Returno do Brasileirão tem Palmeiras no topo, Galo em queda livre e surpresa no G-4
Enquanto Alviverde segue briga acirrada com Flamengo e Cruzeiro, Atlético-MG começa a se preocupar com o Z-4
O returno do Brasileirão chegou à oitava rodada disputada no último final de semana. Com a parada para a Data Fifa nesse início de outubro, é possível projetar a reta final de algumas equipes na competição.
Avaliando apenas os clubes com base nos oito jogos disputados de returno, é possível notar a competitividade do torneio. O Sport, por exemplo, lanterna geral do torneio com apenas 16 pontos, não é a pior equipe do segundo turno do Brasileirão. Além disso, dos quatro clubes que atualmente estão na zona de rebaixamento, apenas dois aparecem nas piores posições da tabela do returno.
Atlético-MG e Santos amargam Z-4 no returno
Levando em consideração apenas os oito jogos disputados até o momento, o clube com a pior campanha do returno é o Atlético-MG. Até aqui, o Galo somou apenas cinco pontos: vencendo um jogo, empatando dois e sendo derrotado em cinco.
A trajetória do Galo, que na tabela geral ocupa a 15º posição, é pior que a do Sport, lanterna do torneio, por dois pontos. Neste recorte, o Leão da Ilha está na 17º posição do returno, com sete pontos: um triunfo, quatro empates e três derrotas.
O aproveitamento do clube mineiro é de apenas 20,83% no recorte, mostrando o trabalho que o técnico Jorge Sampaoli, contratado há um mês, terá no restante do torneio. Nesta segunda-feira (06), segundo o “ge”, os donos da SAF do clube realizaram uma reunião para cobrar o treinador e o elenco após a derrota para o Fluminense por 3 a 0, no sábado (04).
Outro clube que vive um péssimo returno é o Santos, de Juan Pablo Vojvoda, que foi atropelado pelo Ceará no último domingo (05). O clube da Vila Belmiro ocupa a décima oitava posição no recorte. Na tabela geral, o Peixe está próximo, porém fora da zona de rebaixamento, na décima sexta colocação.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Vasco de Diniz é surpresa positiva do returno
Já do outro lado da tabela, na ponta que garante o título e classificação para os torneios continentais, não há grande diferença da tabela geral para a do segundo turno. Em ambas, o Palmeiras segue como líder, e é seguido por Flamengo e Cruzeiro, respectivamente. Na última rodada, o Alviverde venceu um clássico cheio de polêmicas enquanto viu seus rivais diretos tropeçarem.
A grande surpresa do returno é o Vasco, que está no G-4 do returno, com 14 pontos ganhos, sendo quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Na tabela geral, o Cruz-Maltino ocupa a 11º posição e já começa a sonhar com voos maiores na competição.
Outro clube que, apesar de ter sido derrotado pelo Corinthians na rodada, segue fazendo ótima campanha é o Mirassol. A equipe do interior paulista é a sexta colocada no geral e também no returno, a frente de diversos gigantes do país, comprovando a solidez do trabalho de Rafael Guanaes.

Veja a comparação entre tabela geral e tabela do returno
| Posição | Tabela geral | Tabela segundo turno |
|---|---|---|
| 1º | Palmeiras | Palmeiras |
| 2º | Flamengo | Flamengo |
| 3º | Cruzeiro | Cruzeiro |
| 4º | Botafogo | Vasco |
| 5º | Bahia | Fluminense |
| 6º | Mirassol | Mirassol |
| 7º | Fluminense | Bahia |
| 8º | São Paulo | Botafogo |
| 9º | Bragantino | Grêmio |
| 10º | Ceará | Ceará |
| 11º | Vasco | Corinthians |
| 12º | Corinthians | São Paulo |
| 13º | Grêmio | Fortaleza |
| 14º | Internacional | RB Bragantino |
| 15º | Atlético-MG | Internacional |
| 16º | Santos | Vitória |
| 17º | Vitória | Sport |
| 18º | Fortaleza | Santos |
| 19º | Juventude | Juventude |
| 20º | Sport | Atlético-MG |



