Cobrança e incentivo: o recado do técnico do Vasco para jovem promessa do clube
Rafael Paiva falou sobre o erro de Rayan, que custou a derrota do Vasco por 1 a 0 para o Palmeiras, neste domingo, pelo Brasileiro
O Vasco fazia um jogo equilibrado com o Palmeiras até um erro de Rayan determinar o gol e a vitória do time paulista por 1 a 0, neste domingo (22), no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro. E a falha do garoto de 18 anos, é claro, não passou despercebida na coletiva do técnico Rafael Paiva.
Afinal, não foi a primeira vez em que Rayan acabou complicando um jogo recente do Vasco. Há pouco mais de uma semana, o atacante foi expulso ainda no primeiro tempo da derrota para o Athletico-PR, na Ligga Arena, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Para a sorte do garoto, o Cruz-Maltino acabou se classificando nos pênaltis.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Apesar de ser duro na fala sobre Rayan, Rafael Paiva também afirmou que esses erros fazem parte do processo de amadurecimento de um jovem jogador.
– O que a gente passa para os jogadores da base é que a partir do momento em que eles pisam no profissional, eles têm que ser cobrados como jogadores profissionais. Então, o Rayan acho que já está acostumado com esse ambiente. É um jogador que tem experiência, tem muita capacidade física, é potente, tem finalização muito forte, é um jogador que foi convocado agora para a Seleção Brasileira sub-20. E a gente viu que ele evoluiu nesse processo – afirmou Rafael Paiva, antes de completar.
— Hoje ele foi infeliz mais uma vez com o erro. Um erro que, nesse nível de jogo, ele custa muito caro. Custou a nossa derrota. Mas ele tem que ser cobrado igual a qualquer jogador profissional. E ele tem capacidade técnica, tática, física para suportar o jogo profissional — completou o técnico do Vasco.
Aos 18 anos, Rayan é considerado a principal promessa do clube neste momento. O garoto se destaca pelo clube desde o sub-15 e tem multa rescisória de € 80 milhões (R$ 488 milhões, na cotação atual) para clubes do exterior. Na última janela de transferências, clubes europeus e da Arábia Saudita sondaram a situação do garoto, mas não formalizaram propostas.
Rafael Paiva valoriza base do Vasco
Ex-técnico do sub-20 do Vasco, Rafael Paiva aproveitou para exaltar o momento dos crias do clube. Um estudo recente do CIES Football Observatory apontou o Cruz-Maltino como o clube brasileiro que mais dá minutagem para os atletas com menos de 21 anos.
— O Vasco é a equipe que mais coloca os jogadores de minutagem sub-21. É a primeira equipe na competição em, se não me engano, três ou cinco anos. Está no primeiro lugar em minutagem — disse Rafael Paiva, antes de ponderar.
– A gente tem que ter paciência, porque são jogadores que têm um potencial muito grande, mas eles ainda faltam um pouco de experiência, apesar de serem cobrados como jogadores profissionais, faltam um pouco de experiência, faltam um pouco de bagagem, às vezes interpretar o que está acontecendo um pouco mais rápido. A gente gostaria que eles errassem menos, mas a gente tem que ter consciência que isso vai acontecer e a gente vai continuar apostando nos nossos jogadores da base, porque ali tem muito talento e vão dar muita alegria para o Vasco ainda – disse Paiva.