Lesão posterga, mas não livra Abel de tomar decisão dura sobre homem de confiança
Não existe justificativa técnica para destaque recém-promovido ficar fora da equipe
Vitor Reis não tem participado dos últimos treinos do Palmeiras. Com edema na coxa direita, o zagueiro pode ficar fora do confronto com o Athletico-PR no domingo (1º), pelo Campeonato Brasileiro, em Curitiba.
Desse modo, Abel Ferreira ganha tempo para digerir uma decisão que se impõe a ele: entre Gustavo Gómez e Murilo, alguém vai virar reserva, se o técnico mantiver a formação com apenas dois zagueiros e obedecer os próprios critérios de escolha de jogadores.
Diante do desempenho dos três, não existe motivo, que não os fatores hierarquia e ascendência sobre o grupo, para que o cria da Academia perca o lugar entre os titulares.
Segundo o Observatório Internacional do Futebol, Reis é hoje o primeiro zagueiro sub-21 no ranking de jogadores da posição na América do Sul.
Ver essa foto no Instagram
Números mostram briga em pé de igualdade
Os números mostram que mesmo Naves, hoje quarta opção, também briga de igual com os veteranos, cujos auges técnicos estão momentaneamente distantes.
Gómez tem um diferencial de enorme peso, que é o fato de ser o primeiro capitão do time e homem nº1 de confiança de Abel Ferreira. Contudo, é o zagueiro com pior desempenho.
O declínio se reflete na seleção paraguaia. Outrora capitão, Gómez foi para o banco, perdendo espaço para o velho conhecido Balbuena, ex-Corinthians – que também lhe tomou a faixa.
Com tanto prestígio atualmente, Balbuena foi inclusive levado para os Jogos Olímpicos de Paris em uma das três vagas para jogadores acima dos 23 anos de idade.
Mas Gómez segue sendo chamado. O camisa 15 do Verdão está na lista de Gustavo Alfaro para a próxima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a partir da semana que vem.
Palmeiras se aproxima de prazo para nova volta de Dudu: Vai dar para contar com ele? https://t.co/bHl8y1zsYg via @trivela
— Diego Iwata Lima (@DiegoMarada) August 30, 2024
Dupla não joga junta há seis jogos
Murilo e Gómez, sem um terceiro companheiro de setor, formaram dupla pela última vez na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, há 40 dias (ou dez jogos).
De lá para cá, lesões, suspensões ou escolhas de Abel nunca mais possibilitaram a repetição do duo.
No empate em 2 a 2 com o Botafogo, pelas oitavas da Copa Libertadores, Abel tinha os três à disposição, mas Murilo foi para a reserva — o que talvez possa prenunciar o caminho que ele tomará.
Os zagueiros do Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Naves
- 10 jogos
- 10 desarmes
- 6 interceptações
- 76 rebatidas
- 4 lançamentos certos
- 0 gol
- 1 gol
- 0 assistência
Murilo
- 16 jogos
- 8 desarmes
- 5 interceptações
- 100 rebatidas
- 21 lançamentos certos
- 1 gol
- 1 gol
- 0 assistência
Gómez
- 14 jogos
- 6 desarmes
- 7 interceptações
- 118 rebatidas
- 20 lançamentos certos
- 1 gol
- 2 assistências
Vitor Reis
- 10 jogos
- 6 desarmes
- 6 interceptações
- 70 rebatidas
- 7 lançamentos certos
- 1 gol
- 0 assistência