Após retornar da Série B, o Grêmio usou Suárez como garoto-propaganda de sua campanha de sócios em um ano de reconstrução do clube. O Tricolor gaúcho começou 2023 com 73 mil associados e bateu a meta de 100 membros em seu quadro social no mês de maio. Hoje, são mais de 113 mil sócios.
Clube também prepara linha especial para Lucas Moura
O São Paulo chegou a um acerto com Lucas Moura apenas nesta terça-feira. Mas o clube já tem um plano de marketing para explorar também a imagem do meia-atacante, que é ídolo da torcida e retorna ao Morumbi após 11 anos.
Para Lucas, porém, o planejamento é mais “pontual”. Isso, porque o jogador irá assinar contrato apenas até o final do ano. Como James tem um vínculo maior, até metade de 2025, é possível traçar uma estratégia a longo prazo para usar a imagem do colombiano.
? @jamesdrodriguez: “Gosto muito da cultura do Brasil, tenho muitos amigos brasileiros. Gosto de tudo, da música, das pessoas. Sempre quis jogar aqui. Vou fazer de tudo para jogar bem e ser feliz aqui.”#JamesTricolor#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/YB8QSs8eBX
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 1, 2023
Como o São Paulo vai pagar James
Conforme apurado pela Trivela e confirmado pelo clube, o contrato de James com o Tricolor será válido por dois anos. O colombiano estava livre no mercado após rescindir com o Olympiacos, da Grécia, em abril deste ano.
O São Paulo conduzia a negociação sem o aporte de investidor. A diretoria pretende usar recursos próprios para fechar a contratação do meia, mesmo em situação delicada em suas finanças. O que favoreceu o clube neste contexto é que James está livre no mercado. Assim, o Tricolor negociou diretamente com o atleta valores de vencimentos mensais e luvas, sem necessidade de compensação financeira a outra equipe.