Palmeiras x Botafogo é mais uma: relembre outras ‘finais’ do Brasileiro de pontos corridos
A três rodadas do fim do Brasileiro, Palmeiras e Botafogo fazem uma rara mas não inédita 'final' do Brasileiro de pontos corridos
Nesta terça-feira (26), o Allianz Parque vai receber praticamente uma “final” do Campeonato Brasileiro. Empatados com 70 pontos, o líder Palmeiras e o vice-líder Botafogo se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), pela 36ª rodada da competição.
É claro que o resultado da partida não vai decidir o campeão do Brasileiro, mas, a três rodadas do fim, um possível vencedor do duelo entre Palmeiras e Botafogo pode encaminhar a situação na briga pelo título da competição.
Os caminhos de @palmeiras e @botafogo se cruzam novamente.
Repeteco ou revanche? Quem vai levar a melhor dessa vez?
Nos vemos com uma cobertura muito especial logo mais! pic.twitter.com/B0UTO5oAte
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) November 26, 2024
Esse tipo de “final” no Campeonato Brasileiro de pontos corridos não é algo comum, mas também não é inédito na história da competição neste formato, que é disputado desde 2003.
E a Trivela aproveita o decisivo duelo entra Palmeiras e Botafogo para relembrar outras “finais” do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Flamengo 2 x 1 Inter – Brasileiro 2020
A mais recente “final” de um Campeonato Brasileiro aconteceu em 2021, mas era válida pela competição de 2020. Na penúltima rodada do Brasileirão, o então vice-líder Flamengo enfrentou o líder Internacional, no Maracanã. E, em um jogo com muita polêmica, o Rubro-Negro levou a melhor por 2 a 1.
A vitória fez o Flamengo assumir a liderança do Campeonato Brasileiro a uma rodada do fim da competição. Na última rodada, o Rubro-Negro até perdeu para o São Paulo, mas o Inter não conseguiu vencer o Corinthians e o título ficou com o Flamengo.
Corinthians 3 x 2 Palmeiras – Brasileiro 2017
O Dérbi do segundo turno do Brasileiro de 2017 não aconteceu tão perto do fim da competição, mas também ajudou a definir os rumos do Brasileirão. Na 32ª rodada, o líder Corinthians recebeu o vice-líder Palmeiras na Neo Química Arena. Naquela ocasião, cinco pontos separavam os times.
Em um jogo muito movimentado, o Corinthians venceu o Palmeiras por 3 a 2 e abriu oito pontos de diferença para o rival, que ainda caiu para a quarta colocação, e encaminhou o título do Brasileiro.
Atlético-MG 3 x 2 Fluminense – Brasileiro 2012
Em 2012, a “final” também aconteceu na 32ª rodada. Mas, dessa vez, o vencedor não acabou conseguindo buscar o título. Na Arena Independência, o vice-líder Atlético-MG recebeu o líder Fluminense, que tinha nove pontos de vantagem.
Em um jogo emocionando, o Atlético-MG conseguiu garantir a vitória por 3 a 2 perto do fim do jogo, com gol do ídolo Leonardo Silva. A vitória do Galo fez a diferença entre os clubes cair para seis pontos, mas não foi suficiente para fazer o time mineiro embalar na busca pela liderança. No fim, o Fluminense ficou com o título, com 77 pontos, cinco a mais do que o Galo.
Atlético-MG x Flamengo – Brasileiro 2009
Em 2009, a “final” não foi entre o líder e o vice-líder. Na 34ª rodada, o embalado Flamengo, que ocupava a quarta colocação, quatro pontos atrás dos líderes São Paulo e Palmeiras, visitou o Atlético-MG, que era o terceiro colocado e também sonhava com o título.
Em um Mineirão lotado, o Flamengo fez uma grande partida e venceu o Atlético-MG por 3 a 1, com gols de Petkovic, Maldonado e Adriano. O Flamengo seguiu embalado, assumiu a liderança na penúltima rodada e ficou com o título. Já o Galo perdeu todos os jogos na reta final do Brasileiro e terminou na sétima colocação.
Corinthians 1 x 1 Inter – Brasileiro 2005
Em um Campeonato Brasileiro marcado pelo escândalo do árbitro Edilson Pereira de Carvalho, Corinthians e Internacional fizeram uma final na 40ª rodada da competição. E também com polêmica de arbitragem.
O então líder Corinthians recebeu o vice-líder Inter no Pacaembu. Na ocasião, a diferença de pontos entre os clubes era de três pontos. O placar ficou no empate em 1 a 1, com gols de Tévez e Rafael Sobis. Mas o jogo ficou marcado pelo pênalti não marcado pelo árbitro Márcio Resende de Freitas do goleiro Fábio Costa sobre Tinga. No fim, o Corinthians ficou com o título com três pontos de vantagem sobre o Inter.
Cruzeiro 3 x 0 Santos – Brasileiro 2003
Apesar do Cruzeiro ter vencido o Campeonato Brasileiro com uma grande vantagem sobre o vice-campeão Santos, os dois times fizeram uma disputa acirrada até uma parte da competição. Na 31ª rodada, as equipes se enfrentaram no Mineirão com a Raposa três pontos na frente do Peixe.
E foi neste jogo em que o Cruzeiro passou a abrir uma maior vantagem sobre o Santos. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo aplicou um incontestável 3 a 0 sobre o Peixe, abriu seis pontos de vantagem e, a partir dali, não deixou mais o adversário encostar na tabela e ficou com o título do primeiro Brasileiro de pontos corridos.