Novo reforço do Santos, Nonato pede calma aos companheiros para sair do Z4
Dono da camisa 7 do Santos, Nonato garantiu que não tem qualquer problema com o técnico Aguirre

Apresentado como novo reforço do Santos para a sequência do Campeonato Brasileiro, o meio-campista Nonato está confiante de que ele e os companheiros irão tirar a equipe da parte de baixo da tabela. Durante entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (10), o novo camisa 7 do Peixe revelou que os atletas já conversaram sobre como se comportar para sair da zona de rebaixamento.
Mais experiente em razão da passagem de um ano pelo Ludogorets, da Bulgária, Nonato entende que o elenco não pode fingir que a luta contra a queda não existe e explicou que o primeiro passo para vencê-la é manter a calma.
Para ter o jogador de 25 anos, a diretoria alvinegra aceitou pagar 200 mil euros (pouco mais de R$ 1 milhão na cotação do dia).
– O mais importante é manter a tranquilidade, não podemos nos desesperar. Precisamos entender que é um momento difícil, mas quando se tem maturidade, você tem que ajudar os companheiros, ajudar quem vem da base ou está sofrendo pressão, porque pressão é normal num clube como o Santos. Já assisti a alguns jogos, sei quem são os jogadores e quero ajudar o time. Tenho plena convicção que vamos sair dessa situação -, disse o reforço alvinegro.
Mudanças dos últimos dias surpreenderam
Contratado a pedido do técnico Paulo Turra, que foi demitido no último domingo (6), Nonato reconheceu que a saída do treinador, assim como a do ex-coordenador de esportes Paulo Roberto Falcão surpreenderam o elenco. Mas isso, de acordo com o meia, serviu para unir ainda mais os jogadores do Santos.
7️⃣ pic.twitter.com/jPlCU95T76
— Santos FC (@SantosFC) August 10, 2023
– Claro que ocorreram mudanças que não esperávamos. E por conta dessas mudanças o grupo teve que se fechar ainda mais. Já tivemos conversas internas e sabemos que só nós podemos mudar isso com a nossa torcida. Não tivemos problemas internos e estamos focados nesse único objetivo, que é tirar o Santos da zona de rebaixamento -, acrescentou.
Nonato se vê pronto para estrear no Santos
À disposição do técnico Aguirre e regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Nonato garante que está pronto para estrear no próximo domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.
– Eu venho me preparando há algum tempo, nunca deixei a parte física de lado. Estou pronto, fisicamente bem e trabalhando. Tentando me adaptar o mais rápido possível nessa volta ao Brasil para quando o Aguirre precisar eu estar a seu dispor -, falou o jogador.
Outros pontos da coletiva de apresentação
- Relação com Diego Aguirre
- Posição em que prefere atuar
- Por que escolheu o Santos
Existe problemas entre Nonato e Aguirre?
– Trabalhamos juntos no Inter e realmente aconteceu de não jogar muito com ele. . Mas isso ocorreu há mais de dois anos. Eu tinha acabado de começar a jogar no profissional. Vejo tudo como estágios diferentes. Hoje me sinto mais maduro, experiente e o que aconteceu no passado fica no passado. Estamos juntos no mesmo propósito, que é ajudar o Santos. Somos funcionários do Santos e temos que nos ajudar. Ele veio para isso e vai agregar.
Onde o Nonato gosta de jogar?
– Durante toda minha passagem por clubes do Brasil atuei como um camisa 8, um cara que gosta de rodar o campo inteiro, o box to box, é como me sinto mais adaptado. Mas já joguei mais avançado. Na Bulgária, é verdade, joguei mais recuado também. Então, gosto de estar ajudando da melhor forma.
Por que o Santos nesse momento?
– Momentos bons e ruins fazem parte do futebol. Vir não foi uma escolha difícil. É o Santos! Vendo o potencial desse time não tenho dúvidas de que isso vai acontecer (vamos sair da zona de rebaixamento). Isso só depende da gente e do nosso torcedor, que poderá estar de volta para nos ajudar.
Com 18 pontos conquistados em 18 rodadas, o Santos é o 17° colocado na classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe tem apenas quatro vitórias na competição e precisa melhorar esse desempenho no segundo turno para evitar a inédita queda à Série B.