Brasileirão Série A

Treinos mostram Palmeiras preparado para jogo lógico contra o São Paulo

Abel Ferreira espera que o Palmeiras tenha chance de se aproveitar dos erros do São Paulo

O Palmeiras está preparado para um roteiro lógico, nesta segunda-feira (29), no MorumBis, pelo Campeonato Brasileiro. Pelo que se pôde saber sobre os treinos, Abel Ferreira imagina que o caminho na partida das 20h será o básico: forçar e aproveitar os erros do São Paulo.

Não que Abel não treine diferentes aspectos do jogo diariamente. Mas os trabalhos de sexta-feira, sábado e domingo mostraram o técnico particularmente preocupado com transições e marcações específicas, segundo informações e imagens divulgadas pelo próprio Palmeiras.

Abel certamente também faz a leitura de que o São Paulo, ainda mais com Luis Zubeldía recém-empossado, deve tentar ditar o ritmo do jogo com a bola no pé. O que só dá ao Palmeiras o que o time mais aprecia quando joga fora de casa contra um adversário de bom nível técnico: a oportunidade de contra-atacar.

Volta às raízes no ataque?

Pensando no jogo de transição, é possível projetar Abel voltando às raízes na fase ofensiva, com pontas dos dois lados e um homem mais centralizado.

Contra o Independiente del Valle, o português colocou Rony na ponta-esquerda, Mayke na direita e Endrick como um camisa 9 muito livre, sem qualquer obrigação de atuar pelos lados do campo. Mas, quando escolheu cair pela lateral, ele optou pela esquerda, perto de Rony.

Flaco entrou na segunda etapa e jogou como um segundo atacante. Quem apareceu como referência foi Lázaro, que inclusive fez um gol em bola enfiada de Flaco por cima da zaga.

Com Murilo na vaga de Luan, o time que iniciou contra o Dell Valle é até candidato a ser o onze inicial contra o São Paulo:

Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Endrick. Flaco também tem chance de retomar sua posição no ataque, o que tiraria Rony do jogo e jogaria Piquerez mais à frente.

Novos titulares

Mas não será surpresa se Lázaro tiver papel importante na partida. Bem como Estevão e Luis Guilherme. Ter os três descansados na segunda etapa pode ser fator-chave para decidir jogo — além de dar alívio a Raphael Veiga.

Após a partida contra o Del Valle e, principalmente, a entrevista coletiva no Equador, Luis Guilherme deve passar a ser mais considerado meia, e não como ponta, no Alviverde.

Bola de segurança na defesa?

Se for mesmo com dois pontas, diminui a chance de Abel entrar em campo com seus três zagueiros de segurança — o que até faria sentido, com um São Paulo apostando em marcação alta.

De qualquer forma, não dá para descartar a ideia. Se por um lado é lógico o São Paulo tentar mandar no jogo, também é previsível, o Palmeiras tentar aumentar seu poderio defensivo perto da área.

Próximos jogos do Palmeiras: datas, horários e onde assistir

  • São Paulo x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (Horário de Brasília) — Premiere
  • Palmeiras x Botafogo-SP — Copa do Brasil — quinta-feira, 2 de maio, às 21h30 (Horário de Brasília) — SporTV e Premiere
  • Cuiabá x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — domingo, 5 de maio, às 18h30 (Horário de Brasília) — Premiere
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo