Brasileirão Série A

Nilton Santos reflete clima hostil criado entre Botafogo e Palmeiras

Primeiro jogo entre Botafogo e Palmeiras em 2024 ficou marcado por ameaças contra Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues

As arquibancadas e os arredores do Nilton Santos refletiram, nesta quarta-feira (17), o clima de rivalidade exacerbada criada entre Botafogo e Palmeiras desde o fim de 2023.

Antes da bola rolar para o duelo entre as equipes pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, torcedores do time carioca escreveram um novo episódio lamentável deste imbróglio entre os clubes e, principalmente, entre John Textor e Leila Pereira.

Poucas horas antes do jogo, dois bonecos com os rostos de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, foram pendurados em uma passarela que fica na frente da entrada do setor visitante do Nilton Santos.

Além disso, os bonecos ainda tinham a palavra “corrupção” presa aos respectivos corpos. Eles ficaram expostos por pouco tempo e foram retirados por policiais militares.

Ainda antes da partida, torcedores do Botafogo também puxaram gritos com ofensas a Leila Pereira, inclusive quando John Textor dava uma volta olímpica pelo campo do Nilton Santos. Alguns botafoguenses ainda reforçaram, em outra música, que “hoje a noite é guerra”.

No começo do jogo, torcedores do Botafogo voltaram a provocar o Palmeiras e a CBF. No setor Leste Inferior, um grupo de botafoguenses levantou uma faixa com a frase “Quem com os porcos anda, farelo come”. A faixa ainda tinha o desenho de um porco abraçado com um canarinho, mascotes do Palmeiras e da CBF.

Botafogo e Leila repudiam ameaças

Ainda antes do jogo, o Botafogo repudiou, nas suas redes sociais, as ameaças feitas contra Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues. O clube ainda informou que partiu da sua diretoria o pedido para a retirada dos bonecos.

— O Botafogo repudia veementemente as ameaças e atos criminosos manifestados contra a Presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Tão logo tomou conhecimento, a Diretoria solicitou ao policiamento que agisse imediatamente — diz um trecho da nota do Botafogo.

Leila Pereira também se pronunciou sobre as ameaças sofridas. A presidente do Palmeiras repudiou o fato e cobrou segurança para a delegação do clube e seus torcedores.

— Lamento este ato criminoso, bem como qualquer tipo de hostilidade no ambiente do futebol. A rivalidade deve sempre se restringir ao campo de jogo. Entendo que o esporte precisa de dirigentes responsáveis, que não fomentem a violência. Espero que as autoridades policiais tomem todas as providências necessárias para garantir a segurança dos nossos profissionais e dos nossos torcedores que estarão no Estádio Nilton Santos. Futebol é entretenimento, não violência — disse Leila Pereira, que não viajou com a delegação do Palmeiras.

— Tomei a decisão de não ir ao jogo desta noite porque entendo que o foco precisa estar no campo. Afinal, a partida é entre Botafogo e Palmeiras, e os jogadores são os astros do espetáculo. Infelizmente, ao ver estas imagens assustadoras, concluo que a decisão de não comparecer ao estádio foi correta — completou Leila.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Leila e Ednaldo viraram alvos de John Textor

Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues se tornaram alvos de John Textor, dono da SAF do Botafogo, desde o fim de 2023. O presidente da CBF, assim como a própria entidade, foram acusados de corrupção pelo empresário. Textor também acusou o Palmeiras de ter se beneficiando indiretamente de supostas manipulações de resultados no futebol brasileiro nos últimos dois anos.

Desde então, John Textor entrou em batalhas judiciais com Ednaldo Rodrigues e Leila Pereira. Com a presidente do Palmeiras, trocas farpas com frequência através da imprensa. Na última semana, a poucos dias do jogo desta quarta, revelou que iria processar Leila Pereira nos Estados Unidos.

Vale lembrar, é claro, que este foi o primeiro encontro entre os clubes desde a vitória histórica do Palmeiras por 4 a 3 sobre o Botafogo, em novembro de 2023. Na ocasião, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Verdão chegou a estar perdendo por 3 a 0, mas conseguiu a virada, que impulsionou o clube para a conquista da competição.

Foi naquele jogo em que John Textor começou as acusações de corrupção e manipulação no futebol brasileiro. O americano ficou na bronca com a expulsão do zagueiro Adryelson, quando o Botafogo vencia a partida por 3 a 1. Depois, o time teve a oportunidade de ampliar o placar, mas Tiquinho Soares desperdiçou um pênalti e o Palmeiras conseguiu a virada no fim do jogo, com um show de Endrick.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo