Brasileirão Série A

Por que o Botafogo conseguiu mais do que só uma vitória sobre o Palmeiras?

Depois do trauma de 2023 e das polêmicas recentes entre John Textor e Leila Pereira, o Botafogo tirou um peso das costas com a vitória desta quarta-feira

O Botafogo conseguiu mais do que uma vitória sobre o Palmeiras. Nesta quarta-feira (17), no Nilton Santos, ao vencer por 1 a 0 e abrir três pontos na liderança do Campeonato Brasileiro sobre o próprio Verdão, o Glorioso exorcizou um dos seus traumas de 2023 e mostrou, mais uma vez, que está cada vez mais preparado para buscar coisas grandes em 2024.

Tudo o que rondou o jogo deste noite reforçava como 2023 ainda estava vivo na memória do Botafogo — por mais que, no discurso, isso já seja tratado como um assunto “superado”. Seja nas lamentáveis ameaças feitas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ou nas provocações em faixas e gritos, a torcida do Botafogo mostrou como o Palmeiras estava entalado na garganta.

Novamente disputando a liderança com o Palmeiras, o Botafogo, externamente, encarava o jogo como “mais um jogo”. Afinal, de fato, o Brasileiro ainda está longe do fim. Mas desde o começo ficou claro como a partida desta noite foi jogada como uma final.

O Botafogo não foi superior ao Palmeiras. As equipes fizeram um grande jogo, que foi equilibrado e que teve os dois goleiros, John e Weverton, como os principais destaques. Como uma final, o time de Artur Jorge disputou e brigou até o fim.

Depois do gol de Tiquinho Soares, a equipe teve chances de ampliar. Assim como o Palmeiras teve de empatar. Mas, comandado por Jhon e pela dupla de zaga, o Botafogo foi aguerrido e conseguiu segurar o placar, sem sofrer com os traumas de 2023.

Mais uma vez na liderança e ainda na disputa da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Botafogo se coloca cada vez mais como um dos — ou o principal — clubes para tentar encerrar a hegemonia de Palmeiras e Flamengo no futebol brasileiro. A vitória desta quarta-feira foi mais um sinal disso.

Vitória também é especial para Tiquinho Soares

Este clima de rivalidade com o Palmeiras surgiu em meio a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de 2023. Especialmente, é claro, na épica vitória do Palmeiras por 4 a 3 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela 31ª rodada, no começo de novembro. E aquela derrota ficou marcada, entre outras coisas, pelo pênalti perdido por Tiquinho Soares.

O Botafogo vencia a partida por 3 a 1 e, após a polêmica expulsão de Adryelson, que iniciou a série de reclamações e acusações de Jhon Textor, Tiquinho Soares teve a chance de ampliar o placar e praticamente decretar a vitória. No entanto, o camisa nove desperdiçou a cobrança, e, nos minutos finais, o Palmeiras conseguiu uma virada incrível por 4 a 3.

Oito meses depois, Tiquinho Soares voltou a ser decisivo. Dessa vez, positivamente. O camisa 9 foi o autor do único gol do jogo, que deu a vitória e a liderança isolada para o Botafogo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como fica a situação do Botafogo no Brasileiro?

Com a vitória desta quarta-feira, o Botafogo deixou o Palmeiras para trás e, agora, é líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos. O Verdão ficou em segundo, com 31. No próximo sábado (20), o Glorioso volta a campo, de novo no Nilton Santos, contra o Internacional, às 18h30 (horário de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo