Qual o desempenho de Neymar contra os times do Brasileirão na história?
Craque do Santos soma algumas vítimas marcantes, mas também rivais contra o quais costuma ter dificuldades

O retorno de Neymar ao futebol brasileiro virou um dos grandes eventos do Brasileirão nos últimos anos.
Se contra alguns adversários, Neymar e o Santos não tiveram tanta sorte, em outros ele “deitava”, como definiu certa vez ao falar de um rival. Foram 136 gols e 64 assistências em 225 jogos entre 2009 e 2013. Veja o retrospecto dele contra cada um dos times que compõe a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano.
São Paulo, Palmeiras e Galo são as maiores vítimas de Neymar na primeira divisão de 2025
Ao citar times que o meia costuma “castigar”, é normal vir à mente o rival São Paulo, sua segunda maior vítima no futebol brasileiro. Além de vencer sete dos 11 confrontos, o jogador de 33 anos marcou sete gols contra o Tricolor (apenas o Guarani sofreu mais gols, com 10).
"Eu sempre deitei nesse time aí"
— Trivela (@trivela) October 22, 2024
Será mesmo? Depois do vídeo de Neymar, a Trivela levantou o histórico do craque ex-Santos diante do São Paulo; confira https://t.co/0tbAk7UsQ0
Outro rival que sofreu com Neymar foi o Palmeiras, clube que tomou sete gols do meia em 12 jogos — no entanto, diferente do São Paulo, o Alviverde venceu mais o Santos quando o craque estava em campo (cinco a quatro).
O Atlético Mineiro fecha o pódio com seis gols sofridos (mesmo número do Athletico Paranaense, que joga a Série B em 2025). O Galo foi a vítima de um dos gols mais icônicos do ídolo santista no período no Brasil: em 2012, ele recebeu próximo do meio-campo, limpou três e marcou no contra-pé de Victor em seu jogo 200 pelo Peixe. O jogador já reencontrou a equipe neste Brasileirão, mas não balançou as redes na vitória por 2 a 0.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Corinthians é o adversário mais difícil do atacante
Se os dois rivais da capital paulista sofreram 16 gols de Neymar em 23 jogos, o caso do Corinthians é bem diferente, exemplo perfeito no dia 12 de fevereiro, o primeiro clássico do craque no retorno e vitória por 2 a 1 do mandante na Neo Química Arena.
No geral frente ao Alvinegro de Itaquera, o meia não conseguiu se sobressair como com os outros e soma apenas quatro tentos, além de ter pedido dez vezes em 21 jogos. O Timão também eliminou o Peixe na semifinal da Libertadores de 2012 e ainda venceu o Paulistão de 2013 em cima de Ney e companhia.

Fora de São Paulo, Neymar também encontrou dificuldades contra os adversários cariocas: em jogos contra Fluminense, Botafogo e Vasco, soma quatro gols em 15 jogos. Em duelos com o Flamengo, apesar de marcar quatro vezes, só venceu uma vez em seis partidas.
Se alimentou esperanças do torcedor do Peixe no Paulistão, Neymar no Campeonato Brasileiro tem sido longe do esperado. As lesões — novamente — complicaram sua sequência de jogos.
O craque até voltou aos gramados contra o CRB, pela Copa do Brasil, mas entrou na reta final de partida, contribuiu nos poucos minutos em campo e até acertou sua cobrança na disputa de pênaltis, mas viu o time ser precocemente eliminado.
O Santos até derrotou o Vitória por 1 a 0, fora de casa, na última rodada do Brasileirão, encerrando jejum incômodo, mas ainda permanece na zona do rebaixamento.
Até aqui, Neymar fez apenas três das 10 partidas do Santos no Brasileirão e ainda não participou de gol.
O número de gols de Neymar contra times do Brasileirão
- São Paulo: 9 gols em 11 jogos (7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)
- Palmeiras: 7 gols em 12 jogos (4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas)
- Atlético–MG: 6 gols em 8 jogos (3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas)
- Cruzeiro: 5 gols em 6 jogos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota)
- Internacional: 5 gols em 7 jogos (2 vitórias, 4 empates e 1 derrota)
- Flamengo: 4 gols em 6 jogos (1 vitória, 3 empates e 2 derrotas)
- Corinthians: 4 gols em 21 jogos (6 vitórias, 5 empates e 10 derrotas)
- Bahia: 2 gols em 3 jogos (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)
- Vitória: 2 gols em 5 jogos (2 vitórias, 2 empates e 1 derrota)
- Botafogo: 2 gols em 5 jogos (1 vitória, 2 empates e 2 derrotas)
- Grêmio: 2 gols em 6 jogos (4 vitórias e 2 empates)
- Ceará: 1 gol em 2 jogos (1 empate e 1 derrota)
- Vasco: 1 gol em 3 jogos (1 vitória e 2 derrotas)
- Red Bull Bragantino: 1 gol em 4 jogos (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota)
- Fluminense: 1 gol em 7 jogos (4 vitórias e 3 derrotas)
- Sport: Nenhum gol em 2 jogos (2 vitórias)
- Mirassol: Nenhum gol em 1 jogo (1 vitória)
- Fortaleza e Juventude: Nunca enfrentou