Brasileirão Série A

Libertadores: o que o Palmeiras precisa fazer para se classficar?

Veja o que o Palmeiras precisa para ir para a Libertadores via Brasileirão 2023

Após um período de grande queda de produção, o Palmeiras está de volta com força à briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, embalado pela goleada sobre o São Paulo, por 5 a 0. Mas o que o Palmeiras precisa fazer para se classificar para o torneio sul-americano?

De acordo com cálculos realizados pela Trivela, com base nas classificações das última dez edições de Campeonato Brasileiro, a pontuação média para se garantir a vaga direta para a Libertadores, ou seja, no G4, foi 63,1 pontos.

Como não há pontuação quebrada, 64 passa a ser o número mágico dentro do cenário projetado. Com 50 pontos, o Palmeiras precisaria, portanto, de mais 14 para se garantir – quatro vitórias e dois empates batem o martelo para o Alviverde. Assim sendo, o time pode descartar até três resultados.

Com nove jogos por fazer, a equipe de Abel Ferrreira, conquistando 51,85% dos pontos que ainda vai disputar, iria para a competição diretamente na fase de grupos. Se chegar em 5º ou 6º lugares, o Verdão terá que disputar a Fase 2 do torneio, segunda etapa da popular Pré-Libertadores.

A título de curiosidade, o melhor quarto colocado do último decênio de Campeonato Brasileiro foi o Corinthians de 2014, que fez 69 pontos. O pior, o Fortaleza de 2021, com 58.

Cálculo da UFMG é mais abrangente

O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também avalia, com base na situação do momento, que uma pontuação de 64 pontos praticamente garante vaga na Copa Libertadores. Mas o cálculo da instituição avalia as possibilidades de G6.

O estudo da universidade baliza a chance de classificação entre os seis primeiros em 99,9%, com 64 pontos na tabela. Ainda de acordo com esse cálculo, o Palmeiras tem atualmente 83% de chance de estar no campeonato continental no próximo ano.

Hoje, o 100% matemático para vaga na Libertadores entre os seis primeiros está estipulado em 66 pontos. Pelo mesmo estudo, o Palmeiras tem hoje 2% de chance de ser campeão brasileiro, ante 90% do Botafogo e 5,1% do Red Bull Bragantino.

Palmeiras tem confrontos diretos

Após encarar e golear o São Paulo, o Palmeiras vai receber o Bahia no próximo sábado (28), no Allianz Parque. No papel, este e o jogo contra o América-MG, na antepenúltima rodada, também em casa, são os mais fáceis do time até o fim da temporada.

Mas, como o Bahia ainda luta contra o rebaixamento, tal facilidade pode ficar apenas na teoria.

Na sequência, o Verdão vai ao Rio de Janeiro enfrentar o provável futuro campeão Botafogo. Depois, encara Athletico-PR (casa) e Flamengo (fora), seguido por Internacional (casa).

Na briga pelo G4, os finalistas de Libertadores e Sul-Americana, Fluminense e Fortaleza, também serão adversários do Verdão, que encerrra sua participação no Brasileirão contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

A Raposa pode chegar à última rodada desesperada contra o rebaixamento, de frente com um Palmeiras que ainda pode precisar de pontos para se garantir na Copa Libertadores.

Jogos do Palmeiras até o fim do Brasileirão:

Bahia (casa)
Botafogo (fora)
Athletico-PR (casa)*
Flamengo (fora)
Internacional (casa)*
Fortaleza (fora)
América-MG (casa)
Fluminense (casa)
Cruzeiro (fora)

* Palmeiras vai atuar como mandante na Arena Barueri, devido à realização de shows no Allianz Parque

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023
Botão Voltar ao topo