Brasileirão Série A

RB Bragantino fará final diante do Fortaleza em busca de uma vaga na Libertadores de 2024

Um simples vitória do RB Bragantino frente ao Leão do Pici coloca o Massa Bruta na competição continental

O RB Bragantino vive novamente a expectativa de estar entre os melhores da América do Sul e disputar a Copa Libertadores da América em 2024. O Massa Bruta está na 6ª colocação do Campeonato Brasileiro e basta uma vitória simples diante do Fortaleza na próxima quinta-feira (30), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista para alcançar este objetivo. Com 59 pontos na tabela, caso o time paulista vença o Leão do Pici em casa, pulará para os 62 pontos, abrindo dez de vantagem para o Athletico Paranaense e nove para o Fluminense, que já está na próxima edição.

Portanto, o jogo é encarado como uma final para o RB Bragantino, já que se classificar para a Libertadores era desde o começo do Campeonato Brasileiro, o principal objetivo do Massa Bruta para esta temporada. Em caso de vitória frente ao Fortaleza nesta quinta-feira, o time comandado por Pedro Caixinha garante pelo menos sua classificação à fase de entrada da principal competição de clubes da América do Sul, ou seja, a pré-Libertadores. Restando três jogos para o fim do Brasileirão, o time paulista tem sete pontos a mais do que o Furacão e seis em relação ao Fluminense.

Como o Tricolor Carioca já está presente na próxima edição por conquistar a Glória Eterna em 2023, a briga do RB Bragantino neste momento é diante do Furacão, que ainda pode chegar aos 61 pontos e ultrapassar o time de Bragança Paulista na disputa. Caso o RB Bragantino vença o Fortaleza, não poderá mais ser alcançado na classificação e isso garantiria ao time paulista ao menos a vaga na pré-Libertadores. No cenário no qual o Massa Bruta perca ou empate para o time cearense, o torcedor deverá torcer por um tropeço do Athletico, que encara o Cruzeiro, também na quinta-feira, mas às 20h (horário de Brasília).

Além da Libertadores, RB Bragantino quer se manter no páreo pelo Brasileirão

Além de buscar uma vaga para a próxima Libertadores, uma vitória do Massa Bruta diante do Fortaleza mantém o time de Pedro Caixinha no páreo pelo título brasileiro.

Portanto, a vitória diante do Fortaleza classifica o Massa Bruta para a próxima Libertadores, e pode colocar novamente o time paulista no páreo para o título. Além disso, um triunfo frente ao Leão do Pici encerraria uma sequência ruim de resultados, já que nos últimos quatro jogos, o time paulista perdeu três jogos e empatou um. São duas derrotas seguidas nas últimas duas partidas, diante do Flamengo e Internacional fora de casa. Nesta temporada, o RB Bragantino disputou o Campeonato Paulista, competição na qual foi semifinalista, sendo eliminado pelo Água Santa, vice-campeão.

Disputou também a Copa Sul-Americana, mas parou nas oitavas de final após eliminação em casa e nos pênaltis para o América-MG. Talvez a única participação mais decepcionante do time em 2023 tenha sido a Copa do Brasil, quando saiu ainda na primeira fase, após derrota para o Ypiranga de Erechim pelo placar de 3 x 1, ainda em março deste ano. No Brasileirão de 2023, o time paulista soma 16 vitórias, 11 empates e apenas oito derrotas, sendo ao lado do Palmeiras, os times que menos perderam na atual edição da competição. Além da boa campanha em pontos, a equipe marcou 46 gols e sofreu 31 ao longo desta campanha que pode culminar com o retorno do time à disputa da Libertadores após dois anos.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo