Brasileirão Série A

Palmeiras pode sofrer mais sem Piquerez e Rios do que por Veiga e Gómez

Data Fifa vai tirar estrangeiros e Veiga do Palmeiras por 11 dias, coisa que nunca agrada o técnico Abel Ferreira

O Palmeiras não terá Gustavo Gómez, Raphael Veiga, Richard Ríos e Piquerez durante os 11 dias de paralisação do Campeonato Brasileiro por conta das datas fifa. O quarteto foi convocado por suas seleções para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

E embora o capitão Gómez e Veiga tenham papéis mais preponderantes na equipe, no atual momento, é possível que as ausências de Piquerez e Ríos tragam mais problemas para Abel do ponto de vista tático. 

Tudo por conta da ausência de Dudu. Sem um jogador no elenco com as mesmas características do camisa 7, Abel vai ter de criar uma alternativa que mexa com o posicionamento de mais de um jogador para suprir tal lacuna. E Piquerez e Ríos são candidatos a fazerem parte desse processo. 

O uruguaio, mudando o posicionamento. E o colombiano, entrando na equipe para dar mais sustentação ao meio-campo, tanto na fase defensiva quanto no ataque. Mas ambos terão menos dias de treino para se encaixarem nos possíveis novos papéis devido às suas convocações.

Isso não quer dizer que perder Gómez e Veiga não é motivo de preocupação para Abel Ferreira. Mas, nos dois casos, os prejuízos são mais técnicos e físicos do que táticos, já que os papéis de ambos não devem mudar tanto. 

Piquerez pode atuar menos como “ponta” do que o normal 

Dudu e Piquerez vinham fazendo uma dobradinha pela esquerda do ataque. Nessa configuração, Piquerez era o jogador mais espetado, como um ponta – com o destro Dudu trazendo o jogada mais para a parte central do campo. 

Dependendo da escolha de Abel para substituir Dudu, a função de Piquerez pode ser alterada. 

Se Mayke entrar na equipe pela direita do ataque, Artur passa para o lado esquerdo e se torna o jogador mais ofensivo do setor. Piquerez, que não tem características de armação, teria de se adaptar para fazer uma função de mais armação, por exemplo.

Outra possibilidade é ele atuar como um terceiro zagueiro na saída de jogo, em linha com Murilo e Gómez – função que ele fez, por exemplo, contra o Flamengo, na Final da Libertadores de 2021.    

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Ríos corre por fora por vaga no time, o que poderia deslocar Gabriel Menino 

Outro candidato à vaga de Dudu é Richard Ríos. Nesse caso, o colombiano poderia entrar na sua posição, como volante, e Gabriel Menino passaria a ocupar uma faixa de ataque mais aberto pela direita. 

O posicionamento de Menino à direita do ataque não seria uma novidade. Foi por ali, já com Abel no comando, que Gabriel fez um de seus melhores jogos pelo Palmeiras, contra o River Plate, na semifinal da Libertadores de 2020.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo