Brasileirão Série A

Cadê o ônibus do Santos? Explicamos por que o veículo sumiu

Ônibus do Santos é muito querido pela torcida, mas sumiu recentemente; explicamos o que aconteceu

A torcida do Santos fez uma linda festa antes e durante a vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Grêmio, no domingo (20), na Vila Belmiro. Com sinalizadores, fogos de artifícios, faixas e bandeiras, centenas de torcedores se posicionaram em um corredor próximo ao estádio para recepcionar o ônibus e incentivar os jogadores. Tudo isso deu certo. Mas um detalhe frustrou parte daqueles que estavam lá: o ônibus do Peixe, popularmente batizado como Baleião.

Desde o início da atual temporada, os torcedores têm percebido que o Santos não se dirige mais aos seus jogos em um ônibus personalizado. Mas por que isso está acontecendo? A Trivela, então, foi em busca de respostas.

De acordo com as informações obtidas pelo site, o último ônibus customizado do clube foi adquirido por meio de permuta com a empresa de aplicativo Wemobi. A parceria foi anunciada pelo Santos em suas redes sociais em abril de 2022 e perdurou até 31 de dezembro do ano passado.

Santos e Wemobi não renovaram acordo

Para esse ano a parceria não foi renovada e o Santos não contou mais com um ônibus personalizado.

Ainda conforme as apurações da reportagem, o Santos analisou a possibilidade de ter um veículo próprio para ser destinado ao elenco profissional. Esse ponto, no entanto, não foi definido e a tendência é que não ocorra nessa gestão, pois a administração do presidente Andres Rueda termina em quatro meses.

Quem transporta a delegação do Santos?

Diante disso, o Peixe, que já trabalhou com marcas como Volkswagen e Mercedes Benz para esse tipo de serviço, busca no mercado uma nova parceria no formato de permuta. Ocorre que até o presente momento o clube ainda não conseguiu fechar um novo acordo.

Com o fim da permuta com a Wemobi, o Santos tem recorrido aos serviços da empresa Style Bus, “que iniciou suas atividades em 1996 através do transporte escolar de Santos e região. Hoje a Style bus é especializada em transporte rodoviário de passageiros, seja por fretamento contínuo, transporte diário de funcionários da Baixada Santista para São Paulo e região, ou fretamento Turístico, em âmbito municipal, intermunicipal, interestadual, através de eventos, shows, teatros, museus, Transfers para Aeroportos e Hotéis”, conforme consta em seu site oficial.

Santos em busca de parceiros

Procurado, o Santos, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o clube já teve contratos para a utilização de ônibus personalizados, em formato de permuta. Os mais recentes com a Volkswagen e o último com a Wemobi. A parceria foi encerrada e não houve renovação e o Departamento Comercial do Clube segue em busca de novos parceiros.

Rivais têm ônibus para o masculino e feminino

Enquanto o Santos frustra parte da sua torcida com a ausência do famoso Baleião móvel, São Paulo e Palmeiras contam com dois veículos cada, um para o time profissional masculino e outro para o profissional feminino.

Ônibus do São Paulo chegando no Morumbi
O São Paulo conta com dois ônibus para os times profissionais feminino e masculino, adquiridos por meio de um empresário (Foto: Paulo Pinto/São Paulo)

O Tricolor desfruta desses dois veículos por meio de uma parceria com um empresário, que é torcedor do clube e forneceu os dois ônibus devidamente envelopados. Já o Alviverde, assim como fazia o Santos, mantém um acordo com a Wemobi desde 2021. Nos dois casos, os veículos são utilizados para deslocamentos em dias de treinos e jogos como mandante.

Ônibus do Palmeiras saindo da academia
Acordo entre Palmeiras e Wemobi está em vigor desde 2021 e a empresa fornece dois veículos caracterízados ao clube (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Nos compromissos como visitantes, principalmente em dias de clássicos no Estado de São Paulo, os dois clubes alugam ônibus descaracterizados por questão de segurança.

E o Corinthians?

Em situação semelhante ao Santos, o Corinthians também não tem mais contato com o seu ônibus personalizado, também conhecido como o Mosqueteiro. O clube manteve uma parceria de 10 anos com a Iveco, mas o contrato se encerrou no início deste ano e não houve renovação.

Assim, a delegação corintiana também tem recorrido à contratação de uma empresa especializada em transporte rodoviário.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo