Brasileirão Série A

Vanderlan tem chance inesperada no Palmeiras para evitar repetir destino de Garcia

Lateral-esquerdo ganhou oportunidade após lesão de Piquerez e suspensão de Caio Paulista

Com a lesão de Piquerez e a suspensão de Caio Paulista, Vanderlan ganhou uma chance inesperada de retomar um caminho certo, que tomou um desvio no Palmeiras.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

O camisa 6 será titular no domingo (22), contra o Vasco, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. Curiosamente, foi também contra o Cruzmaltino, em 26 de janeiro de 2021, que ele estreou como profissional.

Com a pouca chance de Piquerez, operado do joelho esquerdo, voltar a jogar neste ano — e com a hipótese de Caio ter de se ausentar, devido às acusações de agressão de que foi alvo — o jogador pode conseguir uma sequência de jogos.

Desse modo, pode conseguir também evitar ter um destino semelhante ao do lateral-direito Garcia, seu colega na base.

Dupla foi promovida junta no Palmeiras

A dupla de laterais subiu praticamente junta para o profissional. Mas com Rocha e Mayke no elenco, Garcia não conseguiu se tornar uma opção recorrente para Abel.

Com a chegada de Giay, perdeu de vez qualquer possibilidade de ter espaço. E acabou emprestado ao Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal, até o fim de 2015.

Já Vanderlan conseguiu desbancar Jorge, em 2022. E seguiu como primeira opção, em 2023. Em 2024, mesmo com a chegada de Caio Paulista, se manteve como reserva imediato. Mas, aos poucos, perdeu o lugar na fila.

Sem espaço no time, mas com mercado, o destino de Vanderlan pode acabar sendo fora do Palmeiras. O jogador já foi sondado pelo Benfica. E não faria sentido mantê-lo como terceira opção diante da possibilidade de uma boa transferência.

Vanderlan foi a primeira opção de Abel, mas Caio o superou

Caio Paulista e Vanderlan disputam jogada no treino do Palmeiras
Caio Paulista e Vanderlan disputam jogada no treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/ Palmeiras/ By Canon)

Piquerez se lesionou em 17 de julho, contra o Botafogo, no Campeonato Brasileiro (0 a 1). E Vanderlan foi o primeiro a ser testado na sua vaga.

O camisa 6 ganhou chances contra o Cruzeiro (2 a 0) e Fluminense (0 a 1). Nos dois jogos, o preferido de Abel Ferreira e da torcida não se destacou.

O técnico então deu chance a Caio Paulista. E mesmo na derrota por 2 a 0, para o Vitória, em casa, o jogador contratado neste ano foi bem. A ponto de ser o titular na ida do confronto das oitavas da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã (0 a 2).

Vanderlan ainda teve chance no empate com o Internacional, fora de casa (1 a 1), no Brasileirão. Mas seguiu sem convencer. E Caio se tornou mesmo o novo titular do setor defensivo, com excelentes apresentações.

Agora, do nada, Vanderlan ganha uma nova chance. Só cabe a ele conseguir agarrá-la.

Como o Abel fala, temos de estar sempre preparados. No dia a dia, nos treinos, é se recuperar e fazer tudo certo. Me sinto preparado. Eu treino, descanso, me alimento bem e, se for a vontade do professor me colocar para jogar, estou pronto — disse ele.

Mesmo perdendo a briga para Caio, a cria da Academia vive sua temporada com mais partidas na equipe profissional, com 27 participações em 78 jogos do time no ano.

Jogador teve começo atípico no Palmeiras

Um dos primeiros jogos de Vanderlan pelo Palmeiras foi em um dos mais atípicos da passagem de Abel Ferreira pelo clube.

Em 18 de maio de 2021, em um time quase completamente reserva, o lateral formou uma linha de zaga com Danilo Barbosa e Luan, o único zagueiro de verdade da escalação daquele jogo da Copa Libertadores.

Com Lucas Lima na ala direita e Jailson no gol, o Palmeiras foi derrotado em casa pelo Defensa Y Justicia, por 4 a 3, com um gol no último minuto. Pouco tempo depois de Vanderlan ser expulso.

Era a terceira partida do lateral pelo Palmeiras. Que só voltou a jogar pelo time, dessa vez na sua posição, em novembro de 2021. Foi contra o Cuiabá (3 a 1), quando os titulares já curtiam férias, após o bi daquela mesma Libertadores.

Apenas no meio de 2022, o cria da Academia conquistou de vez a confiança de Abel. Na campanha campeã do Brasileiro de 2022, o lateral atropelou Jorge e se tornou o reserva imediato de Piquerez.

Condição que perdeu, mas que já demonstrou ter futebol para recuperar.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo