Brasileirão Série A

Trocas de Renato irritam torcida e fazem Grêmio desperdiçar chance de sair da zona de rebaixamento

Tricolor Gaúcho vencia o Palmeiras por 2 a 0, mas levou o empate em apagão logo após seu treinador promover trocas contestáveis

O Grêmio esteve perto de chegar à segunda vitória consecutiva e sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (4). O Tricolor Gaúcho chegou a estar vencendo o Palmeiras por 2 a 0, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Porém, trocas equivocadas do técnico Renato Gaúcho e um apagão, que rendeu dois gols do Porco em intervalo de dois minutos, colocou tudo por água abaixo.

O empate em 2 a 2 mantém o Grêmio na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos em 12 jogos. No próximo domingo (7), às 16h, o Tricolor joga novamente em Caxias do Sul/RS, mas no Alfredo Jaconi, contra o Juventude.

Renato mexeu mal após segundo gol do Grêmio, e permitiu reação do Palmeiras

Quando Cristaldo converteu o pênalti que ele mesmo cavou, aos 24 minutos do segundo tempo, parecia que a vitória do Grêmio estava próxima. Porém, logo depois do gol, Renato promoveu substituições que mudaram o curso da partida.

O estreante Rodrigo Caio e o jovem Natã, zagueiros, e o contestado centroavante João Pedro Galvão entraram nos lugares de Rodrigo Ely, Pavón e Cristaldo. Faltando ao menos 20 minutos para o final da partida, o Grêmio passou a se postar em um 5-4-1 com bloco bem baixo e chamou o Palmeiras para seu campo.

Não demorou muito para que Flaco López, aos 29, e Estevão, em golaço, aos 31, empatassem para o Palmeiras.

Ao invés de reconhecer o erro e retomar a ofensividade de seu time, Renato simplesmente trocou Gustavo Nunes por Nathan Fernandes.

Sem saída, o Grêmio foi pressionado até o final, e quase levou a virada. Nos acréscimos, alguns gritos de ‘burro’ contra o treinador gremista puderam ser ouvidos nas arquibancadas do Centenário.

Como foi o jogo entre Grêmio e Palmeiras?

O Grêmio abriu o placar logo com dois minutos de jogo no Centenário. Após roubada de bola de Cristaldo, Gustavo Nunes recebeu na esquerda, arrancou e cruzou rasteiro, na pequena área, para Pavón, que concluiu para o gol.

No segundo tempo, após jogada ensaiada de escanteio curto, Reinaldo escorou de calcanhar para Cristaldo, que foi derrubado dentro da grande área. O próprio argentino cobrou, aos 24 minutos, para ampliar para o Grêmio.

Mas o Palmeiras reagiu rapidamente. Aos 29, Mayke invadiu a grande área pelo lado direito e bateu cruzado. A bola desviou no recém entrado Rodrigo Caio e sobrou para Flaco López que, de cabeça, cabeceou para as redes.

Dois minutos depois, Estevão partiu da direita para dentro, tabelou com Jhon Jhon, passou por Carballo e acertou lindo chute, no ângulo direito de Marchesín, para empatar.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo