Brasileirão Série ALibertadores

Palmeiras esgota ensaios sem achar substituto para Dudu; avaliamos as opções

Abel Ferreira testou muitas ideias no Palmeiras, mas nenhuma deu conta do recado

O Palmeiras vai enfrentar o Boca Juniors na próxima quinta-feira (28), pela semifinal da Libertadores, sem ter conseguido achar uma solução que tenha funcionado minimamente bem para o lugar de Dudu. 

Foram quatro partidas sem o camisa 7, que está tratando de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e uma no menisco. E embora tenham esporadicamente se mostrado acertadas, as tentativas demonstraram mais falhas do que acertos.

Arthur na esquerda, Mayke ponta: Três jogadores a menos

A derrota para o Grêmio na quinta-feira, por 1 a 0, por exemplo, deveria ser suficiente para sepultar de vez a ideia de Mayke de ponta-direita e Arthur na esquerda. Mas esta é a hipótese que aparece com mais chance de começar o jogo na Bombonera, na próxima quinta.

Já sem o lesionado Dudu, a verdade é que o Palmeiras acaba ficando sem seus dois pontas com a improvisação, já que Artur tem rendimento pífio quando atua pelo lado esquerdo. E Mayke também vem rendendo pouco jogando no ataque. Contra o Grêmio, o Palmeiras não teve boas jogadas pelos lados até que ambos deixassem o time. 

Futebol de Endrick não justifica deslocamento de Rony 

Outra ideia é a entrada de Endrick para ser titular, com Rony sendo deslocado para a ponta-esquerda, seu lugar de origem. 

O problema é que o jovem jogador, que já foi vendido para o Real Madrid, não vem justificando tamanha confiança e toda a mudança que implica tirar o centroavante do time do lugar onde ele mais rende.

Fora que Rony, desacostumado com o lado do campo, parece o ponta que chegou ao Verdão em 2020 e demorou quase dez partidas para fazer um bom jogo.  

Kevin na ponta-esquerda: melhor solução, pouca cancha 

Pelas características, já que tem um estilo de jogo muito parecido com Dudu, Kevin deveria ser a escolha natural para o lugar de Dudu. Mas o que sobre de semelhança, falta de rodagem. 

Depois de aparecer bem contra o Deportivo Pereira e o Goiás, o garoto de 20 anos voltou a ter uma boa atuação nos mais de 30 minutos em que esteve em campo contra o Grêmio. 

O problema é colocar na fogueira um jogador com tão pouca minutagem como profissional. Kevin tem pouco mais de 60 minutos pelo time nesta temporada.

E a dupla López e Lopes?

Até por ser argentino, não dá para descartar Flaco López no lugar de Dudu contra o Boca. A entrada poderia mexer no posicionamento de Rony, porém. 

Mas Abel também poderia tentar trazer Veiga mais pela esquerda, com Flaco fazendo uma aproximação pelo meio, por trás do ataque que seria uma dupla, com Rony e Artur, como já funcionou algumas vezes.

E o Breno Lopes? Depois de tanta polêmica na semana passada, o jogador entrou apagado contra o Grêmio. Ele é, contudo, um jogador regular. 

Além dos gols nos acréscimos, sua especialidade, Breno entrega sempre muita briga e dedicação. O que é ótimo, mas pouco, se pensarmos que ele tem que substituir Dudu.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo