Brasileirão Série A

Tida como certa, renovação de Renato Augusto vira incógnita com Mano Menezes no Corinthians

Mesmo em má fase física, Renato Augusto é o atleta mais tecnicamente sóbrio do Corinthians na temporada

Renato Augusto e o Corinthians formam uma relação vencedora, mesmo que nesta segunda passagem o meia não tenho conquistado títulos. Com ele em campo, ainda que quase nunca durante os 90 minutos, a diferença positiva na postura da equipe em campo quase sempre foi notada. Foi com o camisa 8 como protagonista que o time conseguiu atingir reviravoltas em partidas decisivas no ano.

Além disso da performance em campo, a relação do atleta com o torcedor corinthiano é de extrema idolatria. A ovação antes dos últimos jogos quando tem seu nome anunciado no telão da Neo Química Arena, mesmo com o Corinthians em péssima fase na temporada, é uma prova disso. Com a camisa do Corinthians o meia conquistou a Recopa Sul-Americana (2013), o Campeonato Paulista (2013) e o Campeonato Brasileiro (2015).

Renato Augusto retornou ao Corinthians em 2021, como um dos líderes do elenco alvinegro. Na atual temporada são cinco gols marcados em 28 jogos. O grande obstáculo, porém, são os inúmeros problemas físicos e lesões que o meia vem sofrendo nos últimos meses. Desde que voltou do Departamento Médico – depois da data Fifa de setembro – o desempenho não foi o mesmo. Tido por muitos como um maestro, Renato parece estar fora de ritmo de jogo e com dificuldades de se adequar taticamente, algo que abrange quase todo o time. 

Todo esse cenário pesa quando se trata da tão cogitada renovação de Renato Augusto com o Corinthians. Ventilava-se uma ampliação de vínculo por mais dois anos, mas será que seria positivo para atleta e clube?

Renovação vira incógnita com chega de Mano Menezes

Os problemas físicos de Renato Augusto já eram nítidos no ano passado ainda sob a gestão Vítor Pereira. Com Luxemburgo, o tempo longe dos gramados também foi grande, seja por lesões ou os chamados ‘desgastes físicos'. Até por isso, o veterano treinador – recém demitido do Corinthians – foi contra dar um contrato de mais dois anos ao meia. 

Diante da superioridade técnica de Renato Augusto frente aos seus companheiros, não seria descabido pensar em mais dois anos do meia com a camisa do Corinthians. Ainda assim, a nova comissão técnica parece adotar uma posição cautelosa quando pensa no tema.

Segundo o jornalista Samir Carvalho, do Uol, o Mano Menezes teria pedido para a diretoria alvinegra esperar mais um pouco antes de assinar qualquer novo contrato com o meia. A preocupação do treinador seria a mesma do seu antecessor: o rendimento físico de Renato Augusto para 2024. 

Com menos de duas semanas no comando do Corinthians, Mano só pode contar com Renato Augusto no jogo de eliminação na Sul-Americana frente ao Fortaleza e diante do Flamengo. Contra o rubro-negro, porém, o meia foi substituído no intervalo exatamente por sentir um novo desconforto físico, desta vez na panturrilha. Na entrevista coletiva, o técnico admitiu que não esperava ter que queimar uma substituição com o meia: 

– Troquei o Renato porque sentiu um desconforto na panturrilha. Eu tinha outros planos para o intervalo, mas com a mudança do Renato, que eu não esperava, tive que segurar um pouco, pois tínhamos risco. Tínhamos alguns jogadores com grande possibilidade de não terminar a partida, explicou Mano Menezes.

Renato Augusto deve passar por exames na manhã desta quarta-feira (11) para a avaliar e diagnosticar o desconforto sentido diante do Flamengo. Para sorte do torcedor corinthiano, o meia tem – graças a pausa da Data Fifa – ao menos sete dias pela frente para se recuperar e ajudar o time na reta final do Campeonato Brasileiro. 

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo